Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Mariana Barros


‘Se você é usuário do Skype (www.skype.com), o mais popular programa de comunicação de voz pela internet, saiba que a oferta dos serviços desse tipo engloba muitas outras opções. Antes restrita aos usuários corporativos, a VoIP, abreviação de voz sobre IP, vem chegando às residências, com serviços capazes de adaptar telefones comuns e oferecer convergências com o celular e com o e-mail.


Nesse tipo de comunicação, em vez do cabo de telefonia, utiliza-se também o cabo de conexão de banda larga de internet para conversar com outras pessoas.


Sua maior vantagem é reduzir o custo das chamadas, embora a comunicação a custo zero fique restrita às conversas entre PCs e entre telefones IP. Nesses tipos de serviço não são cobrados pulsos, interurbanos nem ligações internacionais, pois a distância entre o local de origem e de destino das ligações não encarece a comunicação, assim como ocorre com o e-mail ou bate-papo instantâneo.


Esse também é o caso do Skype e de alguns programas comunicadores que oferecem conversas via voz e até via vídeo. Nas demais modalidades de VoIP, os custos provêm das necessidades de adquirir equipamentos adequados e de combinar as redes de banda larga e as de telefonia convencional para efetuar o tráfego de voz.


Dessa maneira, é possível fazer ligações para telefones fixos comuns e para celulares, com a vantagem de pagar tarifas mais baratas, uma vez que apenas parte do tráfego utiliza a rede telefônica. Tais serviços são chamados de telefonia IP. É importante considerar que, além das tarifas, existem custos de assinatura, de planos de crédito e da infra-estrutura necessária para utilizar tais serviços.


Usuários


O número de usuários de VoIP cresce ano após ano, embora ainda seja pouco se comparado ao número de usuários da telefonia comum, principalmente no Brasil, onde há cerca de 37 milhões de linhas fixas e apenas 2,3 milhões de assinantes de banda larga -clientes em potencial do serviço. Segundo a Anatel, não há números oficiais sobre a quantidade de usuários de VoIP no Brasil. A dificuldade de mensurá-lo reside no fato de o serviço não dispor de regulamentação específica.


O que se sabe é que é crescente a oferta de serviços para usuários, tanto corporativos quanto residenciais -estes, atendidos por ao menos 23 dos cerca de 30 provedores de VoIP que operam no país, segundo site Teleco (www.teleco.com.br). Os recursos e os preços variam conforme o plano e a estrutura escolhida, mas, de modo geral, as tarifas são tentadoras: chegam a ser três vezes inferiores às cobradas pela telefonia convencional, no caso de ligações internacionais.


A maioria desses provedores dispõe de parcerias com empresas estrangeiras, principalmente norte-americanas. Naquele país, há mais de 1.100 provedores de telefonia via internet e cerca de 2,8 milhões de usuários residenciais, número que pode chegar a 17,5 milhões em 2008 -ainda assim inferior ao atual número de linhas telefônicas, 178 milhões.


Os norte-americanos respondem por 53% do total de usuários de VoIP em todo o mundo, seguidos pelos europeus, com 23%, pelos asiáticos, com 15%, e pelos latino-americanos, com 15%.


Especula-se que, em breve, o setor comece a incomodar as operadoras de telefonia comum e até as de celular -afinal, por Wi-Fi, é possível conectar-se à internet sem o uso de fios.’



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‘Anúncio deve ganhar voz no Skype’, copyright Folha de S. Paulo, 21/09/05


‘Imagine quanto vale um programa que, a qualquer momento do dia ou da noite, tenha de 1 milhão a 3 milhões de usuários on-line. A resposta foi dada na semana passada, quando esse mesmo programa, o Skype, que permite aos internautas conversarem gratuitamente via voz usando o PC, foi adquirido pela soma de US$ 2,6 bilhões -montante que remete à época áurea dos negócios pontocom, antes do estouro da grande bolha da internet.


O comprador foi o site de leilões eBay, que viu no Skype a perspectiva de reproduzir os links patrocinados que enriqueceram o Google e que, agora, poderão ser veiculados via voz. Outro chamariz foi a possibilidade de integrá-lo ao banco on-line PayPal para fazer cobranças quase automáticas das ligações para telefones comuns.


Astronômico


A velocidade e a rapidez com as quais o Skype cresceu são assombrosas. Criado em 2003, pela mesma dupla que inventou a rede de troca de arquivos Kazaa, Niklas Zennstrom e Janus Friis, o programa foi um dos grandes responsáveis pela popularização da VoIP entre usuários residenciais. Até o fechamento desta edição, o site computava mais de 168 milhões de downloads.


Assim como o Kazaa (que dispõe de versão com o programa de conversas integrado), o Skype é baseado em peer-to-peer (P2P), redes em que os usuários têm capacidades equivalentes de receber e de enviar dados -no caso do Skype, suas vozes. Ao completar um ano de existência, o programa já contava com quase 20 milhões de usuários. Hoje, são 54 milhões de pessoas, com mais de 1 milhão de usuários brasileiros.


Apesar de pequena no cenário internacional, a quantidade de brasileiros é bastante representativa, se levarmos em conta que o programa requer uma conexão de banda larga à qual nem todos os internautas brasileiros têm acesso. O Skype é usado por 9,29% dos usuários residenciais do país, quase um em cada dez.


Além de sua versão mais conhecida, gratuita e que pode ser baixada em www.skype.com com versões para Windows, Mac e Linux, o Skype oferece outras modalidades de VoIP.


Uma delas é o SkypeOut, com a qual é possível fazer ligações para telefones fixos e para celulares. Indisponível no Brasil, ela implica na aquisição de créditos para pagar tarifas que variam de US$ 0,023 a US$ 1,19 por minuto, dependendo do local de destino.


Já o SkypeIn é um serviço de compra de linhas virtuais para fazer e receber ligações. O Skype Zones, disponível no Brasil, oferece ligações em redes Wi-Fi de hotéis e cafés (hotspots) mediante mensalidade de US$ 7,95.’



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‘Ligação via VoIP utiliza telefone comum’, copyright Folha de S. Paulo, 21/09/05


‘Há diversas maneiras de se comunicar via VoIP. Algumas até dispensam o uso do computador, embora não seja possível abrir mão de uma conexão de banda larga, pela qual a voz trafegará.


Há, basicamente, dois tipos de serviço de VoIP: o baseado no PC, que estabelece uma comunicação de voz entre computadores e que, em alguns casos, também estabelece uma comunicação entre o PC e telefones comuns ou celulares, e o que adapta o telefone convencional para o tráfego de VoIP – dentro desta categoria há também diferenças.


No primeiro caso, encontram-se serviços como UOL Fone e Erme Phone. Para usá-los, é necessário criar um e-mail com o respectivo domínio, baixar o software, dispor de fones com microfone e comprar créditos para as ligações. Seu funcionamento é semelhante ao da versão mais popular do Skype, permitindo uma comunicação por voz inteiramente feita pela rede de banda larga.


Há ainda outras funcionalidades interessantes integradas a esses serviços. O Erme Fone, por exemplo, vem com leitor de RSS, aglutinador de contas de e-mail e integra-se ao celular, enviando e-mails e alertas em mensagens de texto e desviando chamadas para serem atendidas no portátil.


Se o usuário desejar, pode ainda adquirir uma linha virtual -mas aí o serviço já passa a integrar uma outra categoria de VoIP: a que dispensa o PC e utiliza um telefone convencional adaptado.


Telefone IP


Os serviços desse grupo dividem-se em dois tipos: um dedicado somente a realizar ligações e outro capaz de realizar e também de receber telefonemas. Em ambos os casos, o usuário precisa adquirir um equipamento que possibilite utilizar um cabo de banda larga no lugar do cabo telefônico.


Pode ser um telefone IP -aparelho que se assemelha a um telefone comum e que já vem capacitado para trafegar VoIP- ou um adaptador, que é ligado ao modem e ao telefone convencional, adaptando-o para que seja ligado a um cabo de banda larga.


Entre os serviços que permitem apenas receber ligações, está o da operadora Taho, pelo qual o usuário contrata uma linha virtualmente localizada na cidade em que desejar. Assim, é vantajoso adquirir uma linha virtual do local para onde se costuma ligar com freqüência: não importa onde você esteja realmente, pois virtualmente sempre estará na cidade escolhida e, conseqüentemente, pagando por ligações locais. As ligações entre telefones da mesma operadora têm custo zero.


A desvantagem desse tipo de serviço é que o usuário precisa manter sua linha telefônica para receber ligações. Assim, o adaptador que se liga ao telefone convencional contém uma saída para o cabo de banda larga e outra para o telefônico.


Substituição


Se o seu intuito é substituir a linha telefônica, recorra a serviços como o da Hip Telecom e o da Primeira Escolha, que fazem e recebem ligações pelo cabo de banda larga.


Seus adaptadores têm um roteador que prioriza o tráfego de voz sobre o de dados. Assim, se você baixar um arquivo ao mesmo tempo em que conversa, o aparelho reduzirá a taxa de download para que a comunicação via voz não seja prejudicada, evitando atrasos de som que impossibilitariam a conversa. Por outro lado, eles comportam apenas dois aparelhos telefônicos, o que deixa a telefonia comum em vantagem.’



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‘TVA e Yahoo! dispõem de planos ‘, copyright Folha de S. Paulo, 21/09/05


‘O Yahoo! e a operadora de TV por assinatura TVA também oferecem pacotes para ligar via VoIP. Com parcerias formadas com as operadoras Hip Telecom e Primeira Escolha, respectivamente, eles oferecem créditos pré-pagos e dispõem de recursos como conferências, identificador e bloqueio de chamadas e caixa postal.


Nos testes realizados pela reportagem, foram feitas ligações interurbanas, internacionais e para celulares. A qualidade da voz é boa, embora o som chegue com um atraso mínimo -imperceptível, a não que você esteja cara a cara com o outro usuário. As ligações demoram mais para serem completadas, mas não houve ecos nem interferências.


Faça você mesmo


As empresas afirmam que o próprio usuário pode fazer a instalação (a visita de um técnico é cobrada à parte). As instruções dos manuais permitem que a tarefa seja executada por leigos.


Com o PC desligado, desplugue o cabo de banda larga do modem e ligue-o na porta WAN do adaptador. Na saída do modem, antes ocupada pelo cabo de banda larga, ligue o cabo de rede (RJ-45), fornecido no kit da operadora. A outra extremidade desse cabo deve ser ligada na porta LAN do adaptador. Conecte o cabo telefônico (RJ-11), também incluso no kit, à porta Phone 1 do adaptador e a um telefone comum. Ligue os cabos de alimentação do modem e do adaptador e aguarde a conclusão do download dos arquivos de configuração.’



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‘Regulação não é específica ‘, copyright Folha de S. Paulo, 21/09/05


‘A regulação dos serviços de VoIP é um ponto polêmico dessa tecnologia. No Brasil, as operadoras não contam com uma autorização específica, mas apenas com uma licença, concedida pela Anatel, para prestar serviços multimídia -e que engloba outras modalidades.


Segundo a assessoria da Anatel, ‘o cenário regulatório vigente é carente de normas específicas para disciplinar os serviços de VoIP no Brasil’. Para ela, a questão central não é o tipo de tecnologia usada -cabo de dados ou telefônico-, mas o tipo de serviço prestado, de telefonia ou não.


A Câmara dos Deputados encomendou um estudo sobre o assunto, publicado em agosto e cujo foco foi o impacto da VoIP sobre as operadoras de telefonia.


Segundo o consultor parlamentar Cláudio Nazareno, autor da pesquisa, ainda não há projetos de lei sobre o assunto, abordado apenas para antecipar possíveis demandas. ‘As empresas foram pegas de surpresa e tentam se posicionar lançando produtos’, diz. ‘A VoIp ainda é incipiente, mas chegou para ficar’, avalia.’



NYT DEMITE


Folha de S. Paulo


‘‘New York Times’ vai demitir 500 profissionais’, copyright Folha de S. Paulo, 21/09/05


‘O tradicional diário norte-americano anunciou ontem que irá cortar 500 postos de trabalho -4% de todos os ramos da empresa- com a intenção de reduzir custos. Outros 200 profissionais haviam sido demitidos no começo do ano. Redução na circulação e dos investimentos em publicidade vêm afetando recentemente os jornais dos Estados Unidos.’



NYTIMES ONLINE


Helena Celestino


‘‘NYT’ lança novo serviço online com acesso pago’, copyright O Globo, 20/09/05


‘Você pagaria US$ 49,95 por ano para conversar online com Paul Krugman? O ‘New York Times’, que publica colunas semanais com o mais crítico economista da política do presidente George W. Bush, acha que sim. Apostando nisso, o jornal lançou ontem um dos mais ousados projetos já tentados pela mídia americana para cobrar de seus leitores pelos serviços online: o TimesSelect.


O novo serviço permitirá que os assinantes mantenham contato online com 22 dos mais prestigiados colunistas do jornal, consultem os arquivos da publicação de 1980 até hoje (brevemente, desde 1851) e ainda recebam uma seleção de notícias intitulada TimesFile. O custo anual para o consumidor será de US$ 49,95, e o público-alvo são um milhão de pessoas que utilizam freqüentemente os serviços online, mas não estão entre o 1,2 milhão de assinantes do ‘Times’. Para quem já tem assinatura, o novo serviço é gratuito.


A expectativa maior do jornal é que a possibilidade de contato direto com seus colunistas mais populares atraia o público para o serviço. O ‘Times’ lança o projeto num momento em que as empresas jornalísticas começam a acreditar ser possível convencer os consumidores a pagar por serviços online.


Martin Nisenholtz, vice-presidente de Operações Digitais do ‘Times’, disse que a iniciativa é inédita na imprensa americana. Quanto à expectativa comercial, Nisenholtz afirmou, em entrevista à ‘Business Week’, que não precisa de milhões de pessoas assinando o serviço para considerá-lo bem-sucedido.’