RELACIONAMENTO ONLINE
Pistas de como será o Orkut do futuro?, 9/5
‘Casada com a informação de ontem, de que a MySpace aderiu à portabilidade de dados, a seção de tecnologia do site do Times, de Londres, abriu com uma matéria sobre o futuro das redes sociais, que passa pela idéia de juntar plataforma de rede social para dispositivos móveis com a tecnologia de GPS.
É algo muito além de simplesmente acessar o Orkut pelo celular. Funcionaria, mais ou menos, assim:
Uma garota vai para uma festa. Ela não conhece ninguém, mas ela está com o seu celular. Com alguns cliques, ela acessa o perfil de uma dúzia de pessoas que estão na festa, com fotos e tudo de cada uma. Ela tem sorte – dois deles são amigos de seus amigos. Ela manda mensagens e eles começam a conversar.
Bacana, né? Além de mostrar o local exato onde estão as pessoas de sua lista de contatos, a ‘rede social do futuro’ mostraria o perfil de cada pessoa que está próxima a você em um ambiente, mesma que ela não esteja em sua lista de amigos.
Você acessaria todas essas informações pelo celular.
Para um uso mais corporativo, o leque de possibilidades parece ser interessante. Chegar em uma conferência e saber quem é o gerente de produtos com quem você tem que falar. Ou, antes de uma palestra, saber melhor o perfil das pessoas que estão em um auditório.
Para jornalistas, o negócio pode ser mais prático. Imagina para fazer a cobertura de um evento em que você não conhece ninguém, nem de vista, e, no final, acabar descobrindo quem é quem por meio da foto de cada um no celular, sem precisar sair perguntando ou ficar que nem uma barata tonta.
Parece coisa de futurista, mas, um site alemão, o Aka aki, que, em breve, vai ganhar uma versão em inglês, já trabalha com isso de forma estruturada. Ele não utiliza GPS, mas bluetooth.
A hora que alguém de sua lista contatos ou que utiliza o site e tem um perfil relacionado ao seu está próximo a você, o seu celular emite um aviso. Dá para ter uma noção de como funciona o negócio pelo vídeo abaixo.
Imagino que, logo de cara, uma das preocupações seja quanto à privacidade. Todo mundo da rede social sabe onde você está e quem é você.
Para evitar problemas, existem funções que permitem que você fique ‘invisível’, igual ao MSN. Ou seja, participa da brincadeira quem quiser.’
DESPESAS
Tiago Dória
YouTube na Rede Globo, 9/5
‘A entrevista exclusiva com os fundadores do YouTube passou no Jornal da Globo, na noite desta quinta-feira, mesmo dia em que a Google anunciou que vai encontrar uma forma de ganhar dinheiro com o site de vídeos, que até agora deu despesas de manutenção e de gasto de banda, as quais somente a empresa de busca tem condições de pagar.
A proposta é trabalhar, nos próximos meses, com um ‘novo tipo de anúncio’, diferente dos tradicionais ‘30 segundos’ no início de um vídeo e os ‘overlay ads’, já utilizados em outros sites.
Ainda nesta semana que termina, produtores de videocast profissionais, nos EUA, indicaram que o product placement é uma ‘técnica de marketing’ que funciona em vídeos online, o que ratifica uma das conclusões da conferência NewTeeVee Live.
LonelyGirl15 e FrenchMaidTV são alguns dos videocasts que já trabalharam com o formato e apresentaram resultados positivos.’
O SEGREDO
Ser apaixonado pelo que faz é o segredo do sucesso, segundo Jobs e Gates, 8/5
‘Há um ano, mais ou menos, durante a conferência D:All Things Digital, promovida pelo The Wall Street Journal, Bill Gates e Steve Jobs realizaram um encontro histórico.
Geralmente vistos como inimigos, os dois conversaram sobre vários assuntos e concordaram em diversos pontos. Entre eles, o motivo do sucesso profissional de ambos – serem apaixonados pelo trabalho que fazem.
No encerramento do encontro, Jobs finalizou:
Vejo-nos como dois dos caras mais sortudos do planeta. […] Encontramos o que amamos no lugar certo e no tempo certo, família e etc. Que mais podemos pedir?’’
MICROBLOGGING
Aleluia! Twitter inicia nova fase nos sites de notícias, 6/5
‘Pelo que estou percebendo, está acontecendo uma mudança de postura em relação ao Twitter por parte dos sites de notícias. Ao invés de usar o Twitter como um RSS, posicionamento já criticado aqui, no blog, logo no início, alguns sites estão começando a utilizar a ferramenta de microblogging para reportar informações in loco, direto da rua.
A Reuters publicou um post nesta terça-feira afirmando que vai rever a sua posição no Twitter. E a emissora de TV WCNC, da Carolina do Norte, nos EUA, já começou a utilizar a ferramenta para que seus repórteres e âncoras publiquem, direto da rua, informações sobre as primárias eleitorais.
Veja como ficou a página com a cobertura ao vivo via Twitter. A dinâmica lembra a de uma rádio. A interface é simples, mas trabalhando um pouco dá para fazer algo interessante. O bom é que qualquer pessoa pode acompanhar a cobertura, mesmo que esteja fora do Twitter.
Essa mudança de postura não é somente lá fora. Aqui, no Brasil, um site de notícias já começa a se mover para fazer alguns experimentos neste sentido, de utilizar o Twitter como uma ferramenta para reportar via celular direto da rua.
É só assinar um pacote de dados e mandar ver na cobertura. O repórter só precisa ser mais sucinto nas informações.’
***
Mais um site de notícias em casamento com o Twitter, 9/5
‘Desta vez é o IndyStar, site de notícias do estado de Indiana, nos EUA, que está utilizando o Twitter para que seus repórteres enviem informações e comentários rápidos direto da rua.
As atualizações vão aparecendo em uma das homes do site, em ‘News & Notes’, como uma espécie de livestreaming.
Na segunda-feira, a WCNC, emissora de TV da Carolina do Norte, fez um uso parecido para cobrir as eleições presidenciais nos EUA.
Ambos são sites de notícias que fogem da redundante utilização do Twitter como uma espécie de RSS.’
TV ONLINE
Uso de TV pela internet no mundo, 6/5
‘A revista The Economist publicou um gráfico sobre o grau de uso da IPTV no mundo. Hong Kong lidera – um terço da população assiste a TV pela internet. Brasil nem aparece na lista.’
PUBLICIDADE
Guidelines para novos formatos de publicidade em vídeos online, 6/5
‘A IAB – Interactive Advertising Bureau aprovou e lançou uma nova série de guidelines para formatos de publicidade em vídeos online. Um dos pontos é em relação ao tempo dos anúncios.
Não mais que 30 segundos naqueles que aparecem no início ou no final de um vídeo. E, no máximo, 15 segundos para os ‘overlay ads’, aquela espécie de pop-up transparente que abre na parte inferior de um vídeo [imagem acima].
Vale lembrar que, durante a conferência NewTeeVee Live, que discutiu a convergência entre TV e web, chegou-se quase à conclusão de que o melhor formato para publicidade em vídeos online, pelo menos em videocasts, é via product placement – inserção de um produto no meio do conteúdo.’
EXPERIMENTOS
Microsoft e NBC lançam ‘laboratório de novas mídias’, 5/5
‘Seguindo a tendência de outras empresas, já comentada aqui, no blog, a MSNBC [Microsoft + emissora NBC] lançou nesta semana o NewsWare, uma espécie de labs de novos produtos.
No endereço, as últimas abordagens e aplicativos que estão sendo experimentados pela equipe de conteúdo e tecnologia do portal e que foram abertos para os usuários/leitores testarem.
Destaque para os experimentos em newsgames e no Spectra, uma forma de você navegar pelas notícias em um ambiente 3D.
Comparado com o labs da agência de notícias Reuters ainda existe pouca coisa, mas a interface é superior. E a presença da Microsoft promete algumas experimentações interessantes.’
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.