‘O considerado Talis Andrade dá uma sugestão aos cardeais do Conclave e pede a opinião dos amigos. Eis a sugestão:
O nome do cardeal nigeriano Francis Arinze na lista dos papáveis faz a imprensa repetir a frase: o Ocidente não está preparado para um papa negro.
Por que não?
A KKK, dos rituais da cruz incendiada, não permite?
Estamos acostumados com a Virgem Maria de manto azul e loura das aparições de Lourdes e Fátima.
Esquecemos Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Outras imagens negras da Mãe de Deus são veneradas em Einsiedeln, em Montserrat.
A mais famosa Madona negra está na catedral de Chartres. Certa vez estive lá e presenciei um encontro de ciganos.
Em Tindari a imagem de Nossa Senhora possui a inscrição Nigra sum sed formosa (Sou negra, porém formosa).
Nossa Senhora branca vemos nas pinturas do patronato papal. Nos altares, nem sempre.
Os católicos do Ocidente aceitam uma mãe de Cristo negra. O representante de seu filho Jesus pode muito bem ter a mesma cor. Nihil obstat
Janistraquis dá sua opinião:
‘Considerado Talis, talvez o Ocidente não esteja mesmo preparado para assimilar um papa negro, porque imenso é o racismo vigente; todavia, este lado do mundo está preparadíssimo para eleger um papa gay. Meu candidato é o cardeal Bernard Law, aquele americano tão entendido quanto Michael Jackson, que vivia em Boston e agora anda a jogar água fora da bacia lá no Vaticano, onde é arcipreste da basílica de Santa Maria Maior. Arcipreste… lindo, não?’
******
Falsa bomba
Deu no site da BBC Brasil:
Bomba falsa ‘entra’ onde Charles e Camilla receberão bênção
O chefe da Polícia Metropolitana de Londres, também conhecida como Scotland Yard, pediu uma investigação sobre alegações de jornalistas de que eles teriam entrado no Castelo de Windsor com uma bomba falsa.
Janistraquis leu, releu, ponderou e desabafou:
‘Considerado, diga-me uma coisa: se o príncipe pode entrar no Castelo de Windsor com um canhão, por que os jornalistas não podem entrar com uma simples bomba, ainda por cima falsa?!?!?!’
******
Ouvindo mancadas
Diretor da sucursal desta coluna em Belo Horizonte, o considerado Camilo Viana, homem habituado a ouvir rádio e prestar atenção ao noticiário televisivo, costuma escutar algumas boas, como estas que selecionou:
TV Senado
1 – O senador Edison Lobão, encaminhando documento:
Nada mais justo, senhores senadores, que façamos uma sessão em homenagem ao falecimento do Rei do Marrecos.
2 – Senador Garibaldi Alves, em discurso pela morte do papa:
… e o mundo, senhores senadores, se curva diante do ataíde do papa.
Rádio Globo, Rio
Repórter dando notícias do Fluminense:
O jogador se apresenta com uma forte confusão no tornozelo esquerdo.
Rádio Globo, Minas
Locutor lendo as últimas sobre as exéquias do papa:
Finalmente, o papa João Paulo II será enterrado hoje.
******
Veadagem
Chamadinha na capa do UOL:
The New York Times
Dois homens podem sair juntos sem parecer casal gay?
Janistraquis, que muito andou por este mundo acompanhado de amigos fiéis, garante que os tempos mudaram:
‘Considerado, se dois homens passearem juntos hoje em dia, de mãos dadas, e não forem árabes, evidentemente são veados; se não estiverem de mãos dadas, podem ser veados, mas enrustidos. Portanto, é mais prudente não passearem juntos.’
******
Anarfas frustrados
O considerado Carlos Castello de Assis leu na Folha Online, na esplendorosa manhã de domingo (10/4) em São Paulo:
Após 3 meses, gestão Serra frusta 70% dos paulistanos
José Serra (PSDB) é o prefeito de São Paulo com o pior início de governo desde Jânio Quadros, segundo avaliação dos paulistanos em pesquisa Datafolha realizada entre os dias 6 e 7 de abril. Perde de Marta Suplicy (PT), Paulo Maluf (PP), Luiza Erundina (PSB) e até de Celso Pitta (sem partido).
Frustradíssimo, não com o Serra, de quem foi eleitor, mas com a qualidade do jornalismo pátrio, Assis reclama:
‘Serra deve frustar, principalmente, os paulistanos analfabetos…’
(O link acima nos remete à notícia, porém o título foi corrigido. Melhor assim.)
******
Reservas
O site Setorial News teve a coragem de publicar:
Presidente da Petrobras diz que reservas de petróleo só duram mais 21 anos
Da Redação
José Eduardo Dutra, presidente da Petrobras, disse hoje, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos ( CAE) que as reservas atuais de petróleo devem durar mais 21 anos. Porém ressaltou que isso não quer dizer que o petróleo vai acabar, ‘pois descobrimos e incorporamos mais reservas do que produzimos’, completou.
Janistraquis, que nada entende de petróleo mas sabe direitinho quando a vaca aproxima-se do brejo, estranhou:
‘Considerado, se as reservas só duram mais 21 anos, por que isso não quer dizer que o petróleo vai acabar?!?!?!’
Respondi que Dutra explica tudo direitinho na frase aspeada lá de cima. Ou não?
******
Endereços
Janistraquis dava uma geral nos nossos arquivos recentes e encontrou esta contribuição do considerado vate Ruy Paneiro, a qual homiziara-se no Globo Online sob o seguinte título:
Casal é preso com drogas e rádio transmissor na Cidade de Deus
RIO – Um casal foi preso na tarde deste sábado, na Cidade de Deus, com 250 gramas de maconha e um rádio transmissor. Tatiane Barbosa, de 19 anos, e Felipe Luiz Oliveira de Souza, de 21, estavam na Favela da Rocinha quando foram surpreendidos durante a ronda de uma patrulha do 18º BPM (Jacarepaguá). O caso foi registrado na 32ª DP.
Paneiro, carioca de muitas andanças, garante que casos assim não podem ser registrados em nenhuma delegacia, sem antes a autoridade de plantão ter absoluta certeza do local onde foram presos os meliantes. Afinal, Cidade de Deus é uma coisa e Rocinha é outra.
******
Videntes
Diretor de nossa sucursal no Planalto, de cujo janelão escancarado para a realidade é possível ver o ministro Romero Jucá a recontar os votos da eleição de 2002, Roldão Simas Filho revolvia arquivos e reencontrou esta bem informada notinha no caderno Viagem, do Jornal do Brasil, em recorte já amarelecido pelas, como direi, procelas do tempo:
Lia-se, abaixo do título AÇORES, A PARADISÍACA ‘CASA DE DEUS’:
Os portugueses, grandes navegadores, aportaram pelos Açores no século 15 e logo colonizaram as maiores ilhas 3/4 Santa Maria, São Miguel e Terceira 3/4 sabendo que ali seria um importante porto de apoio para os navios que seguiam rumo aos novos continentes, como a África e a América.
Mestre Roldão, que ainda não viajou tanto quanto Lula, mas ainda chega lá, comentou, com uma ponta de ironia:
‘Além de grandes navegadores, os portugueses eram também grandes videntes, pois sabiam prever o futuro das descobertas que fariam…’
******
Nota dez
Quando era menino, o colunista leu, entre outros, um excelente romance do americano Erskine Caldwell, cujo título original, God’s Little Acre, se transformou, na tradução lusitana, em A Jeira de Deus… Mais ou menos à mesma época foi lançado aqui o filme baseado na obra, porém com título ‘brasileiro’: O Pequeno Rincão de Deus, dirigido pelo mestre Anthony Mann.
Trata-se de velha lembrança, despertada agora por mais um texto exemplar de Sérgio Augusto, publicado no caderno Aliás, do Estadão. Uma cena do livro/filme teria inspirado o cineasta Eduardo Escorel, que acaba de lançar seu livro Adivinhadores de Água. Escorel se refere, porém, aos milagres do cinema brasileiro e Sérgio Augusto deita e rola sobre o tema. Leia no Blogstraquis a íntegra do alumbrado artigo.
******