DESACATO
‘A jornalista Juliana Martins, do site Rondoniagora, foi detida no último sábado (23/01) enquanto cobria uma operação policial em Porto Velho, capital de Rondônia. Ela foi presa sob a acusação de desacato à autoridade e encaminhada, dentro de uma viatura, para a delegacia, onde ficou por quase quatro horas. Ela foi liberada em seguida, sem prestar depoimento. Sua primeira audiência está marcada para o dia 08/02.
Juliana nega ter desacatado o policial militar. Ela conta que reclamou por não ter tido o mesmo privilégio que os profissionais de TV, que tiveram acesso ao local da operação.
‘Eu só queria chegar perto para tirar fotos, conseguir informações. Eu pedi ao policial e ele começou a ser agressivo, me empurrando, me mandando para a calçada. (…) Ele me mandou calar a boca. Eu virei de costas e saí andando, reclamando. Quando eu estava atravessando a rua, ele me abordou e deu voz de prisão, falando que eu o tinha desacatado’, relata.
A assessoria de imprensa da Polícia Militar de Rondônia informa que a jornalista foi presa por ter utilizado ‘palavras de baixo calão contra um oficial em serviço’. A instituição informa ainda que o processo será levado adiante.’
SUSTO
‘A jornalista italiana Elena di Cioccio, do programa de TV ‘Le lene’ (‘As hienas’, em português) apalpou a genitália do jogador David Beckham com o pretexto de entender por que o jogador foi preterido em uma campanha de cuecas, em que foi ‘substituído’ pelo jogador português Cristiano Ronaldo.
Para conseguir apalpar as partes íntimas de Beckham, a repórter ficou entre os jornalistas que entrevistam o inglês e, com uma luva, surpreendeu o jogador.
‘O seu é pequeno!’, disse a jornalista, que ainda perguntou ao jogador se ele usava algodão por baixo da cueca nos anúncios que fez para a Armani.
O programa Le Lene é exibido em um canal por assinatura de propriedade do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que também é dono do Milan, onde o jogador atua.
Segundo um porta-voz do time, o incidente teve má repercussão no clube, e Beckham prefere não fazer qualquer comentário sobre o assunto.’
INTERNET
‘O jornal americano The New York Times abriu um canal para conversar com os leitores sobre o sistema de cobrança pelo conteúdo online que será instituído em 2011. Nele, os internautas podem enviar críticas, sugestões e tirar suas dúvidas.
As mensagens enviadas são respondidas pela presidente e diretora-executiva da empresa, Janet L. Robinson, e pelo vice-presidente de operações digitais, Martin A. Nisenholtz. As perguntas e as respostas são publicadas no site.
O anúncio sobre o início da cobrança foi feito na última semana. Entretanto, a empresa ainda não divulgou detalhes do modelo. Informou apenas que os leitores terão direito a uma cota mensal de acessos gratuitos e que os assinantes da versão impressa estarão livres da cobrança.’
PRIVACIDADE
‘A Justiça italiana iniciou, no último sábado (23/01), investigação para apurar suposta chantagem feita por paparazzis contra personalidades do país. De acordo com o jornal Corriere della Sera, estão sendo investigados dois fotógrafos, o chefe de uma agência fotográfica e um empresário da área de relações públicas.
Ao todo, vinte casos estão sendo analisados, incluindo o do herdeiro da montadora Fiat, Lapo Elkann. Ele teria dado cerca de 300 mil Euros (aproximadamente R$ 770 mil) para evitar que fotos suas fossem publicadas.’
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.