Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Folha de S. Paulo

INTERNET
Folha de S. Paulo

Google pode adquirir o YouTube por US$ 1,6 bi

“O Google está negociando a compra do site YouTube -em que 100 milhões de vídeos são vistos por dia- por US$ 1,6 bilhões, segundo reportagem do jornal norte-americano ‘Wall Street Journal’.

De acordo com as pessoas ouvidas pelo ‘WSJ’, as negociações ainda estão em estágio inicial e podem fracassar.

Representantes dos sites Google e YouTube nos Estados Unidos disseram que não comentam sobre rumores ou especulações.

O YouTube é uma empresa de capital privado, enquanto o Google tem ações negociadas em Bolsa e valor de mercado de US$ 129,2 bilhões. O Google, líder em buscas textuais, pretende ampliar sua presença na busca de vídeos, mercado no qual tem ‘market share’ de 10% com o Google Video -enquanto o YouTube tem 47%.

Fundado em fevereiro de 2005, o YouTube recebe 65 mil novos vídeos por dia, que variam de filmes caseiros curtos a trechos de programas de televisão. Por isso, uma das preocupações do YouTube é a pirataria; o site tenta restringir a exibição de vídeos protegidos por direitos autorais e os veiculados sem a autorização do autor.

O YouTube diz que retira do ar os vídeos quando há reclamação dos detentores dos direitos autorais, mas analistas dizem que, mesmo assim, a posição da empresa é difícil.

Preço baixo

O Google tem cerca de US$ 10 bilhões em caixa, e, segundo analistas, faria sentido a empresa comprar o YouTube, popular no mundo todo.

‘[US$ 1,6 bilhão pelo YouTube] é bem barato por uma empresa que já tem presença global’, afirmou Trip Chowdhry, analista da Global Equities Research.

‘O YouTube tem identidade tão forte quanto à do Google ou à da Coca-Cola.’

A compra pelo Google também pode ajudar o YouTube a lidar com a necessidade de infra-estrutura -com o aumento da popularidade do site, são necessários mais servidores para armazenar os vídeos e processar as buscas.

A aquisição do YouTube seria uma das maiores já feitas pelo Google, que até agora vem focando suas atenções em marcas menores. O site já adquiriu o serviço Blogger, de hospedagem de blogs, e o Picasa, de busca e organização de fotos.

O Google também se associou recentemente à AOL para exibir sua publicidade nos sites da empresa. Além disso, o Google juntou seus softwares com outros como o Mozilla Firefox, o Ad-Aware e o Adobe Reader num pacote oferecido de graça -tudo com o objetivo de ampliar sua presença nos computadores dos usuários.

NEGÓCIO NA NET

US$ 1,6 bi é o valor da negociação

100 milhões é o número de vídeos vistos no YouTube diariamente

47% é o ‘market share’ do YouTube no setor de busca de vídeos

US$ 129,2 bi é o valor de mercado do Google

O YouTube foi fundado em fevereiro de 2005”

TELEVISÃO
Daniel Castro

Mãe dá mais tempo à mídia do que a filhos

“A mãe brasileira contemporânea trabalha, se considera feliz (88%), está satisfeita com sua vida sexual (79%) e passa mais tempo acessando mídias, principalmente a TV aberta, do que cuidando de seus filhos.

Essa é a conclusão do estudo ‘Mães.com/teporâneas’, apresentado nesta semana pelo Ibope no Maximídia, evento para o mercado publicitário.

O estudo, que é representativo dos hábitos de consumo e de mídia de 17 milhões de brasileiras, mostra como essas mães gastam o tempo ao longo do dia.

As mães dos anos 2000 passam sete horas trabalhando. Durante seis horas, estão consumindo alguma mídia (pela ordem: TV, rádio, outdoor/mídia exterior, revista, jornal, internet e cinema). Para seus filhos, só têm quatro horas.

Apesar da satisfação, a distância dos filhos incomoda mais da metade das mães que trabalham _elas gostariam de se dedicar mais às crianças.

A maior parte das mães (40%) cuida dos filhos entre 6h e 12h. Entre 12h e 15h, 60% estão trabalhando. Das 20h às 22h, 70% estão consumindo mídia (neste caso, só televisão).

O estudo do Ibope mostra ainda que as mães que trabalham e as que não trabalham têm o mesmo nível de exposição à televisão _essa é a única mídia que alcança 100% delas. As mães que trabalham, no entanto, consomem muito mais jornal, revista, TV paga, internet e cinema.

BOCA DA NOITE 1 A Record propôs anteontem a Daniella Cicarelli a apresentação de um programa diário de variedades e namoro. A apresentadora, cujo contrato com a MTV vence em dezembro, ficou de responder até terça.

BOCA DA NOITE 2 O convite foi feito pelo superintendente Walter Zagari. No encontro, Cicarelli descartou participar da versão de ‘The Simple Life’, para o qual a Record também convidou sua rival Caroline Bittencourt.

BOCA DA NOITE 3 A estratégia da Record é exibir um programa para adolescentes no mesmo horário de ‘Malhação’ (Globo) e ‘esquentar’ a grade para a novela ‘Alta Estação’, sua primeira das 18h. Com ou sem Cicarelli, quer estreá-lo em novembro.

GREVE NO AR A direção da Cultura convocou os funcionários da TV para uma reunião, ontem à tarde, em que mostrou razões para ainda não ter pago os dissídios de 2003 e 2004, que estão sendo questionados na Justiça. O sindicato dos radialistas ameaça promover uma greve.

CRISE NO AR A política da Cultura de abertura quase total à publicidade vem incomodando conselheiros. O assunto foi discutido em reunião segunda-feira.

ALTAS HORAS A TV Vanguarda, afiliada da Globo em São José dos Campos, estréia na próxima sexta o ‘Madrugada Vanguarda’, programa de duras horas que tratará de sexo a futebol. O apresentador será Vinicius Valverde, repórter de ‘BBB 6’.”

 

Luciana Obniski

Programa retrata a chefona da ‘Vogue’

“Logo no início do documentário que o GNT exibe amanhã, à meia-noite (na madrugada de domingo para segunda), o estilista Isaac Mizrahi dispara: ‘Anna Wintour não pode ser descrita em uma palavra. Só em um livro, ou um filme’. E assim começa o documentário feito pela BBC há seis anos sobre a mulher que depois viria a ser a maior inspiração de Laura Weisberger (ex-assistente de Anna) para o livro ‘O Diabo Veste Prada’.

Com o furor que o filme homônimo causou, cresceu a vontade das pessoas que não acompanham o mundo da moda de conhecer a editora que reformulou a revista ‘Vogue’ e se tornou uma das mulheres mais poderosas do meio.

Para quem estiver esperando descobrir quais foram os trejeitos que Meryl Streep roubou de Wintour, mude de canal. Para quem estiver interessado em conhecer como funciona o dia-a-dia dela, inclusive com seus filhos, o documentário vale a pena. Ele também explica a praticidade da editora, que acredita ser o melhor jeito de se fazer qualquer coisa, muitas vezes visto como arrogância.

Outro ponto alto é o jantar na Maison Dior que John Galliano oferece a Anna e Plum Sykes – atual assistente de Anna que também escreveu um livro mas, esperta, não chega nem a citar o nome da chefe.

MULHERES NO COMANDO: ANNA WINTOUR

Quando: domingo, às 24h

Onde: GNT”

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Veja

No Mínimo

Comunique-se

Época

Último Segundo