Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Daniel Castro

‘Pesquisa realizada em julho pelo Instituto Datafolha sob encomenda da TV Cultura mostra que o telespectador da Grande São Paulo aprova as mudanças feitas na programação da emissora pública, que está mais popular.


costumam assistir à TV Cultura, 68% afirmaram que perceberam mudança na programação. Desses, 84% consideram que houve melhora. Para 9%, continuou igual e para 6%, piorou (1% não respondeu).


O telespectador da Cultura percebeu que houve mudança na ‘programação em geral’, no esporte (exibição de jogos ao vivo) e até na propaganda _rejeitada por 15%. A maioria, favorável, aponta que a publicidade ajuda a ‘manter a emissora’ e é fonte ‘para investir na programação’.


A pesquisa mostra que a Cultura só não é melhor avaliada do que a TV Globo. Sua programação é considerada boa. Seus pontos fortes são a programação infantil, cultural e de meio ambiente. O ‘pior’ são o excesso de atrações infantis e a falta de programas para adolescentes, de jornalismo, filmes, séries e novelas.


Fátima Jordão, diretora de pesquisa da Cultura, afirma que o resultado endossa as mudanças implantadas neste ano. ‘Estamos mesmo procurando um caminho de popularização, mas com qualidade, fazendo um mix que interesse a todas as classes’, diz.


OUTRO CANAL


Terapia 1 A Rede TV! está desenvolvendo um ‘reality show’ para tentar alavancar a audiência do feminino ‘A Casa É Sua’, que vem sofrendo para dar um ponto no Ibope. Em sigilo, um piloto da atração foi gravado e está sendo analisado pela direção da emissora.


Terapia 2 O ‘reality show’ pega casais em ‘fase terminal’. Tenta salvar casamentos com banhos de lojas e beleza e ajuda psicológica. Quase todo o processo é registrado por câmeras e microfones.


Golpe 1 A Globo descobriu uma nova ‘picaretagem’ envolvendo ‘Big Brother Brasil’. Desta vez, além de enviar link para um vírus, um e-mail ‘divulga’ as inscrições para o ‘reality show’ e pede o envio de fitas para um endereço quase idêntico ao de ‘BBB’.


Golpe 2 Mas o número da caixa postal é diferente, o que indica uma tentativa de desviar vídeos de candidatos. A Globo está tentando bloquear os e-mails antes que eles cheguem aos destinatários.


Guerrinha A Globo soltou comunicado na última sexta informando que ‘A Força do Desejo’, que reprisa a partir de hoje na sessão ‘Vale a Pena Ver de Novo’, é a primeira novela no Brasil com closed caption (legenda oculta para ajudar pessoas com deficiência auditiva). O SBT reagiu logo em seguida: distribuiu comunicado informando que faz isso em suas novelas ‘brasileiras’ desde 2002.’




CANAL FUTURA
Laura Mattos


‘Futura terá repórter em Moçambique’, copyright Folha de S. Paulo, 26/9/05


‘Na contramão das TVs comerciais, o canal Futura terá, a partir de 2006, um correspondente em Moçambique. É a primeira vez que uma emissora brasileira mantém um jornalista no país africano, de acordo com Lúcia Araújo, gerente-geral da rede.


Moçambicana, Yara Costa Pereira, 24, mora no Brasil há cinco anos e se formou em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Quando optou pela carreira, não havia curso superior de comunicação em sua terra natal. O primeiro, ainda precário segundo ela, foi aberto há dois anos.


A partir de um convênio entre os governos brasileiro e moçambicano, Yara mudou-se para o Rio de Janeiro. Fez faculdade e, em maio deste ano, tornou-se estagiária do Futura. Em Moçambique, trabalhará na emissora STV (do grupo Sóico – Sociedade Independente de Comunicação), que firmou convênio com o Futura.


‘O intercâmbio é importante para adquirir experiência de um canal voltado à educação e cultura, assuntos ainda muito incipientes em Moçambique’, diz Yara.


Segundo ela, a região conta atualmente só com duas redes nacionais de televisão. ‘Ter a oportunidade de levar ao meu país, que atravessa um momento de desenvolvimento, o jeito de fazer TV social é fundamental’, afirma.


A iniciativa do Futura faz parte de um projeto de programação voltado à cultura afro-brasileira. Dentre os programas da série, chamada ‘Da Cor da Cultura’, está o ‘Heróis de Todo Mundo’, que estréia nesta quarta-feira.


Negros que se destacaram em diversas áreas no passado são interpretados por famosos de hoje. A atriz Taís Araujo será a poeta Auta de Souza (1876-1901), do Rio Grande do Norte. Morta por tuberculose aos 24 anos, ela teve tempo de escrever apenas um livro, ‘Horto’, que a consagrou. Haverá também o artista plástico Emanoel Araújo no papel de Aleijadinho, o compositor Jards Macalé como Mário de Andrade, o sambista Martinho da Vila na pele de Zumbi dos Palmares, e outros.


O projeto foi idealizado pelo Cidan (Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro), criado por Zezé Motta.


Além de ir ao ar pelo Futura, a série ‘Da Cor da Cultura’ integrará um kit a ser distribuído em mais de 2.000 escolas públicas, com 56 programas de TV em vídeo, livros, CD e jogos. A distribuição tem como objetivo colocar em prática lei assinada em 2003 pelo presidente Lula, que torna obrigatório o ensino escolar sobre história e cultura afro-brasileiras.


O canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, completou oito anos na última quinta-feira. Vai ao ar por antena parabólica (12 milhões de domicílios no país), pelas operadoras de TV paga Net, Sky e Vivax e em nove emissoras abertas em UHF.


Seu orçamento anual é de R$ 22 milhões, garantidos por empresas privadas. É um quinto do da TV Cultura, majoritariamente mantida por verba do governo de SP.’




BAND / NHK
Keila Jimenez


‘Band faz parceria com NHK’, copyright O Estado de S. Paulo, 26/9/05


‘Os japoneses estão invadindo a Band. Foi oficializada na semana passada uma parceria entre o grupo Bandeirantes e a NHK, uma das maiores emissoras de TV do Japão.


O acordo, fechado pelo presidente da Band, Johnny Saad, e pelo diretor de Notícias Internacionais da NHK, Tetsushi Wakit, prevê o intercâmbio de conteúdo e operacional entre as duas emissoras. Uma das idéias é produzir em parceria uma minissérie sobre o centenário da imigração japonesa no Brasil, que será comemorado em 2008. ‘A saga da imigração tem belíssimas histórias que podem ser contadas em documentários ou minissérie. Vamos trabalhar com profundidade este tema’, disse Johnny Saad, no evento que selou o acordo.


A rede japonesa aproveitou a ocasião para divulgar sua novela, Haru to Natsu (Primavera e Verão) que estréia em outubro na NHK e tem cenas gravadas no Brasil, mais precisamente em um fazenda em Campinas, interior de São Paulo. Se na parte de conteúdo o ‘jeitinho’ brasileiro de fazer televisão pode interessar muito aos japoneses, na parte técnica é a NHK que interessa à Band. A rede japonesa é líder em novas tecnologias e uma das primeiras do mundo a operar no sistema digital (1991). Tem atualmente 80% de sua programação transmitida em alta definição (HDTV).


A rede chegou a negociar equipamentos ultrapassados para ela – porém, de última geração paras redes brasileiras – com a Cultura, mas a compra acabou não vingando. A venda desses equipamentos pode concretizar-se agora com a Band. A força da aliança é tanta, que a NHK vai ganhar uma filial no Brasil que ficará instalada na sede da Band, no Morumbi. Lá, ficarão correspondentes do canal, técnicos e profissionais de vendas a serviço do canal.’