‘Chegar por último nem sempre é uma coisa ruim. Esse é o caso do Yahoo! (www.yahoo.com), que na semana passada entrou na guerra dos buscadores pessoais, os programas que fazem pesquisa no disco rígido do usuário. O Yahoo! cumpre promessa feita em dezembro, chegando a uma área em que já estão presentes seus concorrentes em buscas na internet, Google (www.google.com) e MSN (www.msn.com).
Ainda em versão de testes, o Yahoo Desktop Search beta (7,5 Mbytes, com download gratuito em desktop.yahoo.com) apresenta comandos intuitivos, ou seja, o usuário que tiver noções mínimas de como operar um micro não terá dificuldades para utilizar o aplicativo.
O programa se assemelha ao Windows Explorer, ferramenta de gerenciamento de arquivos do sistema operacional da Microsoft. E não apenas fisicamente. As funções do Yahoo! Desktop Search permitem ao usuário, além de localizar um arquivo, abri-lo, exclui-lo, imprimi-lo, movê-lo ou enviá-lo por e-mail -para esse caso, a ferramenta oferece botões que agilizam a operação.
Para realizar a busca, basta inserir uma palavra-chave no campo Search, que fica do lado superior esquerdo da tela. O usuário pode optar por procurar todos os tipos de arquivo ou especificar se quer documento, e-mail, contato, imagem ou música. Se quiser, o usuário pode buscar um arquivo anexado a um e-mail.
Quando o usuário seleciona um entre os arquivos presentes na lista que aparece na tela do programa, uma prévia do arquivo surge do lado direito. No caso de arquivos de áudio e vídeo, o Windows Media Player é ativado automaticamente e o usuário pode tocar os arquivos sem precisar se alternar entre os programas.
Uma pena que, diferentemente da ferramenta de buscas do MSN, o Yahoo! não integre no aplicativo todos os serviços que oferece ao internauta. Há um atalho para a ferramenta de buscas na internet, mas não para o Yahoo! Mail e para o Yahoo! Instant Messenger.
O Yahoo! Desktop Search é compatível com Windows 2000 (com o pacote Service Pack 3+ instalado) ou Windows XP. Na primeira execução, o programa fará uma leitura primária do disco rígido, o que pode levar horas.’
Folha de S. Paulo
‘Yahoo triplica lucros com aumento de publicidade’, copyright Folha de S. Paulo, 20/1/05
‘A empresa de internet Yahoo triplicou seus lucros no quarto trimestre de 2004, com aumento de receitas de publicidade. A Yahoo teve lucro de US$ 373 milhões (R$ 1,01 bilhão) e faturamento de US$ 1,08 bilhão (R$ 2,93 bilhões) no período. No ano de 2004, o lucro foi de US$ 840 milhões (R$ 2,28 bilhões). O resultado ficou bem acima das expectativas do mercado e a empresa disse que houve um retorno de grandes anunciantes em 2004, depois de cinco anos de publicidade estagnada na internet. A Yahoo terminou o ano passado com 345 milhões de usuários únicos, um aumento de 24% ante o quarto trimestre de 2003.’
ORKUT E AFINS
‘Beltrano disputa com Orkut as comunidades tupiniquins’, copyright Jornal do Brasil, 23/1/05
‘Mais que informações, a Internet virou point de encontro de amigos virtuais. Mais de 61% dos usuários do Orkut vivem no País
A Internet não é apenas uma rede de informações descentralizadas, usada para verificar notícias, curiosidades e comunicação por endereço eletrônico. Atualmente, muitos usuários usam a web para jogar online, conversar em chats e comunicadores instantâneos e até para escrever um diário virtual sobre o dia ou a semana.
Mas nada se compara à febre das redes de amigos virtuais, onde a pessoa se cadastra, preenche os mais diversos dados pessoais, gostos e opiniões e tem acesso a grupos de discussão, e-mails, diários, álbum de fotos e até lojas virtuais. Porém, estas redes apresentam uma barreira para os brasileiros: a língua padrão da interface é o inglês.
O site do gênero mais famoso, o Orkut (www.orkut.com), foi tomado por usuários tupiniquins. São 61%, 50% a mais que o segundo colocado, Estados Unidos. Muitos usuários, no entanto, não usam o cadastro no site por não ter conhecimento da língua. Ficam na rede usuários registrados, mas sem ter acesso a toda potencialidade da rede de amigos.
Aproveitando a popularidade destas comunidades, alguns sites foram criados com a opção de língua portuguesa. O Beltrano (www.beltrano.com.br) é exclusivamente brasileiro e o Gazzag (www.gazzag.com) possui cinco opções de língua, incluindo o português.’