Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Etienne Jacintho


‘Kirstie Alley, famosa por sua participação na popular série Cheers, dos anos 80, e nos filmes da trilogia Olha Quem Está Falando, ao lado de John Travolta, ganha sua segunda série. Depois de Veronica’s Closet (no fim dos 90) é a vez de Fat Actress. Kirstie era famosa em Hollywood, mas viveu momentos de reclusão após engordar alguns quilinhos – ela afirma estar com 92, embora muitos falem em 130 Kg. Sem conseguir trabalho, a atriz foi atrás de uma série própria, em que ela é Kirstie Alley, a ‘atriz gorda’, como diz o título da atração que estréia hoje, às 21 horas, na Fox.


Fat Actress conta com a participação, no primeiro episódio, do colega John Travolta – que interpreta ele mesmo. O capítulo brinca com essa obrigação que as atrizes têm de serem magérrimas. E só as atrizes… ‘John Goodman tem seu próprio show. Jason Alexander (ex-Seinfeld) parece uma bola de boliche e tem o dele. E o James Gandolfino? Parece uma baleia…’, defende a atriz citando os protagonistas de Center of Universe, Listen up e Família Soprano.


Mas não tem jogo, eles são homens e Kirstie só terá seu show à custa de uma pequena chantagem de seu empresário. Esse é o momento em que a comédia dá espaço para piadinhas não muito engraçadas que envolvem um certo racismo – a diferença entre mulheres brancas e negras – e uma dose de sexismo digno de A Praça É Nossa. Porém, essa foi a forma que a atriz encontrou para justificar, no show, a conquista de um espaço na TV. No mundo real, Kirstie voltou à telinha com uma idéia simples: rir – e fazer rir – de si mesma.’



FUTEBOL NA TV


Keila Jimenez


‘Globo vende nosso futebol lá fora ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 6/09/05


‘A Globo está apostando muitas fichas no interesse que os gringos têm em nosso futebol arte. A Divisão de Vendas Internacionais da rede está armando um grande plano de vendas dos campeonatos de futebol brasileiro para emissoras de outros países.


O pacote oferecido pela Globo lá fora agrega o Campeonato Brasileiro, o Carioca, o Paulista e a Copa do Brasil, nas temporadas de 2006 a 2008. A apresentação desses produtos foi feita em março pela rede na Sportel Asia, uma das maiores feiras de eventos esportivos do mundo, que reúne emissoras, produtoras de conteúdo, mercado anunciante e empresas de marketing esportivo. Esse foi só o início. A Divisão de Vendas Internacionais direciona agora sua atenção para a Sportel Mônaco, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro.


Nela, além do pacote de futebol, a rede pretende colocar à venda outros eventos esportivos dos quais detém os direitos, com jogos de vôlei, campeonatos de futebol de areia, entre outros…


Vale lembrar que a Globo acabou de assinar a renovação do contrato pelos direitos de transmissão do pacote de futebol com o Clube do 13, após muita discussão, como é de praxe. No contrato passado, que termina no dia 31 de dezembro, ficou acertado que a emissora repassaria aos times pelos direitos de transmissão R$ 257 milhões. No novo contrato, esse montante deve pular para R$ 280 milhões, o que alguns clubes consideram pouco ainda.


No caso das vendas internacionais desses eventos, os clubes não terão nenhuma participação nos lucros da rede.’



BNDES NA TV


Daniel Castro


BNDES estuda financiar novela e desenho ‘, copyright Folha de S. Paulo, 6/09/05


‘O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estuda criar uma linha de crédito para financiar a produção de programas de televisão, como novelas, minisséries, documentários e desenhos animados.


Paula Porta, assessora do presidente do banco, Guido Mantega, diz que o estudo está em fase de ‘diagnóstico do setor’, levantando como funciona sua ‘cadeia produtiva’ da TV, seus modelos de negócios e tamanho. O estudo, afirma ela, vai apontar ‘gargalos, onde há necessidade de fomento’, e potenciais de exportação.


Segundo a assessora, o objetivo inicial do BNDES é abrir linha de crédito tanto para as grandes redes como para produtores independentes. ‘O estudo vai determinar quem vai entrar’, afirma.


A abertura de crédito a juros menores do que os cobrados pelo mercado financeiro (como é prática do BNDES) é uma reivindicação das redes de TV que veio à tona há dois anos, quando a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV) co-patrocinou projeto de socorro financeiro à mídia. Na época, Record, Band e SBT atacaram o plano, que, segundo elas, ajudaria a Globo a pagar dívidas. As três redes pediram crédito só para a produção.


Paula Porta diz que o estudo se enquadra ‘na disposição do banco de criar linhas de fomento a vários setores da cultura’, como a que abriu financiamento para a construção de salas de cinema.


OUTRO CANAL


Efeito Afetada pela queda na propaganda do governo federal com a crise do mensalão, a Band cortou oficialmente 3,4% de seus funcionários. A emissora perdeu cerca de 80% da publicidade que recebia do governo. Mas diz que o corte foi um ‘ajuste natural de equipes’ e que continuará investindo em produção em 2006.


Reforço O canal ESPN Brasil anuncia hoje a contratação do jornalista Juca Kfouri, que, a princípio, permanece no ‘Cartão Verde’, da Cultura. ESPN e Cultura negociam parceria para a Copa de 2006, cujos direitos a emissora pública tenta adquirir da Globo.


Janela A Record começa a exibir filmes de grande bilheteria que comprou da Universal, ex-parceira da Globo. Para outubro, programa o clássico ‘ET’ (dia 2) e o inédito ‘+ Velozes + Furiosos’ (dia 23), além de ‘A Era do Gelo’ (dia 9), que adquiriu da Fox.


Interino Apresentado por Ana Paula Padrão, o ‘SBT Brasil’ empatou sábado no Ibope, em cinco pontos, com o ‘Jornal da Band’, ancorado por Otávio Ceschi, substituto do titular Carlos Nascimento. No horário, a Record marcou dez pontos, e a Globo, 35.


Provocações A Igreja Universal contratou Carlos Clemente para o cargo de diretor comercial da Rádio Record (AM). A novidade não repercutiu nada bem na TV Record: Clemente é desafeto do superintendente comercial da emissora, Walter Zagari.’