Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O Estado de S. Paulo

HAITI
Celebridades se unem para arrecadar recursos

‘Dezenas de celebridades se reuniram na noite de sexta-feira para participar do Teleton em prol das vítimas do terremoto no Haiti. Transmitido ao vivo de Nova York e Los Angeles, nos EUA, e Londres, na Inglaterra, o programa também contou com boletins direto de Porto Príncipe, onde o repórter da CNN Anderson Cooper entrevistava sobreviventes e mostrava vídeos da tragédia.

Em Los Angeles, enquanto artistas da música como Madonna e Bono, do U2, apresentavam suas composições, estrelas de Hollywood como a atriz Julia Roberts e o diretor Steven Spielberg se revezavam nos telefones, anotando doações.

O Teleton, que recebeu o título de ‘Hope for Haiti now’ (Esperança para o Haiti agora), foi organizado pelo ator George Clooney e pela MTV, além de ser exibido em diversas emissoras ao redor do mundo. Entre as outras celebridades que participaram do evento estavam o cantor Justin Timberlake, o boxeador Muhammad Ali, e o ex-presidente Bill Clinton.

Haitianos residentes nos EUA também participaram do programa, dando relatos da vida no Haiti e pedindo ajuda.

O ponto alto da noite foi quando o cantor Wyclef Jean, do extinto conjunto Fugees, apresentou a música ‘Rivers of Babylon’, com a bandeira do Haiti em volta de seu pescoço. Jean é haitiano e ressaltou a importância da reconstrução de seu país. Ainda não foi divulgada a quantia arrecadada pelo programa.’

 

LANÇAMENTO
‘Estado’ lança novo caderno de negócios

‘O Estado lança, na segunda-feira, dia 1º de fevereiro, um novo caderno semanal dedicado à cobertura de negócios. A publicação faz parte da estratégia do Grupo Estado de reforçar ainda mais a sua cobertura da área econômica. Além do caderno, o projeto inclui novos conteúdos e seções no atual caderno Economia & Negócios, um novo site econômico (leia texto nesta página) em parceria com a Agência Estado e um programa na Rádio Eldorado.

O novo caderno semanal vai mergulhar no assunto, com reportagens exclusivas, perfis de empresários e tendências do mundo dos negócios. Além da cobertura dos setores tradicionais da economia, a publicação vai abordar temas como inovação, empreendedorismo, gestão e carreiras.

Semanalmente, a edição vai trazer a seção Negócios por quem faz Negócios, com artigos escritos por personalidades do meio empresarial, gestores de finanças e advogados especializados em fusões e aquisições e no mercado de capitais.

A seção Mídia & Publicidade será ampliada. Além de matérias sobre o setor, haverá um novo espaço para comentários e análises curtas sobre peças publicitárias.

Outra novidade é uma coluna de notas editada pelo jornalista Clayton Netz. A coluna também circulará de terça a sexta-feira no atual caderno diário, que terá outras novidades, como uma nova seção de finanças pessoais às segundas-feiras. A ideia é orientar o investidor em meio às profundas mudanças do cenário econômico no País e no mundo. O atual time de articulistas terá o reforço dos economistas José Roberto Mendonça de Barros e Affonso Celso Pastore.

‘É um projeto multimídia por excelência, e representa mais um avanço na integração das redações do papel, da internet, dos serviços em tempo real e da rádio’, afirma o diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour. ‘O grupo quer criar uma plataforma na área de economia que poucos têm no Brasil e no mundo. Queremos atender ainda melhor o leitor qualificado, como empresários, executivos, formadores de opinião, estudantes e estrangeiros que fazem negócios no Brasil’, afirma o diretor-presidente do grupo, Silvio Genesini.

O Grupo Estado tem forte tradição jornalística e de prestação de serviços nessa área, construída há décadas por meio do caderno de Economia do Estado, das plataformas de notícias em tempo real e de análises da Agência Estado, e da prestação de serviços do Jornal da Tarde e da Rádio Eldorado. ‘Com esse novo projeto, o grupo amplia sua contribuição ao País nesses assuntos’, afirma Gandour.’

 

Um portal inédito e inovador sobre economia

‘O novo site Economia & Negócios será uma forte ampliação da atual seção de Economia do estadao.com.br. O objetivo é levar para a mídia digital a experiência das redações do Grupo Estado nessas coberturas.

Com uma equipe própria de jornalistas e colaboradores, o novo portal noticioso será leve e ágil, com blogs, colunas, reportagens especiais, entrevistas, infográficos e vídeos.

Desenhado para ser informativo, prestador de serviços e inovador, o site E&N vai trazer o andamento em tempo real do mercado financeiro, com cotações e ferramentas para o investidor, além de vídeos exclusivos direto da BM&F Bovespa.

O blog do Nobel de Economia Paul Krugman, publicado no site do ‘New York Times’, será traduzido com exclusividade no Brasil pelo novo site E&N. O economista e jornalista José Paulo Kupfer, também ampliará o debate econômico em seu blog.

O repórter especial de ‘O Estado de S. Paulo’ Fernando Dantas analisará do Rio em seu blog o debate sobre as melhores soluções para os grandes problemas econômicos e sociais do País. O jornalista Celso Ming vai marcar presença não só com sua coluna diária de ‘O Estado de S. Paulo’, mas também com análises em áudio pela Rádio Eldorado. Também da Eldorado virão os podcasts diários com avaliações do economista Ricardo Amorim.

Para monitorar o noticiário econômico nacional e internacional, o portal contará com o blog Radar Econômico, editado pelo jornalista Silvio Crespo. Já o Descomplicador, blog editado pela jornalista Paula Pavon, traduzirá o universo de números, análises e jargões econômicos. No blog Força de Expressão, editado pela jornalista Bianca Ribeiro, o leitor acompanha o clima do noticiário por meio de frases .

O colunista Josué Leonel, da Agência Estado, analisará os fatores que norteiam os mercados financeiros. O mercado internacional será o foco da coluna da correspondente da AE em Londres, Daniela Milanese.

O portal terá uma programação diversificada de vídeos exclusivos, produzidos diariamente pela equipe de jornalistas do Grupo Estado. Por meio da série ‘Ser Empresário’, o E&N apresentará entrevistas exclusivas com referências do empresariado brasileiro.

As novidades continuarão nas semanas e meses seguintes à estreia do E&N, cujo objetivo é oferecer o melhor conteúdo noticioso de economia da internet brasileira.’

 

FUTEBOL
Anelso Paixão

Imagens que recontam a história do eterno Rei

‘Um livro reunindo imagens consagradas e outras inéditas ou muito raras vai recontar a história do maior jogador de futebol de todos os tempos, que completa 70 anos no próximo dia 23 de outubro. São 84 fotos de Pelé selecionadas entre mais de 6 mil que José Luiz Tahan e Pedro Fernandes Saad, das editoras Realejo e Brasileira, ambas de Santos, tiveram acesso durante a elaboração do projeto.

A maioria das fotografias foi obtida no acervo da Agência Estado, com destaque para o trabalho de Domício Pinheiro, que morreu em 1998, aos 76 anos, depois de ter acompanhado de perto toda a carreira do Atleta do Século 20.

O livro intitulado Pelé 70 também traz textos de pessoas que conviveram de perto com o atleta durante sua fase áurea, como o ex-jogador José Macia, o Pepe.

As imagens mostram momentos inusitados da vida do craque, como a foto em que veste um terno, utilizada na campanha publicitária da loja Ducal, logo após a conquista do primeiro título mundial pela seleção brasileira, em 1958.

A loja, famosa nas décadas de 1950 e 1960, tinha em seu nome a junção das sílabas das palavras ‘duas calças’, pois quem comprava um paletó e uma calça ganhava outra mais barata e ficava, assim, com duas calças. Com todo o sucesso que fazia na época, acabou sendo uma das primeiras marcas a contar com garotos-propaganda, entre eles Pelé e Emerson Fittipaldi.

O lançamento do livro será durante um tour da taça da Copa do Mundo, promovido pela Coca-Cola em 86 países, e que passará pelo Brasil nos dias 6 e 7, no Forte de Copacabana, no Rio, e 8 e 9, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O projeto foi de dois santistas fanáticos. ‘Pensamos em aproveitar as datas, como os 70 anos do Pelé, os 40 anos da conquista do tricampeonato mundial, curiosamente em 1970, e ainda a realização da Copa do Mundo na África, um sonho dele’, explica José Luiz Tahan, da Realejo Livros. ‘Durante a pesquisa, descobrimos que as obras sobre o Pelé, apesar de ser um dos personagens mais famosos da história, eram bastante escassas’, completa Pedro Fernandes Saad, da editora Brasileira.

O livro traz algumas inovações, como a opção de dez sobrecapas diferentes, em um projeto do designer Hélio de Almeida, e o fato de ser publicado em português e inglês.

O projeto empolga os envolvidos. ‘Escolhemos entre imagens consagradas, como a que Pelé aparece na frente de uma tuba, que forma uma auréola em sua cabeça (de Domício Pinheiro), em um jogo da seleção, e outras que mostravam algo novo’, conta Saad. ‘Buscamos também uma narrativa diferente sobre o mito. O lado estético, é claro, também pesou, até porque o Pelé é um personagem que ajuda nisso, já que sempre mostrou uma perfeição nos movimentos’, acrescenta. ‘Fomos garimpeiros e hackers ao mesmo tempo’, anima-se Tahan.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog