Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Carlos Franco


‘O Grupo Schincariol vai investir pesado neste verão a partir de campanha de publicidade da cerveja Nova Schin, criada pela agência Fischer America, que começa a ser veiculada hoje. A tentativa é de passar a borracha no passado recente de crise política e da presença da marca nas manchetes em decorrência de barulhenta operação de combate à sonegação fiscal da Receita e Polícia Federal, que culminou na prisão dos seus controladores em junho.


‘A idéia é vender alegria, passar uma mensagem positiva e ganhar mercado’, disse o diretor de Marketing do Grupo Schincariol, Luiz Cláudio Taya de Araújo, que anunciou um acréscimo na verba de marketing da empresa, de R$ 280 milhões este ano, para 10% a 15% a mais em 2006. O grupo que registrou ganho de 1,1 ponto porcentual no mercado de cerveja em garrafas de 600 ml (70% das vendas no País), encerrou o mês passado com participação de mercado de 12,8%. E deve fechar o balanço do ano com vendas entre R$ 2,7 bilhões a R$ 2,8 bilhões ante R$ 2,5 bilhões em 2004, R$ 1,6 bilhão em 2003 e R$ 600 milhões em 2002. A Nova Schin foi lançada em setembro de 2003.


Os planos da empresa para o carnaval são ainda mais ousados que a irreverente campanha em que os neurônios vão para a praia comandados pelo roqueiro Roger, do grupo Ultraje a Rigor. O grupo assumiu o patrocínio das transmissões dos desfiles do carnaval carioca pela TV Globo no lugar da concorrente Kaiser.


Já na Bahia, a marca Nova Schin será a patrocinadora oficial do carnaval e colará a marca nos blocos de Ivete Sangalo (Coruja), Daniela Mercury e Araketu (Crocodilo), Chiclete com Banana (Camaleão) e Filhos de Ghandy. No Recife, a cerveja vai patrocinar o Galo da Madrugada.


Para demarcar a entrada no mercado do Sul, a Nova Schin assume o patrocínio do Planeta Atlântida, evento que há nove anos levava a assinatura da Skol e que reúne o público jovem em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul em janeiro. Com a unidade de produção gaúcha de Igrejinha em operação, a empresa ampliou a sua capacidade para 2,3 bilhões de litros de cerveja e ficou mais próxima de mercados como o do Sul.


Os concorrentes também afiam suas armas para o verão, período que responde por 35% a 40% das vendas de cerveja no País. A Kaiser tem se esforçado para melhor a distribuição e a venda de Bavaria Premium no auto-serviço, os supermercados, o que já dá impacto nos dados de mercado que mostram recuperação nos últimos três meses. Também tem apostado no programa Pânico, da Rede TV!, num teste de marca cega, que os concorrentes criticam pela falta de cientificidade.


Já a AmBev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica e Bohemia, entre outras, também prepara grandes campanhas. A marca Brahma dá seqüência ao conceito ‘Olé’, que prepara as ações para a Copa de 2006 e onde ícones vão ganhar vida na pele de jogadores da seleção. A Antarctica foca ações no carnaval de Pernambuco e dá segmento ao conceito ‘Boa’, com Juliana Paes e Bussunda. A Skol, líder de mercado, tenta, pela terceira vez, oferecer um produto maior e diferenciado neste verão, agora a