Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Tiago Dória Weblog

SOCIEDADE ONLINE
Tiago Dória

Redes sociais ainda não são negócio, segundo a The Economist, 20/3

‘Alguns pontos de uma matéria da última edição da The Economist, uma das mais importantes revista de economia do mundo.

Semelhante aos serviços de emails, as plataformas de redes sociais não terão um modelo de negócio por um bom tempo. Funcionam melhor como uma porta de entrada para levar o usuário a serviços mais lucrativos.

Cita o movimento pela portablidade de dados. Antes cada rede social era um ‘jardim fechado’, mas hoje existe um movimento para que usuários possam levar seus dados e contatos de um lado a outro. Enfim, os usuários querem que os serviços conversem entre si.

O que vai abrir caminho para ferramentas que integrem redes sociais a programas de emails, por exemplo. A velocidade e a frequência com que você acessa a seu lista de emails revela quem são seus contatos diários e próximos. O futuro do negócio estará em interoperabilidade entre plataformas, principalmente em integração com serviços de emails.’

 

IRAQUE
Tiago Dória

Os 5 anos de guerra na web, 19/3

‘Já comentei sobre os 5 anos da Guerra do Iraque e os primeiros blogueiros a cobrirem o conflito. Ontem, a Reuters colocou no ar um especial multimídia sobre a guerra.

A agência de notícias utilizou diversas fontes de informação para produzir o documentário, entre elas, um blog coletivo, o Global Voices Online, que já possui um acordo de conteúdo com a Reuters.

O NYTimes montou uma linha do tempo. E o Elmundo segue com uma galeria de fotos. O tom na blogosfera é de protesto e críticas quanto ao custo da guerra.’

 

P2P
Tiago Dória

Redes de TV começam a abraçar o p2p, 19/3

‘Olha que bom exemplo. A CBC, uma das principais emissoras de TV do Canadá, passará a disponibilizar episódios completos de alguns programas na web por meio da rede de p2p BitTorrent. E o melhor de tudo – sem DRM e aquelas pegadinhas de arquivos que ‘se autodestroem’ depois de 30 dias.

Por enquanto, o primeiro a ser distribuído dessa forma será o Canada’s Next Great Prime Minister, um programa no mesmo estilo do ‘O Aprendiz’ que, no entanto, busca revelar novos talentos na política.

Nota recente da Associated Press revela que, devido ao seu baixo custo, a tecnologia p2p, antes associada à pirataria, começa a ser bem vista por emissoras de TV.

Diversas startups de p2p estão fechando parcerias com empresas de mídia. Uma delas é a Pando, que já possui acordos com o Discovery Channel e a ESPN para distribuição de seus conteúdos na rede.

Somente para fechar o post, vale lembrar, que durante a NewTeeVee, conferência que, no ano passado, discutiu a convergência entre TV e web, o ‘steve jobs das empresas de mídia’ Quincy Smith, da CBS, bateu o martelo de que a p2p é a solução mais econômica e completa para as TVs distribuírem programas completos na rede.

Por outro lado, operadoras de telefonia começam a testar o p4p, que permite controlar muito mais o que circula em suas redes. Apesar do menor controle, por enquanto, o p2p continua como alternativa mais certa para as empresas de mídia. Ainda bem.’

 

SEMANA DA INTERNET
Tiago Dória

Foi criada a ‘Semana da internet’, 18/3

‘A web ganhou oficialmente uma semana toda dedicada a ela. Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, declarou que 3 a 10 de junho será a ‘semana da internet’ na cidade.

Durante os 7 dias, ocorrerão apresentações musicais e palestras sobre web. A semana termina com a realizacão da 12a edicão do Webby Awards, considerado o ‘oscar da internet’.’

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Jornal do Brasil

Comunique-se

Carta Capital

Agência Carta Maior

Terra Magazine

Tiago Dória Weblog