Friday, 27 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Tiago Dória

PUBLICIDADE
Tiago Dória

Pré-seleção de comercial é solução para vídeo online

‘Numa época em que boa parte da indústria busca um ‘modelo de negócios’ para o mercado de vídeo online, Joe Michaels, responsável pelo desenvolvimento do MSN Video, apontou esse caminho para a publicidade em vídeos, durante palestra no Congresso TV2.0, em São Paulo.

Segundo ele, o Hulu é o melhor exemplo de que é viável o modelo de vídeo subsidiado por publicidade. No Hulu, 2º site de vídeos mais visitado nos EUA, os usuários podem escolher quando e qual comercial querem assistir.

Durante a sua apresentação, Michaels, que desde 2001 trabalha na divisão de vídeos do portal MSN, compartilhou erros e acertos cometidos no mercado.

Segundo ele, as pessoas gostam de assistir a grandes eventos online porque têm mais controle sobre o conteúdo. O executivo citou a transmissão ao vivo dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, feita em parceria com o site da emissora de TV NBC. As pessoas podiam escolher até qual ângulo de câmera queriam assistir.

Pelo que percebi, durante a apresentação, Michaels defendeu muito o papel da internet como ‘equalizadora’ de eventos. Ele chegou a afirmar que, num futuro próximo, será difícil encontrar um grande evento que não seja transmitido pela web e não tenha integração com redes sociais.

Porém, o executivo lembrou que muito do conteúdo consumido na internet ainda vem da TV (como conteúdo, a TV é a grande referência), mas a tendência é isso mudar. Neste sentido, a internet segue o mesmo caminho da TV que, em seu início, reproduzia conteúdo de outras mídias. Somente após um tempo passou a ter produção própria.

Sobre o futuro dos vídeos online, Michaels arriscou alguns caminhos – uso crescente do cloud computing, de funções que permitam assistir e comentar vídeos com outras pessoas ao mesmo tempo, além de algo na linha do conceito do Projeto Natal, da Microsoft, ou seja, câmeras que captem nossos movimentos e permitam interagir com o que está sendo exibido na tela.

‘Internet é amiga’ – Durante o período da tarde no TV2.0, aconteceram debates que reuniram representantes das principais emissoras e empresa de TV a cabo no Brasil, além de Ariel Alexandre, fundador do Videolog. Em resumo, o consenso geral foi de que a internet é mais amiga do que inimiga da TV. O consumidor utiliza várias e não uma única plataforma para consumir conteúdo. Na realidade, uma pode ajudar a alavancar a audiência da outra.’

 

MERCADO
Tiago Dória

Não é jornal versus blog. É jornal versus jornal

‘Sempre quando algum aluno de comunicação me entrevista, é normal surgir a tradicional pergunta a respeito da disputa jornais versus blogs.

Sempre respondo que, na prática, as coisas não são bem assim. Se existe algum conflito acirrado, é bem mais entre blogs versus blogs e jornais versus jornais. O mercado está competitivo para todo mundo, a escassez de atenção não é algo que afeta 3 gatos pingados.

Um exemplo desse último tipo de conflito aconteceu nesta semana. O NYTimes lançou uma campanha publicitária chamada Numbers, em que ataca o seu futuro concorrente direto, o Wall Street Journal. É feita uma comparação entre os números de leitores de cada jornal.

O motivo da campanha do NYTimes é simples, em breve, o WSJ pretende lançar uma edição do jornal voltada para Nova York. Por outro lado, a razão do WSJ entrar mais ainda no mercado do NYTimes é menos simples. Um pouco de questão comercial, mas principalmente pessoal.

Rupert Murdoch, diretor da NewsCorp, que controla o WSJ, quer acertar as contas com a ‘elite intelectual do jornalismo’ que tanto o excluiu ou ainda o exclui.

A campanha é também um pouco reflexo do quanto o mercado de mídia lá fora está ficando hipercompetitivo. Pode ser acompanhada por meio do site NYTAudience.’

 

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