TECNOLOGIA
Tiago Dória
Será que inventarão um TiVo para revistas?
‘A CBS, emissora líder de audiência na TV aberta nos EUA, se uniu à Pepsi para veicular um anúncio com vídeo na versão impressa da revista Entertainment Weekly. O vídeo será embutido na revista. Uma espécie de ‘upgrade’ em relação aos tradicionais anúncios gráficos.
Segundo a BBC, a tecnologia será parecida com a usada em cartões sonoros de Natal, aniversário, casamento etc. O vídeo será ativado assim que o leitor virar a página anterior ao anúncio. Em julho do ano passado, a revista Esquire já havia feito algo parecido em sua capa.
Chris Walters, do Consumerist, blog ligado à defesa do consumidor, lembra que, desta vez, para os leitores não haverá TiVo, aparelho que permite pular comerciais na TV.
O experimento é válido, mas espero que não tratem isso como a ‘salvação da mídia impressa’ (mais uma) e nem que a experiência lembre a de visitar aqueles sites que, logo quando você acessa, uma música de fundo começa a ser tocada..
Os vídeos começam a circular na edição de 18 de setembro da revista, mas somente para alguns assinantes nas cidades de Nova York e Los Angeles.’
PARTICIPAÇÃO
Tiago Dória
Brainstorming do NYTimes
‘Em continuidade aos posts sobre as ‘mudanças tecnológicas’ no NYTimes, o jornal lançou nesta semana o Insight Lab onde os leitores podem debater e dar sugestões sobre o futuro do jornal. Uma espécie de brainstorming sobre quais devem ser os próximos passos do NYTimes.
Mas não é só isso. Serve também como espaço para críticas, dúvidas e sugestões sobre os serviços do NYTimes. Desde o aplicativo para iPhone até problemas na entrega da versão impressa. Enfim, é um fórum semelhante aos que a Google e a Amazon têm relacionados aos seus produtos.
O que achei meio entediante é a necessidade de responder a um questionário enorme no início sobre os seus hábitos de leitura do jornal. Após isso, eles ainda enviam por email uma outra pesquisa. Enfim, o NYTimes aproveita o Lab também para fazer uma pesquisa de campo mais direta.
Uma das discussões mais quentes é sobre a idéia de cobrar pelo acesso ao site do jornal. E ainda outra sobre o caráter global do NYTimes. Aliás, um dos debates iniciais foi esse. Se os leitores de fora dos EUA não poderiam participar das discussões do Insight Lab.
A restrição foi deixada de lado já que não faria sentido, com a mudança para o digital, o NYTimes deixou as restrições geográficas da distribuição da versão impressa para justamente alcançar efetivamente uma audiência global.’
***
O fim dos comentários anônimos
‘Quem acompanha o blog já deve ter percebido que o juízo de valores sobre o uso dos comentários em sites vem mudando. Em sua nova política de moderação, a rede de blogs Gawker Media deixou de lado a quantidade em nome da qualidade. Prefere ter poucos e bons comentários a muitos ruins e sem relevância.
O recurso Echo tem o objetivo de modificar um pouco a dinâmica das caixas de comentários ao permitir que todas reações e comentários a um conteúdo, que estão cada vez mais dispersos em diversos ambientes na web, fiquem reunidos em um único lugar.
E agora o Hulu, um dos sites de vídeos com maior crescimento no mundo, resolveu dar fim aos comentários anônimos. Nos fóruns e nas seções onde o usuário pode escrever uma crítica sobre um filme ou seriado, locais onde as discussões são muito polarizadas e pouco civilizadas (segundo o Hulu), será obrigatório a utilização do nome real. Nem username será permitido.
É bem provável que o número de comentários diminua, mas o Hulu vê isso como uma forma de melhorar a qualidade das discussões, evitar críticas ‘falsas’ (feitas por alguém ligado à produção dos filmes e seriados) e afugentar, uma vez mais, os trolls.
Dessa forma, é mais um site que levanta essa questão da qualidade nos comentários e de não utilizar os comentários apenas como uma forma de inflar, sem muito esforço, os números da audiência. Traz à tona essa discussão de forma polêmica, com o fim dos comentários anônimos.’
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.