Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Laura Mattos

‘Jornalista e braço direito do governador Mário Covas, Osvaldo Martins, 64, dá início amanhã ao desafio de ser o primeiro ombudsman da TV brasileira.

Ele foi convidado para o cargo pelo presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, também covista de carteirinha.

Para marcar o início das atividades do chamado ‘defensor do telespectador’ da Cultura, o canal fará amanhã, às 22h30, um ‘Roda Viva’ especial só com ombudsmans e ouvidores (leia abaixo).

A estréia na rede -majoritariamente mantida por recursos do governo estadual- ocorre num período de fervorosas discussões sobre a tentativa do Planalto de controlar a programação televisiva por meio de um termo de compromisso, da possível criação da Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual) e do Conselho Federal de Jornalismo.

Além de participar do ‘Roda Viva’, Martins lançará, na próxima sexta, um link no site da Cultura (www.tvcultura.com.br) no qual receberá críticas e sugestões de espectadores e fará comentários sobre a programação. Na TV, entrará no ar uma campanha para divulgar o endereço eletrônico do ombudsman e convocar a audiência a enviar sua opinião.

O seu programa semanal está em fase de formatação e deverá estrear no final de outubro. Já está definido que será gravado e terá a participação do público.

Segundo Martins, existe ainda um projeto de criar uma central telefônica, com uma linha 0800 (ligação gratuita) e 14 atendentes.

O ombudsman acredita que receberá também reclamações da programação de outros canais. De acordo com Martins, a Cultura já atende a telefonemas de pessoas que reclamam de novelas e programas de auditórios. ‘Como não há ombudsman nas outras redes, é provável que o espectador aproveite esse canal para falar sobre a TV brasileira em geral.’

Ele pretende encaminhar as queixas às devidas emissoras e guardar as informações para análise do comportamento da audiência. ‘No site e na TV, não irei falar dos outros canais, apenas da Cultura. Mas esses protestos podem ser úteis para saber o que o cidadão não quer ver na TV.’

O primeiro ponto da programação a ser criticado, segundo Martins, é o jornalismo, tradicionalmente chamado na Cultura de ‘público’. ‘Na verdade, esse conceito é muito vago. O que é jornalismo público? Todo jornalismo é, em tese, público, já que a informação é um bem social. É preciso definir exatamente o que é e o que não é pauta para a TV Cultura.’

Em sua análise, o conceito de TV pública é mais claro, no sentido de ser independente do estado e do mercado, mas ainda é preciso discutir qual deve ser o conteúdo.’

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‘Especial debate crítica interna’, copyright Folha de S. Paulo, 19/09/04

‘Ninguém estará amanhã no centro da bancada do ‘Roda Viva’, da TV Cultura. No lugar da cadeira giratória, será projetada uma arte, que tentará representar o tema da noite: o trabalho de ouvidores e ombudsmans.

Para dar início às atividades de Osvaldo Martins, ombudsman da TV Cultura, o programa de entrevistas sairá de seu formato original e colocará debatedores no lugar dos entrevistadores.

A primeira intenção era deixar a mídia no centro da roda, convidando apenas ombudsmans dessa área. A direção do programa, no entanto, decidiu mudar o foco e contar com a presença de profissionais de outros setores.

O apresentador, Paulo Markun, deverá encaminhar a discussão para a importância dessas figuras em órgão públicos e privados.

Como é possível, mesmo sendo um contratado da empresa, ter liberdade para defender internamente o consumidor, o cidadão, o leitor, o ouvinte ou o telespectador? Como a sociedade avalia esse papel? Ele é importante para o desenvolvimento da cidadania?

Essas são algumas das questões que deverão ser abordadas no debate de amanhã.

Convidados

Até a última quinta-feira, estavam confirmadas as presenças de Osvaldo Martins (ombudsman da TV Cultura), Benedito Mariano (secretário municipal de Segurança Urbana e ex-ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo), Aristóteles dos Santos (ouvidor da Agência Nacional de Telecomunicações), Edson Vismona (advogado e presidente da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsmans), Caio Túlio Costa (primeiro ombudsman da Folha e da imprensa brasileira) e Marcelo Beraba (atual ombudsman da Folha).

A produção do ‘Roda Viva’ ainda tentava chamar um ombudsman da área de varejo.’



GLOBO vs. RECORD
Laura Mattos

‘Globo e Record disputam audiência da África ao Japão’, copyright Folha de S. Paulo, 19/09/04

‘Um motoqueiro estatelado na marginal Tietê e o congestionamento causado pelo acidente interessam a alguém que não more em São Paulo? É um paradoxo, mas o ‘Cidade Alerta’, jornalístico local de mundo cão, que registra essencialmente as tragédias paulistanas, é sucesso em Maputo, capital de Moçambique.

O programa é transmitido em países da África pela Record Internacional, que conta com nove retransmissoras no continente.

Africanos de territórios de língua portuguesa são, ao lado de portugueses e brasileiros que moram fora, um mercado de ouro para Record e Globo, que distribuem suas programações internacionalmente. Os dois canais apresentam basicamente os mesmos programas do Brasil, com alguns exclusivamente produzidos para fora e pequenas variações de horário em razão do fuso. Jogos e o jornalismo são ao vivo, o que faz com que o ‘Jornal Nacional’, por exemplo, vá ao ar à tarde nos EUA e de madrugada na Europa.

Antes vistos como investimento para o futuro, os canais são hoje produtos prioritários, com lucro e potencial de crescimento. Assim, a disputa por telespectadores e anunciantes cruza fronteiras e vira batalha de Miami (EUA) a Luanda (Angola). A Globo distribui o canal preferencialmente por assinatura e a Record abre o seu gratuitamente na maioria dos países. O faturamento da Globo Internacional é 80% de assinantes e 20% de publicidade, enquanto o da Record com assinatura é insignificante perto dos anunciantes.

Nos EUA, os dois canais são pagos. O da Record custa U$ 14,99 por mês e conta com 30 mil clientes, enquanto o da Globo, a US$ 20, já foi vendido a 56 mil.

Além de bons negócios para as TVs, as redes divulgam o Brasil no exterior e são vistos com bons olhos pelo governo federal (que deve lançar um exemplar estatal).

Em Moçambique, apesar de a fala ser mais próxima à de Portugal, termos usados só no Brasil começam a ser adotados, segundo José Roberto Procopiak, 49, conselheiro da Embaixada do Brasil em Maputo. ‘Para se referir a ‘fila’, as pessoas diziam ‘bicha’, como em Portugal. Com as TVs brasileiras, já se usa ‘fila’, afirma ele, que mora há dois anos no país e tem em casa Globo e Record.

‘A TV fez muita coisa do Brasil virar sucesso entre os moçambicanos. É o caso de novelas, futebol, música e até de personalidades, como Netinho [Record]’, diz Procopiak, casado com uma sul-africana que vê novelas da Globo. Segundo ele, o ‘Cidade Alerta’ (Record) causou até polêmica. ‘Disseram que os criminosos daqui se inspiravam no programa.’

Uma das vantagens das TVs brasileiras para os africanos é a agilidade do jornalismo, na avaliação do angolano Francisco Manoel, 44, segurança da Embaixada do Brasil em Luanda. Em Angola há só dois canais locais, ambos estatais. ‘A TV Globo traz notícias antes das nossas’, diz ele, também fã do ‘Sítio do Picapau Amarelo’.

A Globo Internacional completa cinco anos. Hoje com a mesma grade horária para os 63 países em que é sintonizada, lançará três diferentes, a fim de se adaptar aos diferentes fusos: um para América, outro para Europa/África e um terceiro para o Japão. Além disso, acaba de fechar contrato com a norte-americana Comcast Cable, maior operadora de TV a cabo do mundo, com alcance de 21 milhões de domicílios. O acordo levará o canal às duas principais cidades da colônia brasileira nos Estados Unidos: Miami e Boston.

Também emplacou seu sinal em 150 mil residências no México graças a uma parceria fechada neste mês com a Sky e a Cablevisión, as duas maiores do país. Segundo dados oficiais, está presente em 1,8 milhão de domicílios no mundo, com aproximadamente sete milhões de espectadores.

A Record, há três anos no ar, afirma ser difícil calcular seu alcance mundial, já que em muitos países é aberta. Além dos 30 mil nos EUA, diz estar presente em cinco milhões de domicílios em Portugal, 24 milhões no Reino Unido, 3,5 milhões nos outros países europeus e 10 mil no Japão.’

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‘TV por internet é opção no exterior’, copyright Folha de S. Paulo, 19/09/04

‘Quem quiser matar a saudade da TV brasileira no exterior pode também usar a internet. E há até vantagem em relação ao televisor: a rede traz programações de outras emissoras -não só da Globo e da Record- e o acesso é grátis.

A Rede TV! coloca em seu site (www.redetv.com.br) sua programação ao vivo e cenas das gravações de programas. A Record (www.rederecord.com.br) já oferece alguns vídeos de programas e o SBT (www.sbt.com.br) se prepara para seguir o caminho. Já a Band (www.band.com.br) ainda não tem projeto semelhante. No caso da Globo, o acesso aos vídeos (www.globo.com) se dá por meio de assinatura, não vendida no exterior. Mas há alguns gratuitos.

As desvantagens da internet são a baixa qualidade do som e da imagem e o fato de grande parte não ser exibida na íntegra.’



TV RECORD
Daniel Castro

‘Pesquisas empacotam Tom Cavalcante’, copyright Folha de S. Paulo, 18/09/04

‘O conteúdo e o marketing do programa que Tom Cavalcante deve estrear na Record no dia 27 serão totalmente calcados em pesquisas. O uso de pesquisas, que dão uma base mais ‘científica’ aos programas de TV, é praticamente inédito na Record.

Para definir o formato da atração, a Record fez em agosto uma pesquisa quantitativa (individual, com questionários) com 400 pessoas em São Paulo. Na próxima terça, irá submeter o piloto (programa-teste) gravado anteontem a uma pesquisa qualitativa.

A pesquisa de agosto, por exemplo, já determinou a mudança do horário do ‘Show do Tom’. Inicialmente, a Record queria exibir o programa às 23h. Agora, já fala em 22h. É que 29% dos entrevistados disseram não ter interesse em ver o programa de Cavalcante. Desses, 80,5% disseram que o principal problema era o horário ‘muito tarde’ (só 4,2% contaram que preferem a Globo).

O resultado da pesquisa é bastante positivo ao humorista: 82,5% afirmaram que gostam ou gostam muito dele _só 8,5% não gostam ou detestam. Entre seus personagens, os mais conhecidos e apreciados são João Canabrava, Ribamar e Pitbicha.

A pesquisa também determinará a distribuição de piadas (57% de preferência), imitações (26%) e antigos personagens (21%) no programa, que ainda terá entrevistas ‘como Jô Soares’ (14% de aprovação) e musicais (8%).

OUTRO CANAL

Alívio Nova contratada da Record, onde terá atração de variedades no lugar do ‘Programa da Eliana’, Sonia Abrão estava trabalhando no SBT com contrato vencido desde 30 de junho. E Silvio Santos não ficou nem um pouco magoado com a ‘perda’. Ficou até aliviado.

Agora vai O ranking de agosto dos artistas da Globo que mais recebem cartas está atrasado. Critérios estão sendo revistos. O novo ranking irá separar cartas enviadas a artistas devido a promoções daquelas dirigidas diretamente aos atores/apresentadores.

Plástica O artista plástico Aguilar irá pintar as bancadas do novo cenário do ‘Roda Viva’. A novidade estreará em 18 de outubro, quando irá ao ar edição comemorativa dos 18 anos do programa de entrevistas. A Cultura também lançará um livro com depoimentos de quase todos os âncoras que já passaram pelo ‘Roda Viva’.

Ferina 1 O juiz Maurício Lemos Porto Alves, da 28ª Vara Criminal de São Paulo, rejeitou queixa-crime apresentada pela vereadora Claudete Alves (PT) contra Clodovil Hernandez, da Rede TV!.

Ferina 2 Em entrevista à Folha em março, Clodovil chamou a vereadora (que o acusava de racismo) de ‘macaca de tailleur’. Para o juiz, o apresentador não teve intenção de ofendê-la, uma vez que demonstrou na entrevista que não sabia se ela é branca ou negra.’



GLOBO NACIONALISTA
Daniel Castro

‘TV Globo lidera campanha nacionalista’, copyright Folha de S. Paulo, 17/09/04

‘A Globo foi a rede que mais deu espaço à campanha nacionalista ‘O Melhor do Brasil É o Brasileiro’, assinada pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), apoiada pelo governo federal e estrelada pelo jogador Ronaldo e o pelo cantor Herbert Vianna.

Das 206 inserções de comerciais de um minuto cada um veiculadas em São Paulo de 26/7 até a última terça, 82 (ou 40% do total) partiram da Globo. Esses anúncios, todos veiculados gratuitamente, custariam (só na Grande SP) R$ 3,9 milhões. Só o espaço cedido pela Globo equivale a 84% (R$ 3,260 milhões) desse total.

Isso se explica porque a Globo também cedeu os horários mais nobres e mais caros. As novelas das oito (nove inserções), das sete (oito) e o ‘Jornal Nacional’ (seis) estão entre os dez programas que mais exibiram a campanha.

O levantamento foi feito para a Folha pelo Controle da Concorrência, serviço que monitora publicidade. O SBT foi vice-líder em exibições: 50 inserções (24% do total). A Band veiculou 38 comerciais (18%), a Rede TV!, 26 (13%) e a Record, só 10 (5%).

Ao som de ‘Tente Outra Vez’ (famosa com Raul Seixas), os comerciais mostram como Ronaldo e Vianna deram a volta por cima. Na linha ‘Sou brasileiro e não desisto nunca’, a campanha volta com força total na semana que vem, em três novas peças _uma delas será com o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

OUTRO CANAL

Astral 1

Não é só Xuxa que passa por fase ruim (a Globo determinou mudanças em seu programa, em baixa no Ibope). Marlene Mattos também. Está cada vez mais perdendo poder na Band.

Astral 2

Na Band, avalia-se que nada do que Marlene fez até agora deu certo. O maior exemplo é o programa de Preta Gil. Não emplacou _sábado passado, deu só 1,5 ponto no Ibope.

Incógnita 1

O jornalista Marcelo Rezende vai apresentar o ‘Fala Brasil’ assim que for ‘extinto’ o ‘Cidade Alerta’, na Record, o que deve ocorrer com a estréia de ‘A Escrava Isaura’, em 18 de outubro.

Incógnita 2

Não será surpresa se o ‘Cidade Alerta’, que dá audiência, apenas mudar de nome e formato. Pode até continuar no mesmo horário: é possível que o ‘Fala Brasil’, hoje matinal, passe com Rezende para a faixa das 18h. Nesse caso, o vespertino ‘Tudo a Ver’, de Paulo Henrique Amorim, iria para as manhãs.

Expansão

A voz de Luciana Gimenez foi ouvida em todas as emissoras de São Paulo durante o horário eleitoral noturno de terça-feira. A geração do programa político foi feito pela Rede TV! Em alguns momentos, era possível ouvir Luciana nitidamente dizendo: ‘Boa noite, gente!’. A Rede TV! diz que ainda está apurando como e onde ocorreu o vazamento de áudio.’



TV & INFÂNCIA
Daniel Castro

‘Governo veta ‘demônio’ de manhã na Globo’, copyright Folha de S. Paulo, 15/09/04

‘Um dos desenhos de maior audiência do Cartoon (canal líder da TV paga), ‘InuYasha’ foi considerado pelo Ministério da Justiça como inadequado para antes das 20h na TV Globo, por conter ‘violência leve’ (agressões físicas).

A classificação vale apenas para a Globo. Se for mantida, equivale ao banimento da série na emissora, que só exibe desenhos de manhã. Canais pagos, como o Cartoon, que apresenta ‘InuYasha’ diariamente das 17h05 às 18h, são livres de classificação.

A Globo pode recorrer da classificação. Mas, até ontem, a posição era de não recorrer. Segundo a emissora, não havia previsão de estréia de ‘InuYasha’.

O Ministério da Justiça analisou dez episódios do seriado e considerou todos impróprios para crianças menores de 12 anos.

‘InuYasha’, da mesma linhagem de ‘Dragon Ball’, é um animê (desenho japonês) com monstros e lutas. No site do Cartoon, o personagem-título é descrito como ‘um garoto meio homem meio demônio, que busca a ‘Jóia das Quatro Almas’ para se tornar um demônio completo’.

Em 2001, decisão do Ministério da Justiça levou a Globo a descartar a exibição da série japonesa ‘Power Stone’, classificada para as 20h. A emissora recorreu e perdeu. Há dois meses, a Band só conseguiu liberar ‘Cavaleiros do Zodíaco’ para as 17h após comprometer-se com o ministério a cortar cenas de violência.

OUTRO CANAL

Toga 1

A Record conseguiu no Superior Tribunal de Justiça liminar suspendendo decisão judicial que dava ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) direito de resposta na Record. Carlos Lessa (presidente do órgão) se ofendeu com reportagem, de abril, contrária a plano do BNDES de ajuda à mídia.

Toga 2

O banco informa que irá tentar todos os recursos para ‘garantir o direito constitucional de resposta’.

Anti-Bush 1

O ministro das Comunicações da Venezuela, Andrés Izarra, disse em programa de rádio daquele país, na semana passada, que está ‘em adiantadas negociações’ para que o Brasil venha aderir ao projeto da Telesur, canal internacional que pretende se ‘contrastar às informações transmitidas pela CNN’.

Anti-Bush 2

A declaração foi publicada em órgãos oficiais venezuelanos. Mas, segundo o governo brasileiro, é só factóide. Assessores da Presidência e do Ministério das Comunicações dizem que o Brasil desconhece totalmente o assunto.

Mutação

Heitor Martins, que interpretou o personagem Pitbitoca na Globo, foi contratado ontem pela Record, para ser assistente de palco de Tom Cavalcante, que estréia na emissora dia 27. Mas Martins não poderá reviver Pitbitoca. O personagem é da Globo.’