‘‘RACISMO OU TEMPESTADE EM COPO D`AGUA?
Desculpe Grafite, mas essa barulheira toda, passou do bom senso.
Dentro do campo, os jogadores de futebol se xingam, se beliscam, se cospem… Futebol é o teatro de uma guerra. Só que ninguém morre no final. É um jogo, literalmente.
Sou totalmente contra a violência no futebol. Já me posicionei várias vezes a respeito. Mas transformar uma briga dentro de campo num impasse internacional, acusar o argentino de racismo como se o cara fosse um Hitler, pra mim passou do ponto. E deturpou uma legítima posição que poderia ter sido elegante e didática. Do Brasil dizer um basta à chacota dos argentinos que nos chamam de ‘macaquitos’.
Isso não é verdade para a maioria dos argentinos. Que amam e tem admiração pelo Brasil e pelos brasileiros. Tirando aqueles animais de sempre, que existem em todas as sociedades’. (Blog do Tas, 14/04)
Assim comentou o talentoso Marcelo Tas, ao referir-se ao suposto ato de racismo cometido pelo argentino Leandro Desábato, do Quilmes, em prejuízo do jogador Grafite, do São Paulo, na noite desta quarta-feira.
Discordo do ilustre blogueiro. A mídia não pode cair na relativização. Há várias formas de fazê-lo, esse mesmo episódio nos dá alguns exemplos:
1) Frase do cônsul argentino em São Paulo Norberto Vidal, publicada no site Clarín: ‘A legislação aqui [no Brasil] é muito dura e o tema racial é de grande atualidade, por isso há muita sensibilidade por essas coisas e a ela se soma a clássica rivalidade futebolística entre argentinos e brasileiros’.
Quando se diz que a legislação é dura, quer-se destacar o exagero do código, como se o preconceito racial fosse uma questão menor. O pensamento é este: ‘Não percamos tempo com essa bobagem, a lei é draconiana, deveria pegar mais leve’. O comentário sobre a ‘grande atualidade’ sugere um modismo, como se fosse bonitinho pugnar contra o preconceito, como se tudo não passasse de um papo de bar entre intelectualóides, que amam posar de defensores das minorias.
Quanto à rivalidade, não há dúvida de que tenha a sua influência no futebol. Mas cabe perguntar: por que o racismo é a grande arma nessas horas? Porque, na visão do ofensor, negro é inferior, essa é a resposta imediata, em campo ou na fila do cinema. Portanto, a rivalidade não explica o racismo. Este é o produto da repetição, da cristalização de pensamentos diários: ‘Negro é inferior, por isso vou ‘xingá-lo’ de negro’. Isso está na cachola, a mesma que se carrega para o gramado de um estádio ou para o escritório, tanto faz o palco.
2) Na Argentina, os insultos racistas são naturais. A conclusão, atribuída pela polícia a Desábato, é peça atraente de relativização. ‘Ninguém se ofende com isso, ninguém leva isso ao pé da letra’, pode-se dizer. O jornal La Nación parece discordar. Destacou a frase no título, ‘Desábato: ‘Insultar é uma coisa comum na Argentina’, e demonstrou estranheza, o que se evidencia pelo modo como construiu o lide: ‘O jogador do Quilmes Leandro Desábato, detido por racismo no Brasil após uma partida pela Taça Libertadores, alegou hoje em sua defesa que ‘insultar’ em seu país ‘é uma coisa comum’, informaram fontes policiais. Declarou que na Argentina é comum a troca de insultos, não é nenhum delito chamar alguém de ‘negro’, disse aos jornalistas o delegado Dejair Gomes Neto’.
O jornal promoveu uma enquete: ‘É certo deter um jogador por agredir um adversário com termos racistas, durante uma partida?’. Até o fechamento deste texto, mais de 60% dos participantes responderam sim, o que reforça o comentário de Marcelo Tas: ‘Isso não é verdade para a maioria dos argentinos. Que amam e tem admiração pelo Brasil e pelos brasileiros’. Concordo, apesar do exagero da segunda frase.
Que a mídia argentina não tem histórico de santidade, isso todos sabemos. Tempos atrás era comum a leitura de epítetos racistas contra os brasileiros. ‘Macaquitos’ (‘monitos’) para cá, ‘macaquitos’ para lá. O jornal Olé usava e abusava desse artifício de mau gosto.
O troco brasileiro veio na Copa de 2002, com a desclassificação da Argentina, logo na primeira fase do torneio. O diário ‘Lance!’, parceiro do ‘Olé’, devolveu-lhe as provocações com uma capa em que se via um primata ‘simpático’ com a camisa da seleção argentina. O bichinho fora batizado, singelamente, de Dieguito. Lá estava, também, a ‘explicação’ do periódico brasileiro, reproduzida aqui, em espanhol, pelo próprio jornal argentino: ‘El mono Dieguito fue la mascota creada por Lance! para acompañar la victoriosa campaña de los argentinos, que en alguna ocasión se han referido a los brasileños, peyorativamente, como ‘macacos’, es decir ‘monitos’, explica’. ‘Lástima que no duró mucho! Aquí, él se despide, con el trofeo que consiguió en esta Copa: una bananita!’, completó el diario, una ironía que esta vez no fue sólo de la prensa deportiva’.
A pauta agora é a seguinte: a quantas anda o racismo no Brasil? Ou precisaremos esperar a próxima rodada da Libertadores para debatê-lo sem gracinhas nas capas dos jornais?’
Luis Esnal
‘La realidad detrás del escándalo’, copyright La Nacion, 16/04/05
‘SAN PABLO.- El jugador Grafite, de San Pablo, realmente sabe lo que es racismo. En Brasil, el país donde hasta 118 años atrás un negro apenas podía ser esclavo, si Grafite y Leandro Desábato pasaran frente a una razia policial cada uno en su auto, el argentino podría continuar tranquilo. Grafite sería parado, porque en Brasil un negro en un auto caro, antes que nada, es sospechoso.
En las primeras décadas del siglo XX, después de la abolición de la esclavitud, la sociedad brasileña no sabía qué hacer con los negros que habían sido libertados. El diputado Aureliano Tavares Bastos, que tiene una calle famosa en su nombre en San Pablo, decía en 1862: ‘Para mí, el inmigrante europeo debería ser el blanco de nuestras ambiciones, así como el africano el objeto de nuestras antipatías’. Una de las teorías más defendidas en la época era la eugenia, que consistía en ‘blanquear’ la sociedad brasileña trayendo inmigrantes europeos y devolviendo a los negros para Africa.
La abolición, que ocurrió hace tan poco tiempo y que fue hecha sin ningún tipo de indemnización o asistencia para los libertados, derivó en la formación de favelas y en la estigmatización del negro como un ser prácticamente marginal. ‘Lunes es día de blanco’ -porque supuestamente al negro no le gustaría trabajar- es una frase común por acá, que reproduce la herencia de la esclavitud. La semana última, durante un partido de San Pablo contra Marilia, un equipo del interior, Grafite había recibido insultos racistas – ‘preto’, por ejemplo, que es equivalente al ‘nigger’ de los Estados Unidos- de jugadores brasileños, sin que eso tuviera ninguna consecuencia.
Galvao Bueno es el Macaya Márquez brasileño (con perdón por la comparación, que se resume a la masividad de su audiencia): como principal comentarista de la TV Globo desde hace más de una década, es famoso por la parcialidad de sus comentarios, que suelen ser más arengas que análisis. Si la TV Globo enfoca un edificio frente al estadio en un partido, él pide que todo el mundo prenda y apague la luz de sus casas para mostrar cómo todo el edificio lo está sintonizando.
En un caso que podría servir de testigo para un análisis en cualquier cátedra de semiología o comunicación, fue Galvao Bueno el que condujo a la detención de Desábato. Crítico frecuente de la Argentina y sus jugadores -rivalidad que viene siendo exacerbada artificialmente hasta alcanzar otros ámbitos-, Galvao Bueno disparó durante la transmisión: ‘Mirá, tuve la impresión… Poné de nuevo esa imagen. Tuve la impresión de que él (Desábato) le dijo ‘negro’ a Grafite’. Inmediatamente mandó a su movilero a preguntarle a Grafite si había recibido una ofensa racista. El jugador dijo que no quería comentar el tema ‘para no hacer énfasis’. Galvao Bueno insistió en que hubo racismo y reproduciendo el movimiento labial de Desábato.
Saulo de Castro Abreu, secretario de Seguridad del Estado de San Pablo, que tiene aspiraciones políticas y fue precandidato del Partido Social Demócrata Brasileño en las elecciones municipales del año último, miraba el partido desde el sofá de su casa cuando comenzó a escuchar los comentarios de Galvao Bueno. Levantó el teléfono y mandó interrogar a Grafite. Pidió que algún agente confirmara cuáles habían sido las palabras de Desábato. Grafite confirmó que había sido llamado ‘negro de m…’. El secretario mandó detener inmediatamente al argentino. ‘La orden vino de arriba, de la Secretaría de Seguridad’, le confirmó ayer a LA NACION uno de los comisarios que participaron de la detención. Las aspiraciones políticas de Brasil, de presentarse frente al mundo como el abanderado de la lucha contra el racismo en el fútbol -tema en auge en Europa-, eran cada vez más mencionadas ayer en ámbitos deportivos brasileños.
El insulto preconceptuoso de Desábato existió, y en Brasil existen leyes contra el preconcepto. Pero las manos esposadas, el traslado en patrullas, la prisión en cárceles sin colchón, el repudio oficial de los ministros de Lula y el revuelo en las cancillerías de Brasil y la Argentina convirtieron el caso en un espectáculo mediático. Dentro de algunas semanas todo se olvidará. Y Grafite, cuyo apodo remite al grafito negro de los lápices, volverá a ser sospechoso si circula en un auto caro y se topa con alguna de las patrullas en las que circuló Desábato como un criminal los últimos dos días.’
Vinicius Torres Freire
‘Grafite e 6B ‘, copyright Folha de S. Paulo, 18/04/05
‘Grafite me faz lembrar de um colega do time de basquete do colégio, o 6B. O 6B era o que a expressão racista corriqueira chama de ‘um baita negão’. 6B é o tipo mais macio dos grafites comuns para desenho, o que deixa o traço mais escuro.
Entre os colegas ruivos havia o Tocha, o Foguinho e o Andraus (do edifício que pegou fogo e matou gente na São Paulo de 72). Os muito pequenos eram o Formiga, o Feto e o Meiose.
‘6B’, assim como ‘Grafite’, é melhor que Neguinho, Escurinho, Fumaça, Breu, Carvão, apelidos antigos de jogadores de futebol. Seria um progresso? Foi um progresso a prisão espetacular do argentino e o show politicamente correto que se seguiu?
Na Europa, o racismo no futebol parece ser o início de um movimento de agressão organizada contra escuros e/ou imigrantes. Nos Estado Unidos, a psicose do politicamente correto ajuda a criar e a preservar direitos de negros, de ‘latinos’ e de mulheres. Mas o politicamente correto, o ‘pc’ não deixa de ser uma polícia da mente e da expressão, objeto de ironia e cinismo. Congela universos de ‘iguais, mas separados’, guetos morais, culturais, raciais.
No Brasil, o ‘pc’ e ações afirmativas, como alertou o historiador Manolo Florentino na Folha de ontem, podem criar algo que inexiste aqui, um país de ‘duas cores’. Isto é, adicionar ao racismo brasileiro ingredientes do racismo americano.
O ‘pc’ é uma boa intenção da esquerda. Em tese, é progressista, humanista. Otimista. Acha que, se censurarmos racismo e sexismo, talvez percamos a memória da agressão, apaguemos da cultura e da educação das crianças a idéia do preconceito.
Gostamos da polêmica do Grafite porque rende fofoca, assim como gostamos de piadas preconceituosas? Ou a tolerância com o racismo diminui? Mas o que se diz e se faz sobre negros e mulheres ganharem menos que brancos e homens, por exemplo?
Metade do país é ‘parda, cor de papel de embrulho, na horrível classificação do IBGE. Essas pessoas são pobres e miseráveis, na maioria. Parte dos ‘grafites’ é ainda mais pobre. Um pardo 75%, quase preto, teria menos direitos ‘afirmativos’ que um negro 90%, quase pardo?’
O Estado de S. Paulo
‘Futebol e racismo’, copyright O Estado de S. Paulo, 16/04/05
‘A um companheiro de time que se queixou com ele das ofensas recebidas de um adversário no decorrer de um jogo, Leônidas da Silva, um dos maiores craques brasileiros de todos os tempos, deu uma resposta tão perfeita como os gols de bicicleta que o celebrizaram desde a Copa do Mundo de 1938, na França: ‘A mãe que você leva para o campo não tem nada que ver com a mãe que você tem em casa.’ Com isso, o calejado ‘Diamante Negro’ – o apelido vem a calhar para o que se segue – aconselhava o queixoso a ficar frio e não chutar ou estapear o ofensor, correndo o risco de ser expulso, que era, afinal, o que o outro queria que fizesse.
Foi rigorosamente o que aconteceu na partida entre o São Paulo e o Quilmes, da Argentina, com todas as suas equivocadas conseqüências. Ao dirigir ao atacante Grafite, acrescido do termo ‘negro’, o mais comum dos expletivos que se ouvem durante um jogo – dentro e fora do gramado -, o zagueiro quilmenho Desábato desejava que o são-paulino revidasse. Grafite bateu com a palma da mão na sua cabeça, Desábato desabou como se tivesse levado um tiro, o juiz deu cartão vermelho para o agressor (e para outro argentino com quem se envolvera logo antes em um lance faltoso). O provocador continuou em campo.
A caminho do vestiário, visivelmente abatido, Grafite se recusou a confirmar se Desábato teria dito ‘alguma coisa de cunho racista’, nas palavras do repórter que o abordou. ‘Não vou nem comentar para não dar ênfase’, desvencilhou-se o jogador. A essa altura ele não tinha como saber que já se dava ao episódio, afinal corriqueiro, toda a ênfase possível. O narrador da Rede Globo exaltou-se, fez praça do seu anti-racismo (a ponto de mostrar a sua pulseira de faixas preta e branca entrelaçadas), chamou mais de uma vez as imagens do incidente e usou adjetivos pesados ao se referir a Desábato. Começava-se a armar o espetáculo.
O secretário de Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, que acompanhava o jogo pela TV, acionou a polícia. O delegado de plantão no estádio, depois de conversar com um Grafite já então disposto a levar o caso adiante, deu voz de prisão ao argentino assim que a partida se encerrou. Foi a senha para o costumeiro show de estridência na mídia eletrônica, que mal deixou que se soubesse que, depois de depor, Desábato foi indiciado por injúria qualificada e não por crime racial, este inafiançável. Ainda assim, uma procuradora do Ministério Público estadual deu parecer contrário à soltura do atleta, sob fiança.
Foi um caso típico de ‘melée’, como diziam os locutores esportivos para designar confusão. É verdade que a Argentina não é nenhum paradigma de ausência de preconceito racial. Que o digam a sua ampla comunidade judaica, a proteção oficial aos nazistas fugidos depois da guerra – e o termo ‘macaquitos’, tradicionalmente aplicado aos brasileiros. É verdade também que, no jogo anterior, em Buenos Aires, jogadores e torcedores do Quilmes usaram ditos racistas contra Grafite – o apelido, aliás, não aborrece o jogador Edinaldo Batista Libânio. Mas, como de hábito, os primeiros queriam que o adversário perdesse a cabeça.
Isso é muito diferente do ódio racial que passou a freqüentar os estádios europeus. Na Espanha e Itália, por exemplo, é alarmante o número daqueles que ocupam as arquibancadas não para torcer por um time, mas para agredir os jogadores de origem africana com gestos, coros e objetos arremessados. Os Ronaldos brasileiros estão entre os alvos preferidos da horda. Some-se a essas peçonhentas manifestações a sanha de parte dos torcedores quando os seus times enfrentam clubes ‘judaicos’, como o Roma, o Tottenham Hotspur, de Londres, e o MTK, de Budapeste. Na xenofóbica Europa de hoje, o futebol é a arena pública do racismo.
Registre-se, por fim, que a legislação penal anti-racista brasileira, de 2003, representa um avanço. Embora o Brasil contemporâneo, felizmente, não tenha experiência dos horrores que podem advir do preconceito racial, étnico ou religioso, a dissuasão legal é sempre o melhor remédio. A questão, como em tantas outras esferas da vida coletiva, é saber quando a repressão se justifica e quando ela é uma resposta desmedida – suscitada, no caso, pela histeria diante de um episódio trivial no futebol. Mestre Leônidas da Silva decerto reprovaria o que se fez com Leandro Desábato, tratado pelas autoridades como autor de crime hediondo preso em flagrante.’
Painel do Leitor, Folha de S. Paulo
‘Racismo em campo’, copyright Folha de S. Paulo, 17/04/05
‘‘Não houve racismo no Morumbi durante o jogo da Libertadores entre o São Paulo e o Quilmes. Houve muita coisa, é claro: rixa entre jogadores, circo, espetáculo televisivo, teatro, a apresentação de quase todos os atores da companhia, exibicionismo explícito, abuso de poder, arrogância, prepotência, valor extorsivo da fiança e muitos equívocos. Foi uma sucessão de incompreensões, ofensas e humilhação do mais fraco, no caso o jogador Desábato, que viveu dias de cão em São Paulo. A meu ver, não houve racismo porque só existe racismo se a ofensa racista for praticada a partir de uma posição privilegiada de força, de hierarquia ou de poder, inclusive o econômico, impossibilitando, ao ofendido, toda e qualquer defesa. No caso do Grafite, isso não ocorreu, o argentino pode ser acusado no máximo de desinformado, pois, se tivesse usado o termo bambi, teria sido mais eficiente em sua provocação para desestabilizar o adversário. E nada aconteceria com ele, pois todos fazem isso.’ Jackson Vitoriano de Ulhoa (Rio de Janeiro, RJ)
‘O preconceito racial apresentado pelo jogador argentino Leandro Desábato precisa ser repudiado por todos. No entanto, se o jogador Edinaldo Batista Libânio se sentiu tão ofendido a ponto de chorar no vestiário, por que motivo ainda não processou a pessoa que lhe deu o apelido de Grafite?’ Adriana S. Reghine Giorjão (Bauru, SP)
‘A Atade (Associação Trabalhista de Afrodescendentes do Brasil), tendo em vista as ofensas recebidas pelo atleta Edinaldo Batista Libânio, o Grafite, vem manifestar, primeiramente, apoio total e irrestrito à atuação das autoridades paulistas e brasileiras no que tange à pronta intervenção e detenção do jogador Leandro Desábato, da equipe argentina do Quilmes. A Atade manifesta ainda total solidariedade ao jogador Grafite, que, em mais um evento trágico e inadmissível, sofreu atentado discriminatório de forma torpe e covarde. Rogamos para que tal episódio sirva para que, de agora em diante, toda e qualquer manifestação de ódio ou rancor contra os nossos irmãos brasileiros, motivada por sua etnia, credo, opção política ou preferência sexual, receba o mesmo tratamento exemplar de nossas autoridades. E que a sociedade brasileira, com a sua usual ternura e sensibilidade, continue a construir a maior nação dos mil povos. Todos são bem-vindos aqui, todos são irmãos perante o Altíssimo.’ Marco Aurélio Nunes dos Santos, presidente nacional da Atade (São Paulo, SP)
‘Assino embaixo do que disse o articulista José Geraldo Couto: nestes casos de racismo, melhor pecar por excesso do que por omissão. Mas o caso abre um precedente meio incômodo. Se toda vez que a televisão ou o rádio pegarem um palavrão ou uma ofensa, e isso se constituir em ofensa ou calúnia, acabou-se o futebol.’ Sérgio P. Ribeiro (São Paulo, SP)
‘O jogador e hoje comentarista Tostão foi muito feliz em seu artigo sobre a polêmica entre o jogador argentino Desábato e o brasileiro Grafite, que aceita pacificamente ouvir seu mau apelido repetido ‘n’ vezes pela imprensa, por amigos, por torcedores e talvez até por familiares. Até aí, tudo bem. Durante a emoção da disputa futebolística, quando todos os jogadores e até mesmo o árbitro e os bandeirinhas trocam ofensas impublicáveis, estas, geralmente, são toleradas e até levadas na base da gozação. E que dizer dos palavrões dirigidos pelos técnicos aos jogadores -que ultrapassam os gramados e chegam em nossos lares e aos nossos ouvidos via TV? Tudo é desculpável invocando-se a emoção da partida.’ Roberto Antonio Cêra (Piracicaba, SP)’
PRECONCEITO NA FSP
‘Sem preconceito’, copyright Folha de S. Paulo, 16/04/05
‘ ‘A Folha é um veículo de comunicação que prima pela isenção de preconceitos, de visões partidárias e de dogmas. Mas percebi um tom elitista e preconceituoso no texto de Josimar Melo do dia 10/3 (‘Mooca ganha casa argentina’, Ilustrada), que se encerra assim: ‘Afinal, mesmo com todo o esforço, de toda forma não estamos em Buenos Aires nem no Itaim’. Talvez ele não conheça a tendência mundial de regionalizar todos os serviços, o entretenimento, o lazer, o trabalho etc. devido à violência, que assusta as pessoas em qualquer lugar do mundo, ao trânsito, que, especificamente em São Paulo, é caótico, e à falta de tempo, característica de quem trabalha muito. A opinião sobre o restaurante não posso comentar, pois esse é o trabalho do colunista. Mas digo que as pessoas da Mooca, quando buscam qualidade, lêem a Folha esperando encontrar sugestões puramente técnicas nas críticas gastronômicas. A apologia do preconceito é sempre mordaz, pois fere os sentimentos de 63 mil pessoas que moram na Mooca e, por tradição, têm amor ao bairro, que tem bons restaurantes e boa gente.’ Maria Alice Amoroso Nunes (São Paulo, SP)
Resposta do jornalista Josimar Melo – O trecho citado refere-se à observação feita pelos próprios donos do restaurante de que é habitual na Mooca (onde eles vivem) que as pessoas se dirijam à zona sul quando buscam restaurantes mais sofisticados.’