‘Um dos mais respeitados repórteres do país, Caco Barcellos está gravando pilotos de um novo jornalístico para a Globo. O projeto vem sendo mantido em sigilo. Na Redação da emissora em São Paulo, pouco se sabe além de que se trata de um programa de grandes reportagens investigativas.
Barcellos vem usando uma sala separada da Redação. Tem à sua disposição dois produtores e um cinegrafista exclusivos. Uma das reportagens que gravou foi sobre filas para transplantes de órgãos.
A edição final do piloto será analisada por Carlos Henrique Schroder, diretor da Central Globo de Jornalismo, na semana que vem. Depois, passará pelo crivo de um comitê formado pelos principais executivos da emissora. O projeto, então, pode virar um programa, um segmento do ‘Fantástico’ ou ‘Globo Repórter’ ou não ser aproveitado.
A Globo diz que pilotos como o de Caco Barcellos são comuns. Mas na Redação o projeto é visto como especial _tanto que vários profissionais foram deslocados para ele. Fala-se até que haveria uma vaga para um novo programa na grade da Globo em 2006 _e o projeto de Barcellos seria o principal concorrente até agora.
O jornalista teria comemorado com sua equipe, na última sexta, a recepção da direção de jornalismo em SP à primeira versão do piloto. Oficialmente, a Globo nega mudanças na programação jornalística no ano que vem.
OUTRO CANAL
Rede Aleluia A Igreja Universal do Reino de Deus (que já ocupa fartos espaços na Record, na Gazeta e na Rede Mulher) negocia a compra de horários na grade da Rede TV!.
Fora Ex-Record, o locutor esportivo Nivaldo Prieto está deixando a Cultura e negociando com a Band. E a Cultura ainda negocia os direitos da Copa do Mundo com a Globo. Antes, quer fechar com a emissora parceria para transmitir todos os jogos do Mundial de Clubes da Fifa _a Globo só exibirá as partidas do São Paulo.
Sobrenatural Apesar do sol e do calor que têm feito às 18h em São Paulo, a novela das seis da Globo, ‘Alma Gêmea’, continua bombando no Ibope, mesmo com o horário de verão. Anteontem, deu 43 pontos (sua maior média até então havia sido 41). Foram 15 pontos a mais do que a novela das sete da mesma emissora, ‘Bang Bang’, e apenas dois a menos do que a das oito, ‘Belíssima’.
Forno A O2, produtora de Fernando Meirelles que realiza a série ‘Cidade dos Homens’ para a Globo, já negocia com a direção artística da emissora um novo projeto para 2006.
Tendência Os críticos da popularização da programação da TV Cultura, ironicamente, já sugerem que a emissora adote o apresentador-rei-da-baixaria João Kléber caso ele fique sem programa na Rede TV!.’
SKY-DIRECTV
Folha de S. Paulo
‘Anatel aprova fusão Sky-DirectTV ‘, copyright Folha de S. Paulo, 18/11/05
‘A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou parecer favorável à fusão das operadoras de TV por assinatura via satélite Sky e DirecTV, principais empresas do setor e que, juntas, detêm cerca de 95% do mercado.
A informação foi divulgada pelo presidente substituto da Anatel, Plínio de Aguiar Júnior. A anuência prévia da agência à operação ainda precisará ser confirmada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que vai analisar se a união não fere normas da concorrência.
No parecer, a agência reguladora recomendou ao conselho que imponha condições para a formalização do processo para evitar a exclusividade dos canais. O Cade não é obrigado a seguir as recomendações da Anatel.
A assessoria de imprensa da Anatel anunciou que deve divulgar nos próximos dias mais detalhes da operação. Entre as restrições que foram sugeridas estão o fim da exclusividade de programação e regras para evitar aumentos abusivos de preço.
O relator do processo no Cade é o conselheiro Luiz Carlos Tadeu Delorme Prado. Ele vai estudar a necessidade de instruções complementares. Em seguida, o julgamento é pautado.
O processo de fusão começou em 2003, quando a News Corp., do empresário australiano Rupert Murdoch, adquiriu 34% das ações da DirecTV dos EUA.
Com isso, a companhia de Murdoch, que já era sócia minoritária da Globo na Sky no Brasil, passou a ter participação indireta na DirecTV no país.
Antecipando-se ao anúncio de fusão no Brasil, a Neo TV (grupo de 51 operadoras de TV paga) entrou com pedido de medida cautelar no Cade, que em abril de 2004 fechou um acordo com Sky e DirecTV, no qual elas se comprometeram a seguir em operações separadas até o julgamento final.
O anúncio da união das empresas foi em outubro do ano passado. Com o acordo, a News Corp. assumiu parte das dívidas da Globopar e o controle acionário da Sky/DirecTV no país, com 49,7% do capital. A legislação brasileira não impõe limite ao capital estrangeiro em empresas de TV paga via satélite.
Pelo processo de fusão, a DirecTV (425 mil assinantes, segundo dados da empresa do segundo trimestre deste ano) vai desaparecer e a Sky (829 mil) absorver seus assinantes.
Em maio deste ano, o Grupo Bandeirantes de Comunicação recorreu ao Cade justificando que a fusão cria um monopólio.
Sky e DirecTV divulgaram por meio da assessoria de imprensa que ainda não havia um posicionamento oficial.
A Neo TV, que é contra os contratos de exclusividade, afirmou que não irá se posicionar até conhecer o documento da Anatel.
Paulo Saad Jafet, vice-presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, também disse não ter conhecimento dos termos da aprovação. ‘Precisamos ler o documento e avaliar’, disse.’
O Globo
‘Anatel dá aval à fusão da Sky com a DirecTV’, copyright O Globo, 18/11/05
‘A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu anuência prévia à fusão entre as operadoras Sky e DirecTV, informou ontem o presidente substituto da agência, Plínio Aguiar Júnior. Isso significa autorização para o funcionamento, até que os órgãos de defesa da concorrência cheguem a uma conclusão.
Ao mesmo tempo, a agência enviou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a instrução sobre o ato de concentração, uma vez que são assuntos vinculados. Mas a Anatel propôs ao Cade que sejam estabelecidas condições para que a fusão não cause danos no mercado.
– Queremos evitar a exclusividade de conteúdo – disse Aguiar.
Ao conceder a anuência prévia, a Anatel demonstra que, a princípio, não vê impedimento legal para o ato de concentração.’
GUERRA DOS SEXOS
Taíssa Stivanin
‘Diretor planeja iniciar o filme após Alma Gêmea ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 18/11/05
‘A produção do filme Guerra dos Sexos, adaptação da novela homônima de Silvio de Abreu, exibida em 1984, deve começar em 2006. Assim que se livrar de Alma Gêmea, Jorge Fernando, que dirigiu a novela na TV, estará à disposição do projeto. O filme chegou a ser engavetado em razão do custo.
Agora, o painel é o seguinte: Paulo Autran e Fernanda Montenegro, que formaram um dos pares mais clássicos da teledramaturgia brasileira naquele folhetim, já confirmaram interesse em reviver os personagens. ‘O roteiro está pronto e o Jorge Fernando irá dirigir. Por enquanto ainda estão avaliando a produção que é muito cara para os padrões do cinema nacional. Estou à espera’, disse Abreu ao Estado. A Globo, que pretendia incluir o longa-metragem na comemoração de seus 40 anos, acabou adiando o projeto. Em maio, chegou a avaliar a possibilidade de uma parceria com a Fox. O escritor também já havia comentado que não queria que o filme tivesse um tom televisivo, ainda que a trama tenha marcado a história da TV pela introdução do humor pastelão no horário das 7.
BELÍSSIMA
No que diz respeito à nova novela das 9 da Globo, Silvio de Abreu conta que um time da casa deve retornar à Grécia para novas gravações.
Agora enclausurado para escrever os capítulos, ele conta que sente falta do contato que manteve, até com certa freqüência, com a comunidade grega na época da pré-produção da novela. ‘Na concepção dos personagens fomos a muitas festas, jantares e reuniões com a colônia grega’, relata. ‘É um pessoal alegre, comunicativo, extrovertido e altamente simpático. Só não é muito bom para quem está fazendo regime porque comem que é uma barbaridade’, brinca o autor.’