Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Folha de S. Paulo

‘A Rede 21, TV do grupo Bandeirantes, rompeu contrato com a jornalista Lillian Witte Fibe, que, desde 4 de julho apresentava o ‘Jornal 21’ (22h), depois de cinco anos afastada da televisão.


A jornalista, que tem contrato com a 21 até maio de 2006, estava pronta (maquiada e vestida) para apresentar o telejornal na terça quando foi chamada pelo diretor-geral do canal, Mario Baccei.


Lillian já não havia ancorado o ‘Jornal 21’ na sexta e na segunda. Na sexta, recebeu de Baccei a notícia de que a empresa decidira rescindir seu contrato e não se sentiu à vontade para entrar no ar. Na segunda, teria sido impedida por um vice-presidente do grupo de apresentar o jornal. A jornalista e a Rede 21 começaram a se desentender por causa da demissão de um editor sem o conhecimento prévio dela, o que desrespeitou cláusula de seu contrato.


Com Lillian, o ‘Jornal 21’ vinha oscilando entre 0,3 e 0,7 ponto no Ibope (cada ponto equivale a 52 mil domicílios na Grande SP).


Afetada pela drástica redução de propaganda do governo federal após o ‘mensalão’, a Rede 21 vem enfrentando problemas financeiros, apurou a Folha.


Baccei não quis falar com a reportagem. A assessoria do canal disse apenas que foi Lillian quem propôs a rescisão. Ela nega. ‘Eles rescindiram o contrato e espero que conversem comigo até formalizarmos a rescisão’, disse.


1) Na segunda-feira, dia 19, Lilian Witte Fibe solicitou a rescisão de seu contrato


2) Na sexta-feira, dia 23, em novo contato com a direção geral do canal, manteve a posição e se recusou a apresentar o Jornal 21


3) Diante de tais fatos não houve alternativa a não ser acatar a posição e providenciar sua substituição na apresentação do noticiário


4) No dia 26, segunda-feira posterior, Lilian se arrependeu e já devidamente orientada por seu advogado buscou a retomada de suas atividades


5) Dado que a rescisão aconteceu na sexta-feira ( dia 23 ) , o retorno se mostrou despropositado.’


TODA MÍDIA
Nelson de Sá


‘Apertada’, copyright Folha de S. Paulo, 29/9/05


‘Até os instantes finais, poucos arriscavam palpite na cobertura de televisão, rádio e internet. Franklin Martins, na CBN, já à noite:


– Não dá para arriscar nada. Vamos ter eleição novamente muito apertada.


Já nos blogs, mal terminou o primeiro turno e lá estavam as apostas.


No UOL, Fernando Rodrigues reproduzia frase do líder do PP severinista, com o apoio a Aldo Rebelo, e avaliava:


– É a tendência da maioria dos votos pulverizados do baixo clero.


Jorge Bastos Moreno, minutos depois no site Globo Online, postava mensagem com longo título e maior risco:


– Aldo é o favorito. Aliás, já é virtualmente o novo presidente da Câmara.


O Blog do Cesar Maia, que está nas mensagens finais -ele que anunciou o fim do blog para amanhã- mantinha a esperança e a campanha por José Thomaz Nonô.


No fim, deu Aldo mesmo. No dizer da Globo, em ‘plantão’, anunciando o resultado após a apuração voto a voto nos canais de notícias e rádios:


– O ex-ministro Aldo Rebelo, do PCdoB, foi eleito o presidente da Câmara. A disputa foi muito apertada. Aldo já avisou que vai reunir os líderes para limpar a pauta e depois votar a reforma eleitoral.


Manchete da Folha Online, no fim da contagem:


– Governo consegue vitória e elege Aldo.


Manchete do site da estatal Radiobrás:


– Aldo se elege presidente da Câmara.


DOR NO PEITO


Destaque por todo lado em Londres, dos tablóides ‘Daily Mail’ e ‘Independent’ ao site do ‘Guardian’, a visita da mãe de Jean Charles de Menezes, assassinado pela polícia em julho, acabou por emocionar a BBC, a principal emissora de televisão.


A narração ‘em tempo real’ abriu com a ‘mãe de luto que deposita flores em memória de seu filho morto’, mas tem ‘o som de sua revolta coberto pelo barulho dos helicópteros da imprensa’. As imagens traziam a revolta gestual da mãe, sua emoção na plataforma em que o filho foi morto e até a contagem das câmeras fixas que não gravaram, supostamente, a cena:


– One, two, three, four, five…


Daí para o brado de outros familiares, em português:


– Justiça! Justiça! Justiça!


Era a voz que importava, mais do que a tradução que a seguia, e por fim, com a mãe no carro, ouviu-se de novo o português na BBC, entre soluços:


– Uma dor no peito, nada vai tirar essa dor, nada… O chefe de polícia também, ele também tem culpa.


Ela pediu a cabeça de Sir Ian Blair, uma vez mais.


Lá como cá


Enquanto em Brasília a Câmara escolhia um novo presidente, em Washington a Câmara protagoniza um novo escândalo.


Foi a ‘big story’, a principal notícia, em uma cobertura toda polarizada.


Assim, para o canal Fox News, que é pró-republicano, o líder republicano, ‘acusado em um esquema de financiamento de campanha’, saiu da liderança ‘temporariamente’.


Ainda na escalada, ‘DeLay reagiu chamando o procurador de democrata fanático que fez um indiciamento sem base por política’.


Já para o blog The Huffington Post, pró-democrata e hoje o de maior repercussão nos EUA, em manchete:


– Fim da estrada para DeLay.


O contraste é o mesmo pela cobertura toda, da CNN ao Drudge Report.


Em destaque no site do liberal ‘New York Times’, ‘DeLay foi acusado pelo júri texano de conspiração criminosa em um esquema de fundos eleitorais’. Já no site do ‘Washington Post’, hoje próximo dos republicanos, ‘o líder da maioria vai se afastar temporariamente’.


No enunciado do ‘Financial Times’, liberal, ‘Republicanos em confusão após indiciamento de DeLay’. Já no site do ‘Wall Street Journal’, conservador, ‘DeLay foi indiciado, chamou o promotor de fanático e disse que não fez nada errado’.


Mas também por lá, ao menos no ‘Washington Post’, se seguia atentamente a crise e a disputa em Brasília.


A exemplo do ‘FT’, o ‘WP’ avaliava que um oposicionista ‘poderia afetar a sobrevivência’ do governo.


Em meio aos elogios de praxe à política econômica e citando cientistas políticos aqui e ali, o jornal ouviu cidadãos comuns, não faltando quem anunciasse o voto em Lula.


O próprio ‘WP’ sublinhou, ele que não esconde a simpatia, que ‘o presidente Lula não foi vinculado aos escândalos de corrupção’.


E não faltou repercussão nos blogs, mecanismo que os sites de jornais vêm incorporando, pelo mundo.


O blogueiro Boz, voltado à América Latina, em comentário à reportagem, ressalvou que, ‘embora Lula esteja levando apenas um golpe de raspão, seu partido se dividiu e perdeu a confiança popular’.’


TELEVISÃO
Daniel Castro


‘Globo quer vender até celular em faroeste’, copyright Folha de S. Paulo, 29/9/05


‘A próxima novela das sete da Globo, o faroeste ‘Bang Bang’, começa e termina no ano de 1881, quando o telefone ainda era uma enorme máquina recém-inventada. Mas isso não será problema para a emissora tentar transformá-la em um sucesso de merchandising e vender nela até os últimos modelos de celulares.


Em plano comercial enviado a agências de propaganda, a Globo oferece um ‘amplo leque de oportunidades de merchandising’ na novela, ‘embora se passe há 124 anos entre invenções mirabolantes, amores impossíveis e muito humor’. ‘O telefone está por vir e vai revolucionar a comunicação em Albuquerque [cidade fictícia]’, diz o plano, numa das sugestões de merchandising.


A Globo também oferece espaço para cosméticos no salão de beleza de Zorroh (Sidney Magal) e anúncios como os que hoje existem nos ônibus em uma diligência. Produtos esportivos podem entrar via Charles Muller, o jornalista de Albuquerque que introduz o futebol na cidade.


Não é novidade merchandising em novela de época, mas isso é raro. Para transformar ‘Bang Bang’ em um caso de sucesso, a Globo não a vende como uma novela de época, mas uma ficção sem compromisso histórico, uma sátira do Brasil atual. O autor, Mario Prata, diz que ainda não foi vendida nenhuma ação de merchandising. ‘Se houver, vai ser dentro do espírito narrativo da novela’, afirma.


OUTRO CANAL


Trim A Band, primeira TV brasileira a vender ‘ringtones’ (campainhas para celulares), com o tema da novela ‘Floribella’, amplia sua ‘carteira’ neste final de semana. Passará a oferecer hinos dos clubes que disputam os campeonatos Italiano e Espanhol, que transmite, e das principais agremiações do futebol brasileiro.


Resposta O SBT divulgou anteontem que a audiência do ‘SBT Brasil’ cresce entre 20h15 e 20h30, quando se confronta com o ‘Jornal Nacional’. É verdade, mas a Globo reagiu: divulgou números que mostram que o SBT tinha quase quatro pontos a mais nesses 15 minutos antes do ‘SBT Brasil’, com ‘Family Feud’.


Parede A TV Cultura grava hoje em Brasília um ‘Roda Viva’ com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Será usado um cenário quase idêntico ao que o programa tem em São Paulo.


Diferente O canal pago Fox vai exibir no próximo dia 10, em sua faixa ‘Não Perturbe’ (animações para adultos, das 23h à 1h), um desenho animado para se assistir deitado com a cabeça virada para o lado direito do corpo. Um episódio de ‘Futurama’ irá ao ar com as legendas (e pés dos personagens) numa das laterais do televisor.


Lobby Tom Cavalcante está fazendo campanha dentro da Record para que a emissora tente contratar Chico Anysio, da Globo. Os dois humoristas fizeram as pazes recentemente.’