Friday, 27 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Recuperados quadros roubados no Masp

Leia abaixo a seleção de quarta-feira para a seção Entre Aspas.


************


Folha de S. Paulo


Quarta-feira, 9 de janeiro de 2008


ROUBO NO MASP
Folha de S. Paulo


Polícia recupera as telas furtadas do Masp


‘A polícia paulista recuperou ontem os quadros de Pablo Picasso e Candido Portinari furtados do Masp (Museu de Arte de São Paulo) no dia 20 de dezembro. As duas obras, encontradas em uma casa na periferia de Ferraz de Vasconcelos (Grande SP), estavam intactas.


Dois homens foram presos. Eles tinham antecedentes por roubo e um deles era foragido do sistema prisional. A polícia acredita que o furto foi uma encomenda, mas ainda não conseguiu identificar o comprador.


‘É obvio que os dois presos não furtaram para eles mesmos. É uma encomenda ou para chegar a algum ponto. O principal agora é saber quem encomendou e para onde os quadros iam’, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Maurício José Lemos Freire.


As obras foram levadas por três homens, que usaram um macaco hidráulico e um pé-de-cabra para arrombar a entrada do Masp. O crime demorou cerca de três minutos.


Logo após o crime, a polícia afirmou que os quadros tinham sido furtados por uma quadrilha internacional e que o destino seria o Exterior, mas especialistas disseram que o furto teria sido feito por amadores, que não conseguiriam vender obras tão raras.


Ontem, as duas pinturas foram mostradas no Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado), em uma apresentação que reuniu a cúpula da polícia e da Secretaria da Segurança Pública. As pinturas foram expostas ao lado de policiais com fuzis.


Os quadros serão entregues hoje ao museu. Às 11h, será feita uma cerimônia. ‘Eu gostaria de convidar o secretário (Ronaldo Marzagão, da Segurança) e os policiais para irem ao museu fazer a entrega. Queremos fazer uma homenagem a vocês’, disse Julio Neves, presidente do Masp.


A ação que terminou na recuperação das obras começou no dia 27 de dezembro, quando Francisco Laerton Lopes de Lima, 33, foi preso. Foi a partir de informações fornecidas por ele que policiais do Deic prenderam ontem à tarde, na cidade de São Paulo, Robson de Jesus Jordão, 32.


As pinturas foram encontradas no começo da noite de ontem em uma casa, vazia, na periferia de Ferraz de Vasconcelos. As pinturas estavam protegidas por uma capa.


Segundo a polícia, Lima participou do furto e das tentativas anteriores, de roubo e de furto, ao museu. O preso admite a participação na tentativa de roubo, mas nega o furto.


A princípio, segundo a polícia, está descartado o envolvimento de funcionários do Masp no furto dos quadros.


Foram furtadas as telas ‘O Lavrador de Café’ (da década de 30, óleo sobre tela, 100 x 81 cm), do pintor brasileiro Candido Portinari (1903-1962), e o ‘Retrato de Suzanne Bloch’ (1904, óleo sobre tela, 65 x 54 cm), do artista espanhol Picasso (1881-1973).


O museu, cujo acervo é avaliado em mais de US$ 1 bilhão e inclui obras de Claude Monet e Vincent Van Gogh, não possuía alarme nem sensores em suas obras. A segurança era feita por quatro vigias desarmados.


Depois do crime, veio à tona a fragilidade da segurança do local. O museu deve reabrir nesta sexta-feira. Mas, segundo o presidente do museu, parte do novo equipamento de segurança, que é importado, ainda não foi entregue.’


 


GOVERNO
Adriano Ceolin e Leonardo Souza


Filho deixará administração de rádios, diz Lobão


‘O senador Edison Lobão (PMDB-MA) afirmou ontem que seu filho, Edison Lobão Filho (DEM-MA), irá deixar a administração de rádios no Maranhão se tiver de assumir sua cadeira no Senado. O senador é cotado para assumir o Ministério de Minas e Energia.


Primeiro suplente da vaga do pai, o primogênito é gerente da Rádio Curima Ltda., o que o impediria de exercer mandato. Lobão, que também é sócio de emissoras de rádio e TV, afirmou que o caso é comum entre congressistas que são donos de empresas de comunicação.


‘A Constituição diz que o parlamentar não pode exercer o mandato e ao mesmo tempo ser gerente ou diretor. Ser apenas proprietário, pode. Ele [Lobão Filho] é gerente. Se ele tiver se assumir o mandato, terá de se demitir da função’, disse. ‘É assim que os parlamentares fazem quando são proprietários de meios de comunicação.’


Lobão disse que seu filho deve permanecer no DEM para não ter problemas com a Justiça Eleitoral. ‘A resolução do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] diz que quem sair do partido após 16 de outubro de 2007 perde o mandato’, afirmou.


Lobão deve ser oficialmente indicado pela bancada do PMDB no Senado para a pasta. O posto é de Nelson Hubner (PT), que assumiu após a demissão de Silas Rondeau em meio a denúncias de corrupção.


Lobão tem o mesmo padrinho de Rondeau: o senador José Sarney (PMDB-AP), que desde o mandato do presidente Fernando Henrique (1995-2002) controla postos importantes no setor elétrico. Ontem Lobão ainda preferia ser cauteloso: ‘O presidente Lula ainda não me convidou’.


O parlamentar confirmou que, amanhã, a cúpula do PMDB vai reunir-se com Lula.’


 


FRANÇA
Folha de S. Paulo


Sarkozy insinua que se casará em breve com Carla Bruni


‘Indagado sobre suas relações com a ex-modelo e cantora franco-italiana Carla Bruni, 39, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, qualificou-as de ‘sérias’ e deu a entender que irá em breve se casar com ela.


A informação, em entrevista coletiva diante de 450 jornalistas, foi dada com a intenção implícita de transformar o seu terceiro casamento no grande assunto francês. Nos demais tópicos ontem abordados, o presidente foi vago ou se contentou em formular intenções.


Sarkozy, 52, divorciou-se há três meses de sua segunda mulher, Cécilia Sarkozy, que o abandonou por um publicitário que mora em Nova York.


Em dezembro o presidente e Carla Bruni foram fotografados juntos na Eurodisney, parque temático a leste de Paris. Era o último lugar que, em definitivo, um casal escolheria para manter um romance no anonimato. Os dois passaram as festas de fim de ano no Egito, seguidos por dezenas de paparazzi.


Sobre o eventual casamento, Sarkozy disse durante a entrevista que ‘há grandes possibilidades de vocês ficarem sabendo quando já tiver ocorrido’.


Carla Bruni já namorou o cantor e guitarrista Eric Clapton, o vocalista Mick Jagger e o ator Kevin Costner. Na França, foi vista em companhia do advogado Arno Klasfeld. Atribuem-lhe uma ligação com o ex-premiê socialista Laurent Fabius, o que ela nega.


Relação virou romance


Ela viveu com o editor Jean-Paul Enthoven, casando-se em seguida com o filho deste, Raphaël, com quem teve um filho, hoje com sete anos. O imbróglio é narrado em romance de Justine Lévy, filha do filósofo Bernard-Henri Lévy, que vem a ser o melhor amigo de Jean-Paul Enthoven.


Além de sua confusa vida sentimental, da fortuna familiar -seu pai é um rico empresário italiano- e de três CDs gravados, que venderam 2,2 milhões de exemplares, a ex-modelo apoiou nas eleições presidenciais de maio a adversária de Sarkozy, a socialista Ségolène Royal, e recentemente criticou em termos duros o projeto do governo que prevê exames de DNA para que imigrantes possam obter vistos de entrada para seus parentes.


Caso o casamento aconteça, será a primeira vez que a França terá duas primeiras-damas (Cécilia e Carla) sob o mandato de um só presidente.


O fato de Sarkozy expor na mídia seu namoro com Carla Bruni tem sido qualificado por analistas políticos como algo estranhamente vulgar.


Um jornal afirmou que os franceses querem um presidente e não alguém com o perfil de cantor de rock. Mesmo o ‘Le Figaro’, que em geral apóia Sarkozy, tomou distância quando a imagem do presidente passou a se associar à da ex-modelo e cantora.


Pesquisa do Instituto CSA, publicada há dias, dá a Sarkozy uma taxa de aprovação pela primeira vez abaixo dos 50%: obteve 48%, cinco pontos a menos que em dezembro.’


 


Presidente quer ‘CNN’ francesa e fim de anúncios na TV pública


‘Em sua primeira entrevista coletiva desde que se elegeu, em maio, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou que os canais públicos de televisão se fechariam à publicidade, financiando-se com um imposto sobre a publicidade contratada pelos canais privados. Com o anúncio, as ações da TF1, canal privatizado em 1987, subiram 11% na Bolsa de Paris.


Ainda no setor, o presidente francês anunciou a criação da France Monde, canal para concorrer com a CNN e a Al Jazeera e que surgiria da fusão das atuais emissoras públicas externas France 24, TV5 e Radio France Internationale.


Afirmou ainda que ‘fará todo o possível’ para o ingresso no G8 (grupo dos países mais industrializados) do Brasil, México, África do Sul e Índia.


Referindo-se ao Conselho de Segurança, defendeu que sejam membros permanentes a Alemanha, Japão, Brasil, Índia e um país africano. O poder da França é relativo -Washington veta a entrada da Alemanha, que daria à União Européia três votos no CS. O assunto está por enquanto engavetado.


Expulsão de imigrantes


Nicolas Sarkozy também disse que a Espanha e a Itália querem se associar ao seu governo para a expulsão conjunta de imigrantes ilegais. A iniciativa consiste em reunir estrangeiros e encaminhá-los num mesmo vôo de volta a seus países, em geral africanos.


Segundo o presidente francês, os espanhóis e italianos não farão mais regularização em massa dos sem-documento.’


 


ARGENTINA
Rodrigo Rötzsch


Contrariando vontade da mãe presidente, Florencia Kirchner tem site de fotos


‘O casal Kirchner é acusado pela oposição argentina de ser hegemônico e concentrar poder. Tal poder, porém, não foi suficiente para que a presidente Cristina e seu marido e ex-mandatário, Néstor, impedissem a filha mais nova do casal, Florencia, 17, de ter um site na internet que exibe fotos suas.


Florencia possui um fotolog, espécie de blog em que é possível postar fotos com textos. Lá, sob o pseudônimo de Florkey, expõe flagrantes de uma vida que pouco se parece com que se esperaria de uma jovem em sua situação.


No dia 23 de dezembro, publicou uma foto em que viajava no metrô com uma amiga, sem sinal da segurança que deveria acompanhar a filha de uma presidente.


No site não há fotos da mãe e do pai famosos de Florencia. Seu irmão mais velho, Maximo, 30, porém, aparece ao lado da irmã em uma foto do dia da posse de Cristina. ‘Hoje com meu irmão e minhas primas’, escreveu Florencia, como se retratasse um momento comum, e não o singular caso de filhos que viram o pai passar a faixa presidencial do país à mãe.


Em entrevista às vésperas da eleição, Cristina admitiu que não gostava da idéia do fotolog.


NA INTERNET – O fotolog de Florencia Kirchner www.fotolog.com/florkey’


 


FOTOGRAFIA
Gilberto Dimenstein


Quinze quilômetros de fama


‘PARA ALIVIAR A claustrofobia que sentia em São Paulo, o estudante de arquitetura Klaus Mitteldorfd se refugiava nas praias ainda isoladas de Ubatuba, muitas das quais com difícil acesso de carro. Aprendeu a surfar e descobriu uma profissão. Começou a ganhar dinheiro não em cima das ondas, mas olhando para elas.


A partir da próxima semana, ele vai se dedicar à tarefa de fotografar a claustrofóbica São Paulo nos seus ambientes mais claustrofóbicos: dentro dos ônibus no horário do rush. ‘Vou aprender a ver a cidade de um ângulo totalmente novo.’


Se a sua experiência der certo, passageiros de ônibus vão poder aproveitar a modorra do trânsito paulistano para virar fotógrafos, com direito a uma galeria para expor os próprios trabalhos.


O encanto pelo mar fez com que Klaus jogasse fora o diploma de arquitetura e se tornasse o primeiro fotógrafo brasileiro especializado em surfe. ‘Sou daqueles que têm amor e ódio da cidade. Amor porque é o cenário das minhas paixões e ódio por causa da falta de ar e de um horizonte.’


A fotografia deu certo na vida do ex-futuro arquiteto, quando se dedicou menos às ondas e mais à fotografia de moda e publicidade. Isso significou contratos, inclusive no exterior, que o levaram a viver em cidades como Munique e Paris, com paradas freqüentes em Nova York e Milão. Garantiu também um espaço cativo em seu refúgio ao estresse paulistano: comprou uma casa em Ubatuba.


É um ângulo novo por dois motivos. O primeiro é que Klaus nunca tinha feito de São Paulo o seu cenário fotográfico. O segundo é que ele, há muito tempo, já não anda de ônibus.


‘Só andava de ônibus quando era adolescente.’ Hoje ele tem 54 anos.


Klaus colocou na rota não só os pontos mais badalados da cidade, como Vila Madalena, Jardins, avenida Paulista ou os pontos históricos da região central, mas também os extremos da periferia.


‘Estar numa posição mais alta vai produzir uma visão diferente.’ Assim como estar espremido talvez produza um ângulo diferente dos humanos na condição de passageiros, grudados ao fotógrafo.


O melhor ângulo dessa experiência é que o próprio ônibus vai se transformar numa galeria de arte em movimento para a exposição das fotos, exibidas numa televisão -as fotos serão mostradas periodicamente durante a programação da TVO, canal de mídia que funciona dentro dos ônibus de São Paulo.


A idéia, porém, é que o conhecido fotógrafo seja substituído por anônimos, munidos de seus celulares. Os passageiros serão convidados a registrar e a enviar suas imagens para serem exibidas, quando terão ao menos seus 15 quilômetros de fama.’


 


INTERNET
Marco Aurélio Canônico


Designer narra caça a baleias com fotos na web


‘‘Chamai-me Jonathan’, poderia ter começado o designer e programador norte-americano Jonathan Harris, citando a célebre abertura de ‘Moby Dick’.


Pois, apesar de não ser um Herman Melville, Harris usou uma caça à baleia como gancho para criar um projeto absolutamente inovador em termos de narrativa para a internet.


‘The Whale Hunt’ (www.thewhalehunt.org) é o resultado de um projeto pessoal de Harris, que investiu cerca de R$ 10 mil e nove dias (cinco deles ao ar livre, no Oceano Ártico, a -30 C) de sua vida em busca de uma história única sobre lugares pouco conhecidos -e de uma maneira inovadora de narrá-la.


‘Estava buscando histórias épicas, e elas são difíceis de achar hoje em dia. A caça à baleia me parecia algo desse gênero’, diz Harris à Folha, por telefone, de seu escritório em Nova York.


A busca por algo épico surgiu da frustração com seu trabalho cotidiano com a internet -isso apesar de Harris ser extremamente bem-sucedido nele, tendo vencido dois Webby Awards, o Oscar da rede, uma bolsa no célebre centro de pesquisa da Benetton (a Fabrica) e emplacado projetos importantes como a cápsula do tempo do Yahoo! (em 2006).


‘Andava frustrado com a internet recentemente, primeiro porque não gosto de ficar em frente a uma tela o tempo todo e, depois, porque há muitas partes do mundo que a rede não alcança. Então tenho trabalhado em projetos que me tirem da internet e me levem a essas comunidades, para contar sua história. O ‘Whale Hunt’ foi o primeiro deles.’


Narrativa visual


Para o projeto, Harris partiu para Barrow, no extremo norte do Alasca, em maio de 2007, e viveu durante nove dias com uma família de esquimós, participando da tradicional caçada ao gigantesco mamífero nas águas do Ártico.


Sua idéia era registrar toda a viagem com fotos tiradas (pelo amigo e fotógrafo Andrew Moore) em intervalos não maiores do que cinco minutos, inclusive enquanto a trupe dormia (com um disparador automático programado).


A maneira como o designer dispôs as 3.214 fotos resultantes -do táxi para o aeroporto de Newark (em NY) até a dilaceração da segunda baleia caçada, sete dias depois- é o grande trunfo do site, algo difícil de descrever em texto (as fotos nesta página dão uma idéia da experiência com a narrativa).


‘Queria apresentar as imagens de modo a permitir às pessoas verem não apenas cada momento mas a história toda. Era importante que elas pudessem ir do nível geral ao específico rapidamente’, explica.


Para isso, ele dispôs todas as fotos em um belo mosaico navegável (ou, se o internauta preferir, em uma linha do tempo ou uma roda, todas concentradas em uma única tela).


Pode-se entrar na história a qualquer momento (cada foto tem sua data e hora registrada) e controlar seu fluxo, que é disposto na tela como um eletrocardiograma: as fotos vão aparecendo como no ritmo do coração, aumentando sua freqüência em momentos de alta adrenalina (até um pico de 37 fotos em cinco minutos).


Namoro on-line


Harris é bastante ambicioso em sua mistura de elementos de computação, antropologia, arte visual e narrativa. Como ele afirma, sua tarefa é ‘criar sistemas para explorar e explicar o mundo humano’.


Seus projetos anteriores, tratando de coisas como as emoções (wefeelfine.org), o desejo (love-lines.org) e a linguagem (wordcount.org), já apresentam sua busca por inovações de design e narrativa.


O próximo trabalho de Harris, no qual ele está em plena execução, é uma exposição sobre relacionamentos on-line, para o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York -será sua segunda exposição no museu; seu trabalho também já apareceu no Centro Georges Pompidou, em Paris.


‘É um projeto grande, sobre como as pessoas se expressam em seus perfis de sites de namoros. Vai se chamar ‘I Want You to Want Me’ [eu quero que você me queira] e será inaugurado em 24 de fevereiro.’’


 


TELEVISÃO
Laura Mattos


Rede TV! é condenada a pagar em dia e ter lixeiras


‘A Rede TV! foi condenada a respeitar uma série de direitos trabalhistas, como pagar em dia e depositar o FGTS dos funcionários, além de melhorar as condições dos trabalhadores, comprando, por exemplo, portas para os boxes de chuveiros e cestos de lixos para colocar ao lado dos sanitários femininos.


A sentença foi assinada pela juíza Maria Elizabeth Mostardo Nunes, da 3ª Vara do Trabalho de Barueri, cidade que sedia a Rede TV!, na Grande SP.


A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público do Trabalho, em razão de 450 ações trabalhistas individuais contra a emissora atualmente em tramitação.


Na decisão, a magistrada afirma que a Rede TV! ‘afronta não só as autoridades constituídas nesse país, mas também a todos os cidadãos’, que seriam ‘beneficiários dos tributos que deixam de ser pagos’ pela rede.


O departamento jurídico da Rede TV! afirmou ontem, por meio da assessoria de imprensa do canal, que o processo ‘ainda está em andamento’ e, por isso, não irá comentar o assunto.


A decisão, de 17 de dezembro, confirmou liminar anterior concedida no dia 3 do mesmo mês. Cabe recurso agora ao Tribunal Regional do Trabalho.


A juíza elencou 23 obrigações a serem cumpridas pela emissora, determinando multa diária de R$ 100 mil, a partir de 27 de dezembro, se todas as exigências não forem atendidas.


Ela obriga, por exemplo, que todos os funcionários sejam registrados, que haja respeito à jornada de trabalho constitucional, às férias, ao depósito do FGTS, 13º salário e que os pagamentos aconteçam até o 5º dia útil de cada mês. Nunes ordena à Rede TV! a instalação de portas nos boxes dos chuveiros do banheiro feminino da área da cenografia e diz que deve ‘dotar os sanitários femininos de cestos coletores de papel com tampa’. Também proíbe que os funcionários e seus pertences sejam revistados.’


 


***


Governo cede e dá a TVs mais 90 dias para respeitar o fuso


‘O governo federal cedeu ao lobby das TVs e concedeu um prazo de mais 90 dias para que elas passem a respeitar as diferenças de fusos horários do país. A decisão foi tomada ontem pelo Ministério da Justiça e será publicada no ‘Diário Oficial’ da União de hoje.


Portaria do ministério, de julho de 2007, determinou que em 180 dias, ou seja, a partir de hoje, as TVs passassem a exibir programas respeitando a classificação em todo o país, e não só onde se adota o horário de Brasília. Isso quer dizer que a novela classificada para as 21h (imprópria a menores de 14 anos), por exemplo, não poderia começar antes nos Estados com fusos de uma ou duas horas a menos que Brasília.


Segundo a Folha apurou, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., teve ontem reunião para avaliar uma forma de atender ao lobby das TVs de rever a exigência, discutida por mais de dois anos com redes, representantes da sociedade civil e Ministério Público.


Segundo o ministério, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) havia solicitado adiamento por 150 dias. A reivindicação de mudança de prazo, segundo a pasta, foi apresentada também por associações regionais e TVs e pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara -a região amazônica é uma das afetadas pela medida.


Tuma Jr. afirmou, por meio de assessoria, que ‘o ministério concedeu mais 90 dias apenas para possibilitar efetivamente a adequação técnica das emissoras’. ‘Mas não vamos permitir desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente’, disse. O ECA determina que a programação seja exibida em horários compatíveis com a classificação etária para que crianças e adolescentes não assistam a programas inadequados.


Guilherme Canela, coordenador de Relações Acadêmicas da Agência de Notícias dos Direitos da Infância, a Andi, que participou das negociações para elaboração da portaria, disse achar ‘estranho que essa decisão tenha sido tomada na véspera, sem a participação das entidades que colaboraram com os debates’ das regras.


‘As TVs tiveram um longo prazo para se adequar e precisariam demonstrar quais são essas dificuldades técnicas e financeiras para mudar as programações regionais’, afirmou.


À Folha, ontem, antes da mudança de prazo, Band, Record e SBT disseram já estar prontas para respeitar os fusos. A Record afirmou que, quando necessário, exibiria séries livres no lugar de filmes impróprios. A Band, que programas inadequados ao horário seriam substituídos por livres, e o SBT, que os exibiria com atraso para chegar ao horário estipulado. A Rede TV! não respondeu à reportagem. Já a Globo afirmou, às 20h, que a direção ainda estava avaliando o que faria nesses locais. A emissora tem três programas não livres: ‘Big Brother Brasil’ (16 anos), ‘Duas Caras’ e ‘Zorra Total’ (14).


Fora o horário de verão, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste do Pará e a maior parte do Amazonas têm uma hora de atraso. Acre e oeste do AM, duas.’


 


TECNOLOGIA
Rodolfo Lucena


O mundo em alta definição


‘A televisão é a mágica porta para um novo mundo, cheio de luzes, cores, emoções, alegria, comunicação e engrandecimento pessoal e familiar.


Tudo isso nos será proporcionado pela alta definição, que está cada vez mais alta e mais definida, como demonstram as empresas que apresentam suas estrelas na CES, maior feira de eletrônicos de consumo do mundo, que começou oficialmente na segunda-feira passada, em Las Vegas.


Naquele dia, foi realizada a palestra oficial de abertura, a cargo de Toshihiro Sakamoto, presidente da Panasonic AVC Networks -mas a abertura de fato já tinha ocorrido na noite do dia anterior, com a palestra de Bill Gates.


E o co-fundador e quase-ex-funcionário em tempo integral da Microsoft deu o tom ao fazer suas previsões para a próxima década digital. Na avaliação dele, a alta definição será um dos pilares do mundo tecnológico em que passaremos a viver.


‘Alta definição é pouco, mister Gates’, parecem dizer as fabricantes de TV: várias mostraram na feira aparelhos de ultra-alta definição, com cerca de 4.000 x 2.000 linhas (a resolução da chamada alta definição plena ou full HD é de 1.920 x 1.080 linhas) -o que certamente exibirá imagens de muito impacto se e quando tivermos conteúdo gerado com essa qualidade, seja em discos ou outras mídias, seja transmitido pela TV digital. Há que esperar…


Como também será preciso aguardar (e já fazer uma poupança preventiva para futuros investimentos) pelos aparelhos ultragigantes que vêm por aí: na palestra inaugural, Sakamoto apresentou uma monstruosa tela de plasma de quase quatro metros (150 polegadas).


Mas há quem aposte no minimalismo, pelo menos no que se refere à espessura. A Hitachi espalhou pelos milhares de metros quadrados da feira cartazes enigmáticos que diziam apenas 1.5. O número se refere à espessura, em polegadas, das TVs que a empresa está mostrando.


Elas são gordas balofas, porém, perto dos aparelhos baseados numa tecnologia chamada Oled (diodo orgânico emissor de luz), que permite fazer telas superbrilhantes, superfinas e de baixo consumo de energia, como as que a Sony demonstrou, com menos de um centímetro de espessura.


A empresa coloca neste mês, no mercado norte-americano, aparelhos Oled de 11 polegadas. Neles, só o preço não é singelo: US$ 2.500, cerca de cinco vezes o preço de uma boa TV LCD várias vezes maior.


O jornalista Rodolfo Lucena viajou a Las Vegas a convite da Panasonic’


 


***


Gestos e voz devem ser controles do futuro digital, diz Bill Gates


‘Bill Gates é uma estrela na CES. Visitantes aguardam ansiosamente a visão do futuro do fundador da Microsoft, que tem fortuna estimada em US$ 56 bilhões pela ‘Forbes’.


Com esse dinheiro todo, não é de admirar que Gates não esteja mais disposto a trabalhar: confirmou que este é o último ano dele na CES como funcionário em tempo integral da Microsoft. Passa agora a se dedicar à sua fundação beneficente.


Gates fez graça: mostrou um filme em que pensa o que vai fazer com o tempo livre. Tenta meditar, conseguir vaga no cinema e na política -interage com Hillary Clinton e Barack Obama. Só quando termina o filminho, o Gates real apresenta sua visão da próxima década digital.


Os dois primeiros grandes pilares não são segredo: alta definição de verdade, com um novo portfólio de produtos para experimentar imagens e sons especialíssimos, e serviços disponíveis on-line a qualquer tempo, de qualquer lugar.


O terceiro pilar é um velho conhecido de Gates, que, desde suas palestras na Comdex, na década passada, batuca no tema: interface natural. Ou seja, nós, humanos, comandando as máquinas com fala, gestos e olhares, e não no teclado ou no mouse, com cliques em botões.


Comandos sensíveis ao toque ou ao movimento já são realidade-o iPhone e o Wii são talvez os melhores exemplos-, mas o controle por meio de voz, falando como gente, em ritmo de gente, talvez nem na próxima década. Quem viver verá.’


 


 


************


O Estado de S. Paulo


Quarta-feira, 9 de janeiro de 2008


GOVERNO
Andrea Vianna


Se Lobão virar ministro, filho se complica por emissoras


‘Se o senador Edison Lobão (PMDB-MA) for para o Ministério de Minas e Energia, seu filho e suplente ficará na berlinda. Edison Lobão Filho assumirá a vaga no Senado em seu lugar. Mas ele aparece no Ministério das Comunicações como um dos donos do Sistema Difusora de Rádio e TV em São Luís. E o próprio senador disse ao Estado que deixou de ser sócio da Rádio Guajajara AM de Barra do Corda e a vendeu ao filho.


O problema é que a Constituição proíbe parlamentares de serem ‘proprietários, controladores ou diretores’ de rádios e TVs. Se assumir a vaga de senador, Lobão Filho pode ficar impedido de controlar a rádio.


Apesar da proibição, reportagem do Estado de novembro revelou que 23 dos 81 senadores constam como donos de rádios e TVs no banco de dados do Ministério das Comunicações. A Guajajara aparecia em nome de Lobão. E pelo menos 17 parlamentares têm parentes – filhos, irmãos, mulheres – como sócios ou diretores de emissoras.’


 


FRANÇA
O Estado de S. Paulo


Namoro com cantora abala imagem de Sarkozy


‘O presidente francês, Nicolas Sarkozy, deu ontem sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o cargo, em maio, em meio a fortes críticas sobre seu relacionamento com a ex-modelo e cantora Carla Bruni, de 40 anos. Além de falar sobre a economia e seus planos de reforma, Sarkozy teve de responder a perguntas sobre os rumores de que ele e Carla planejam casar-se em fevereiro.


O líder francês – que sempre se recusou a falar sobre o divórcio de Cécilia, há três meses – parece agora não se importar em misturar sua vida pessoal com a pública. Dias após a separação, ele chegou a abandonar uma entrevista ao vivo para a rede americana CBS por causa de uma pergunta sobre Cécilia.


‘Eu e Carla não temos motivo para esconder nada’, disse Sarkozy, que qualificou o relacionamento de ‘sério’. Nas últimas semanas, eles viajaram para o Egito e a Jordânia, onde posaram para as câmeras abraçados e de mãos dadas.


Carla, no passado, deu declarações polêmicas a respeito de seus relacionamentos. ‘Sou monogâmica de tempos em tempos, mas prefiro a poligamia ou a poliandria (união conjugal com mais de um homem ao mesmo tempo)’, disse ela há um ano à revista Figaro Madame.


Pesquisas recentes mostram que o apoio ao presidente despencou de 63%, no começo de seu mandato, para 48% – em boa parte porque os franceses acreditam que Sarkozy dá maior atenção ao namoro do que aos problemas do país. Ontem, o presidente reconheceu a ‘impaciência’ da população e prometeu aprofundar suas reformas. Para ele, uma das principais metas é acabar com a lei trabalhista que impõe um limite de 35 horas semanais de trabalho. ‘ Não trabalhamos tanto quanto nos outros países’, disse, indicando que a lei deve mudar neste ano.


Sarkozy disse ter pedido ao Nobel de Economia Joseph Stiglitz que desenvolva um novo método para medir o crescimento do país, sem se basear apenas no PIB, que não leva em conta a qualidade de vida na França. ‘Se quisermos outro tipo de crescimento, precisamos de um novo sistema’, disse. Ele defendeu ainda que Brasil, Japão, Alemanha, Índia e ‘um grande país africano’ se tornem membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. ‘Não conseguiremos lidar com os grandes temas do mundo sem pedir a opinião de um país africano ou sul-americano’, afirmou.


FRANCE PRESSE, REUTERS E THE NEW YORK TIMES’


 


Luiz Américo Camargo


Pai de Carla apóia filha e critica imprensa sensacionalista


‘O empresário italiano Maurizio Remmert, pai da cantora – e provável futura primeira-dama da França – Carla Bruni, chegou à seguinte formulação para o que tem sido os últimos dias. ‘Cultivei 61 anos de vida discreta para, de repente, tudo virar um inferno.’ A primeira menção pública ao fato de que o pai de Carla vivia no Brasil foi feita há 11 meses, pelo Estado, quando o empresário, um gourmet, apareceu no caderno Paladar. Em entrevista exclusiva, Remmert fala sobre sua relação com a filha e, principalmente, clama por sossego.


Em poucos dias, o sr. passou da condição de pai de uma cantora famosa para pai da futura primeira-dama da França. Como tem sido?


No que diz respeito à relação com a Carla, não muda nada. É minha filha, quero o bem dela, que seja feliz. Agora, o que me deixa indignado é o assédio desleal da imprensa sensacionalista, e as muitas mentiras que foram publicadas. Por exemplo: eu nunca alardeei ser o pai dela, como escreveram. Sempre fui discreto, e o fato só foi citado de passagem, numa matéria sobre gastronomia no Paladar.


Por isso esta é sua primeira entrevista a respeito.


Primeira e única. Resolvi falar ao Estado porque é um jornal sério, o que leio desde que vim para o Brasil trabalhar com alimentos, em 1975. Quero rebater as bobagens.


O sr. sabe que Carla é sua filha desde quando?


Desde que ela nasceu. Tinha 19 anos quando comecei a me relacionar com Marisa, pianista, então com 32, em Turim. Alberto, seu marido, era empresário e compositor. Tive uma bela história de amor com Marisa, por seis anos, não um caso fugaz. Como Marisa era casada, não divulgamos que Carla era minha filha logo que nasceu.


E Alberto Bruni Tedeschi já sabia?


Não sei dizer quando ele descobriu, mas faz tempo (Tedeschi morreu em 1996). Ele era uma pessoa sensacional, e sempre tratou Carla como sua legítima filha. Quando ele estava doente, Marisa contou à Carla quem era seu pai. Mas sem essa história de leito de morte, dramas. Foi um conversa entre mãe e filha. Quando encontrei Carla pela primeira vez, já com ela sabendo a verdade (pois já nos conhecíamos, desde que ela nasceu), foi algo natural, tranqüilo. O curioso é que ela dizia que sempre se sentiu diferente da família. Hoje ela é muito próxima da Consuelo, minha outra filha. Converso muito com Carla e, sempre que posso, vejo meu neto, que é inteligente como o pai, o filósofo Rafael Enthoven.


Vocês e Carla falam a respeito de Sarkozy?


Eu não me meto na vida das minhas filhas. Quero que Carla, Consuelo e minhas enteadas Ana Paula e Ana Luiza sejam felizes, seja com quem for. E quero voltar a levar uma vida normal, como sempre foi, sem invasão de privacidade. Jornalistas de tablóides conseguiram meu celular, o que me obrigou a mudar meus números; invadiram meu escritório; abordaram minha mulher…


E com Sarkozy, o sr. fala?


Sobre isso, nada a comentar.’


 


MISTÉRIO
O Estado de S. Paulo


Caso Madeleine pode ser levado ao cinema


‘Representantes dos pais da menina britânica Madeleine McCann – que desapareceu em maio, aos 3 anos, num resort em Portugal – se reuniram com uma produtora de Hollywood para discutir a realização de um filme sobre o caso. Segundo o porta-voz da família, Clarence Mitchell, levar a história aos cinemas pode ajudar a encontrar Madeleine. Ele disse que nenhum acordo foi fechado até o momento.’


 


INTERNET
O Estado de S. Paulo


Microsoft compra empresa de busca


‘A Microsoft fez uma oferta de compra pela empresa norueguesa de programas de busca em internet Fast Search & Transfer de cerca de US$ 1,2 bilhão pela empresa. A Fast Search & Transfer fornece software de pesquisa em internet para empresas. ‘A pesquisa empresarial está se tornando ferramenta indispensável para negócios de todos os tamanhos’, afirmou Jeff Raikes, chefe da divisão de negócios da Microsoft, em comunicado.’


 


ROUBO NO MASP
Bruno Tavares, Marcelo Godoy e Rodrigo Pereira


Polícia recupera intactas telas furtadas do Masp e prende dois


‘Dezenove dias depois de terem sido furtadas do Museu de Arte de São Paulo (Masp), as telas O Retrato de Suzanne Bloch, de Picasso, e O Lavrador de Café, de Portinari, foram recuperadas ontem pela Polícia Civil. Os dois quadros, avaliados em cerca de R$ 100 milhões, estavam escondidos em uma casa do município de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. A polícia já prendeu dois homens e identificou um terceiro. Os investigadores estão agora à caça do mentor do crime, que encomendou o furto por R$ 5 milhões.


O furto de 20 de dezembro foi praticado por três bandidos. Uma dos suspeitos já tinha sido detido, uma semana depois do roubo das telas. Ontem, a polícia chegou a Robson de Jesus Jordão, de 32 anos, foragido da Penitenciária de Valparaíso. Ele foi preso no centro da capital e confirmou o endereço onde as obras estavam escondidas. O terceiro cúmplice, segundo a polícia, deve ser preso em breve.


‘É evidente que eles não cometeram esse crime para eles e o próximo passo é chegar em quem encomendou as telas’, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Freire. Ele evitou passar mais detalhes sobre o caso ‘para não atrapalhar as investigações’.


O caso começou a ser esclarecido no dia 27. Na ocasião, policiais do Departamento de Investigações Sobre Crime Organizado (Deic) prenderam Francisco Laerton Lopes de Lima, de 33 anos, que confessou ter participado da primeira tentativa de roubo ao Masp, ocorrida em 29 de outubro, e de uma segunda investida, em 18 de dezembro. Em depoimento, Lima negou envolvimento na invasão que terminou com o furto das telas.


‘Mas já comprovamos que ele participou tanto das tentativas quanto do furto’, declarou o delegado Marcelo Teixeira, titular da 3ª Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio do Deic.


O acusado contou que, na primeira tentativa, ele e um cúmplice conseguiram dominar vigias do museu. O plano fracassou porque os funcionários não tinham a chave do elevador, que daria acesso à sala do acervo, no 2ºandar. Os ladrões tentaram forçar a entrada, o alarme disparou e os dois fugiram. O segundo ataque foi abortado por um erro dos criminosos. Eles exageraram na dosagem dos gases usados para acender um maçarico, o que provocou um forte clarão. Com medo de terem sido vistos, os dois recuaram.


ORELHÕES


No mesmo dia em que Lima foi preso, um homem fez três telefonemas de orelhões na Rua Avanhandava, no centro, pedindo resgate de R$ 400 mil pelas telas. Os homens do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) passaram a vigiar a região, mas o suspeito não voltou a entrar em contato. Os investigadores desconfiaram de que podia se tratar de um golpista tentando vender o que não tinha em mãos.


No dia 3, o presidente do museu, Julio Neves, recebeu uma carta, que, para a polícia, parecia ser a primeira manifestação concreta de quem estava em poder dos quadros. O autor da carta dizia querer US$ 10 milhões de resgate pelas obras. Alertava que a polícia e a imprensa deveriam ficar afastadas do caso. Exigia ainda que a direção do museu publicasse num jornal um anúncio sobre a venda de uma fazenda no Vale do Paraíba, com um número de celular para que o bandido fizesse a negociação.


Enquanto isso, os policiais do Deic tentavam identificar o cúmplice do primeiro detido. Usando uma fotografia da carteira de motorista do suspeito, buscavam alguma testemunha que o reconhecesse.


Na ocasião, os policiais desconfiavam que as obras poderiam sair do País e temiam que elas fossem queimadas, caso a investigação se tornasse pública. O Estado acompanhou a apuração, mas, diante do risco de as obras serem danificadas, não publicou as informações.’


 


CINEMA
O Estado de S. Paulo


Johnny atrai mais de 222 mil na estréia


‘O filme Meu Nome Não É Johnny, dirigido por Mauro Lima, levou ao cinema mais de 222 mil espectadores em seus sete primeiros dias de exibição. Só na segunda-feira, foram 32 mil espectadores, a melhor média entre todos os filmes em cartaz. Orçado em R$ 5,5 milhões, o longa registrou uma média de 1.457 pagantes para cada uma de suas 102 cópias, a 9ª melhor estréia desde 1995. Só nesse fim de semana, sua renda foi de R$ 1,6 milhão. A Grande Família – O Filme foi visto por 288.179 pessoas em seu lançamento há um ano, mas dispôs de 246 cópias, 144 a mais do que a produção baseada no livro homônimo de Guilherme Fiúza.’


 


TELEVISÃO
Shaonny Takaiama


Globo perde ibope


‘Realizada pelo Ibope da Grande São Paulo, a pesquisa analisou a audiência das emissoras na faixa horária das 7 h às 24 h. Os resultados animam a Record e a Band e são desanimadores para RedeTV!, Globo e SBT.


Segundo o levantamento, a Record foi a emissora que teve o maior crescimento de ibope em 2007: 18% em relação a 2006. A Band também cresceu: 10%.


Já o SBT foi o que mais perdeu público: 16% de seus telespectadores migraram para outras emissoras. E a Globo não fica atrás: sua audiência caiu 13%. Já a RedeTV! registrou crescimento 0 em 2007.


A média de televisores ligados (share) em todas as emissoras caiu 4% em 2007. Isso indica que houve uma migração dos telespectadores para outras mídias, como a TV paga e a internet.


O crescimento da Band em audiência deve-se à volta das transmissões do futebol e ao sucesso do jornalismo da emissora. O Jornal da Band cresceu 30% em audiência e o Brasil Urgente, 23%.’


 


 


************