Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Tiago Dória

CONTEÚDO PAGO
Tiago Dória

Murdoch + Bing versus Google

‘Rupert Murdoch, diretor geral da NewsCorp (Fox, MySpace, WSJ entre outros), está longe de ser um ‘dinossauro que não entende nada de internet’.

Conforme comentei no post sobre a sua biografia, as declarações públicas de Murdoch são muito bem pensadas, existe toda uma questão de se posicionar no mercado.

Há duas semanas, o empresário disse que impediria o Google de indexar o conteúdo de seus jornais. Segundo ele, o Google ‘rouba’ conteúdo dos jornais. Uma declaração meio contraditória se a gente levar em conta que Murdoch sabe da importância do tráfego vindo de buscas orgânicas, que depois pode ser revertido em receita. Nesta segunda-feira, veio o motivo de sua declaração.

Segundo o Financial Times, em informações não-oficiais, a News Corp estaria em negociação com a Microsoft. Murdoch tiraria o conteúdo de seus jornais do Google, que passaria a ser indexado somente pelo Bing, buscador lançado neste ano pela Microsoft.

O Bing, no caso, teria exclusividade de conteúdo e pagaria pelo conteúdo dos jornais em seu index. Ou seja, mais uma fonte de receita para os jornais.

É o tipo de estratégia que faz sentido se for feita em conjunto. Se todos os grandes jornais passasem a ser indexados somente pelo Bing, certamente o buscador da Microsoft ganharia outra relevância. Apenas um grupo de mídia exclusivo no Bing não teria tanto efeito.

Antes, Eric Schmidt, diretor geral da Google, afirmou que o conteúdo de jornais é muito importante para o Google. A busca do Google depende de boa informação, teria afirmado o executivo.

Para Murdoch, por sua vez, enfrentar o Google não seria absurdo. O barão da mídia enfrentou o lobby dos sindicatos na área de jornalismo nos anos 70. Um gigante que todo mundo achava que era imbátivel. Na cabeça de Murdoch, certamente, é apenas mais uma batalha.

No entanto, caso essa estratégia vá adiante, acredito que o grande teste não será para Murdoch ou a Google. Mas sobre a importância do conteúdo dos sites de jornais para os usuários de internet. Será que por causa desse conteúdo as pessoas mudariam de buscador?’

 

OBAMA
Tiago Dória

Frase da semana

‘‘Eu nunca usei o Twitter’

Surpresa para alguns, confirmação para outros, exemplo da importância atual dos ‘ghost writers’, Barack Obama afirmou nesta semana que não utiliza o Twitter, mas é um defensor da ferramenta.’

 

FESTA
Tiago Dória

Brincando com a ‘morte dos jornais’

‘Mais no começo do ano, a gente viu um estilista convidado do USAToday, que produziu um vestido de jornal. E agora mais um artista resolveu brincar/utilizar como tema a ‘morte dos jornais impressos’.

Jason Eppink é um novaiorquino que teve a ideia de reutilizar aquelas máquinas/caixas de vender/distribuir jornais, comuns nos EUA e que estão sendo crescentemente desativadas por jornais que vêm encerrando as suas atividades ou diminuindo a distribuição da versão impressa.

Em sua intervenção Print After Party, Eppink transforma cada máquina/caixa em uma ‘festa’, com luzes, globo e tudo. Segue abaixo o vídeo da intervenção.

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog