Wednesday, 04 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Liberdade de expressão e pluralismo da mídia na AL

Está aberto até 15 de fevereiro o prazo para submissão de artigos para a primeira edição do Journal of Latin American Communication Research (JLACR). A revista científica é resultado de parceria entre a Associação Latino Americana de Investigadores de Comunicação (ALAIC) e da Organização Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nesta primeira edição, a revista JLACR procura trabalhos que se expandam ou critiquem a compreensão da interação entre a mídia e a liberdade de expressão e do pluralismo dos meios de comunicação na América Latina. Como é o desenvolvimento dos meios de comunicação na região? Como é a relação dos governos e da imprensa? Quais são os limites da liberdade de expressão nos países latino-americanos? Qual é o impacto das novas tecnologias sobre o desenvolvimento da liberdade de expressão? Como está sendo incorporada raça, ideologia política e do pluralismo na comunicação social? Como discursos da mídia promovem a integração na região? Quais são os principais indicadores do pluralismo na comunicação social? Mesmo quando essas questões não definem a recepção de manuscritos, elas orientam os temas desta edição.

Para obter mais informações: http://www.alaic.net/journal

Editor: Carlos Arcila (e-mail: arcila@ula.ve)

Editores Associados: Elias Said (Colômbia), Fernando Oliveira Paulino (Brasil), Jairo Lugo (Escócia) e Joseph Straubhaar (EUA).

Sobre JLACR

Resumo

A Revista Latino-Americana de Pesquisa em Comunicação (JLACR) é uma revista semestral acadêmica, publicada e apoiada pela Associação Latino-Americana de Investigadores de Comunicação (ALAIC) e seus parceiros na área. O principal foco da revista é analisar e promover os estudos sobre os processos comunicacionais da América Latina que estão em processo de realização. Nesse sentido, a revista inclui temas gerais da mídia e da comunicação de massa, bem como a comunicação interpessoal e digital, vistos por diferentes pontos de vistas. A JLACR aceita artigos originais, principalmente derivados da investigação social, e outras propostas, como dissertações teóricas, revisões de literatura e análises de pesquisas anteriores.

História

A JLACR foi criada em 2010 com a idéia de consolidar e exportar para publicação em inglês os resultados de pesquisas em comunicação na/sobre a América Latina. Um grupo de acadêmicos se deparam com este interesse e desenvolveram o projeto, inicialmente proposto pela ALAIC com o apoio da Invecom (Venezuela). A equipe editorial enfrentou o antigo desafio de publicar uma revista da América Latina, com textos escritos integralmente em inglês, onde os idiomas espanhol e o português são as línguas mais utilizadas nas pesquisa em comunicação. Originalmente pensado como uma publicação online, a primeira edição da JLACR se constitui como um projeto com uma versão impressa e outra online, com a intenção de se tornar referência internacional no mundo acadêmico.

Parceiros

Principais parceiros incluídos no Conselho Editorial da JLACR provêm de associações nacionais dedicadas à pesquisa em comunicação na América Latina, para garantir uma melhor representação dos países da região. Novos parceiros interessados em participar do Conselho Editorial têm de se inscrever e enviar o pedido aos responsáveis pela revista.

Equipe

Diretor: Coordena as ações financeiras e políticas da revista, sendo o responsável pela promoção, distribuição e crianção de alianças. O director é indicado pelo presidente da ALAIC.

Editor: O editor é responsável pela orientação editorial e por fazer a ligação com o Conselho Consultivo, bem como o recrutamento para o Conselho Editorial, solicitação de propostas de trabalho e prestação de assistência ao Editor-Chefe. O editor irá gerenciar a seleção de temas especiais para questões específicas. O editor é designado pelo Conselho Editorial.

Editores associados: Além das responsabilidades gerais de promoção, os Editores Associados são responsáveis pela confidencialidade das pesquisas enviadas, encontrando revisores adequados para a distribuição edição das cópias. editores essociados também coordenam os volumes e números da revista, em cooperação com o editor. Eles serão designados pelo Conselho Editorial.

Conselho editorial: Dita o tom e a direção da política editorial da publicação, através da designação do editor e editores associados e sugerindo temas e orientações para publicação.

Conselho consultivo: O Conselho consultivo é composto por especialistas de renome internacional relacionados às disciplinas de comunicação, sociologia, psicologia, economia e de outras áreas das ciências sociais e humanas que tenham uma estreita relação com os estudos de comunicação.

Journal of Latin American Research Comunicação

Diretor: César Bolaño (Brasil)

Editor: Carlos Arcila (Venezuela)

Editores associados: Elias Said (Colômbia), Fernando Oliveira Paulino (Brasil), Jairo Lugo (Escócia) e Joseph Straubhaar (EUA).

Conselho Editorial: Carlos Arroyo (Bolívia), Isabel Neuman (Venezuela), Margarida Kunsch (Brasil), Maricela Portillo (México) e María del Carmen Cevallos (Equador).

Conselho Consultivo: Armand Mattelart (França), Carlos del Valle (Chile), Caroline Hodges (Inglaterra), Delia Crovi (México), Eliseo Colón (Porto Rico), Enrique Sanchez Ruiz (México), Gaetan Tremblay (Canadá), Gustavo Cimadevilla (Argentina), John Sinclair (Austrália), José Marques de Melo (Brasil), Lucia Castellón (Chile), Luis Ramiro Beltrán (Bolívia), Murilo Ramos (Brasil), Orlando Villalobos (Venezuela), Philip Schlessinger (Escócia), Rafael Obregon (Colômbia), Raul Fuentes (México), Rosental Alves (EUA), Tereza Quirós (Peru), Thomas Tufte (Dinamarca), Valério Brittos (Brasil) e Vicki Mayer (EUA).

JLACR: Journal of Latin American Communication Research – Orientações Gerais

** Temática: O Journal of Latin American Communication Research (JLACR) publica apenas artigos acadêmicos sobre pesquisa em comunicação na América Latina ou sobre processos de comunicação latino-americanos. Os temas devem ser resultado de pesquisa social e podem ser originados de qualquer área do conhecimento vinculada com a comunicação ou desde uma perspectiva interdisciplinar. Discussões teóricas e outros tipos de ensaios, como revisões bibliográficas, também são aceitos. JLARC recebe contribuições de um amplo leque de temas relacionados com estudos de comunicação, ciência política, tecnologia, educação, cultura, economia etc. Os artigos devem incluir uma revisão do estado da arte e ser rigorosos teórico e metodologicamente.

** Quando submeter: Artigos podem ser enviados ao longo de todo ano, levando em conta que cada edição tem um ‘Call for Papers’ com o objetivo de receber artigos para tópicos específicos;

** Idiomas: Os textos podem ser encaminhados em inglês, português e espanhol.

** Direitos autorais: As propostas submetidas para o JLACR devem ser originas e não devem ter sido publicadas em qualquer outra revista ou livro ou eventos científicos. Em caso de dúvidas, os autores devem consultar os editores do JLACR.

Preparação do artigo

** Medidas: Os artigos devem ter entre 7.000 a 10.000 caracteres.

** Estilo de Citação: JLACR segue o Manual of Style of the American Psychological Association (APA), e os autores devem adaptar seus textos a edição mais recente disponível em: http://flash1r.apa.org/apastyle/basics/index.htm

** Formatos: JLACR recebe propostas no formato Word (.doc). Outras informações adicionais, como gráficos e tabelas devem ser enviadas em formatos gráficos mais comuns como .jpg e .gif. Para incluir formatos especiais (som e vídeo), por favor, contate os editores.

Submissão de textos

As submissões para o JLACR devem ser enviadas apenas por meio da plataforma (http://www.alaic.net/journal). Os autores devem enviar o incluir no artigo:

** Título

** Resumo (200-250 palavras)

** Dados dos autores (email, instituição e breve biografia de cada autor)

** Texto completo do artigo

** Para uma revisão ‘doubled-blind’, os autores devem enviar adicionalmente uma versão anônima do artigo. Neste caso, as referências diretas aos autores devem ser removidas. Essa versão deve ser acompanhada de uma página separada contendo nome e afiliação do(s) autor(es).

Instruções para submissão de artigos

Acesse a plataforma do JLACR (http://www.alaic.net/journal) por meio de sua conta. Se você não tiver uma, por favor, registre-se no site. Para enviar um artigo, faça o log in como ‘Author’. Clique em ‘New Submit’ e siga as instruções na tela, preenchendo os campos requiridos.

Atenção: Figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente. A plataforma permite o ‘upload’ de arquivos de texto, assim como de outros formatos.

Procedimentos de revisão

Todos os artigos serão revisados pelos editores e por dois avaliadores. A decisão dos avaliadores será enviada por email para os autores. A primeira revisão será encaminhada na linguagem original do artigo (Português, Espanhol ou Inglês), e a segunda será enviada em inglês. O processo leva em torno de três meses.

Os Avaliadores dos artigos utilizarão os seguintes critérios:

** Os artigos devem incorporar análises teóricas e pesquisas sociais,

** Argumentação compacta e rigorosa,

** Referenciais e metodologia devem ser apropriadas para atingir os resultados apresentados,

** Os resultados apresentados devem contribuir para pesquisas futuras, revisões, sínteses e análises devem ser claras e diretas.