TELEVISÃO
A Rede Record veiculou uma reportagem no Domingo Espetacular de ontem (04/07) com críticas ao Grupo RBS. Segundo a emissora, a empresa tentou ‘omitir’ o caso de estupro contra uma garota de 13 anos. O ato teria sido praticado por três menores, um deles filho de Sérgio Sirotsky, membro do Conselho de Administração do grupo.
A Record questiona o que levou a emissora a divulgar o caso apenas esta semana, ‘sem entrar em detalhes e sem revelar o envolvimento de um integrante da família que controla a empresa’, criticava a reportagem.
O caso de violência sexual aconteceu em maio, mas foi divulgado primeiramente no blog ‘Tijoladas do Mosquito’, no dia 28/06. No post seguinte, Amilton Alexandre, dono do blog, criticou a empresa, com o título ‘A notícia que a RBS não vai dar’.
A primeira matéria da RBS sobre o caso foi publicada no dia 30/06, no Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e A Notícia, todos do grupo. Nos dias seguintes, o caso também foi noticiado pelos mesmos jornais e no Zero Hora, RBS Notícias e Jornal do Almoço. De acordo com a empresa, os nomes dos envolvidos não seriam divulgados por respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No dia 02/07, a família Sirotsky publicou um comunicado no Diário Catarinense. No texto, os Sirotsky prestam solidariedade às famílias dos adolescentes envolvidos e alegam que estão acompanhando o caso. A família também lamentou os comentários que tem sido feitos sobre o episódio. ‘Lamenta a forma irresponsável, maldosa e fantasiosa pela qual o episódio vem sendo propagado, principalmente por alguns sites e blogs na internet’.
Leia o comunicado da família Sirotsky:
À Comunidade Catarinense
A família Sirotsky, sócia majoritária do Grupo RBS, diante de notícias recentemente veiculadas a respeito do envolvimento de um de seus integrantes em ocorrência policial em Florianópolis, esclarece que:
* Dispensa total solidariedade às famílias dos adolescentes envolvidos no lamentável episódio.
* Está acompanhando responsavelmente o adolescente, membro da terceira geração da família, com a atenção, a seriedade e os cuidados adequados à situação.
* Lamenta a forma irresponsável, maldosa e fantasiosa pela qual o episódio vem sendo propagado, principalmente por alguns sites e blogs na internet.
* Confia integralmente nas autoridades policiais e judiciais de Santa Catarina no sentido de que o caso seja esclarecido e encaminhado de forma adequada.
* O Grupo RBS continuará cumprindo sua missão de informar com responsabilidade, ética e transparência, como vem fazendo há 53 anos no Sul do Brasil.
INTERNET
Uma pesquisa realizada pela Roiworld, site de games, revela que a maioria dos jovens internautas mantém perfis no Facebook (78%), mas entre eles, 19% disseram não visitar mais o site. Destes, 68% disseram que abandonaram a rede social por excesso de notificações e anúncios. O estudo ouviu 600 adolescentes norte-americanos, com idades entre 13 e 17 anos.
De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados usam o MySpace, mas 22% já tiveram um perfil e pararam de visitá-lo. O Twitter não aparece como popular entre os jovens, com 20% dos adolescentes. Outros 15% afirmaram já ter usado o microblog, mas abandonaram a conta. O Orkut aparece com 3% de adesão entre os adolescentes.
No estudo, os games nas redes sociais saíram na frente, 73% dos entrevistados admitem jogar mais de uma hora por dia na rede. No Facebook esse número chega a 81%.
Maior publicadora de jornais dos EUA inicia ‘testes’ com cobrança online
A Gannett, dona do USA Today e maior publicadora de jornais dos EUA, iniciou a cobrança pelo conteúdo online de três dos seus títulos. O Tallahassee Democrat, o The Greenville News e o The Spectrum cobram US$ 9,95 por mês ou US$ 2 por dia.
‘Nós sabemos que este não é o modelo, é um teste em pequena escala’, afirmou a vice-presidente da Divisão de Publicações Comunitárias da Gannett, Kate Marymont, em entrevista ao Poynter Online. ‘Nós não queríamos começar com as nossas maiores propriedades’, disse.
A ideia do teste é observar como os leitores reagem nos casos de jornais que possuem um nicho, como o Tallahassee Democrat, que fala do estado da Flórida; e o The Greenville News, que cobre um time de futebol americano. Além de perceber as consequências em mercados pequenos, como o The Spectrum.
‘Nós queremos testar a ideia que o nosso jornalismo é mais um serviço que um produto, e que nós devemos dar aos leitores uma seleção de métodos de distribuição’, disse Kate.
Com informações do Poynter Online.
ELEIÇÃO
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, apresentou nesta segunda-feira seu pedido de registro e, com ele, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral o programa de governo da coligação. Entre os pontos abordados pelo texto está a proposta de reativação do Conselho Nacional de Comunicação Social, aprovada durante a 1ª Conferência Nacional de Comunicação.
Além disso, o programa de governo da petista prevê a aplicação de ‘medidas que promovam a democratização da comunicação social no País, em particular aquelas voltadas para combater o monopólio dos meios eletrônicos de informação, cultura e entretenimento’.
O texto defende ainda a criação de um novo parâmetro legal para as telecomunicações no País, o fim da propriedade cruzada, cota para produções regionais, proibição de sublocação de emissoras e horários e direito de resposta coletivo.
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.
Folha de S. Paulo