BLOGOSFERA
Quase metade dos blogueiros já passou do 1º blog, diz estudo, 22/9
‘Nesta tarde, o buscador de blogs Technorati publicou o estudo anual State of the Blogosphere, que tem a proposta de ser um raio-x dos blogs no mundo inteiro. A pesquisa será publicada de forma fragmentada – a cada dia um tópico.
Na primeira parte, um perfil dos autores de blogs e números globais:
* 133 milhões de blogs são indexados pelo Technorati. No ano passado, eram 70 milhões [mas o estudo não indica quantos desses blogs são atualizados].
* A maioria dos autores de blogs é do sexo masculino – 66%
* Na faixa de 18 a 34 anos – 50%
* E a grande maioria está localizada na América do Norte.
Até aí nenhuma novidade em relação a estudos anteriores feitos pelo Technorati. O que chama mais a atenção é que quase a metade já passou do 1º blog:
* 49% dos pesquisados já estão atualizando o seu 2º ou até 8º blog. Ou seja, meio óbvio, mas blog já não é tão novidade – 59% já bloga há mais de dois anos.
E a maioria utiliza anúncios em seus blogs – pelo visto, os blogueiros já estão rejeitando menos a publicidade.
Vale lembrar que esse estudo é apenas um parâmetro dos blogs. O Technorati tem diversas falhas, não consegue indexar diversos blogs brasileiros, por exemplo.
A 1ª parte do estudo está aqui.’
CAMPANHA
Veja lança ‘newsgame’ sobre eleições, 22/9
‘O site da Veja colocou no ar recentemente um newsgame sobre as eleições nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Você é convidado a responder a um quiz com diversas perguntas sobre saúde, segurança, finanças, educação, no município. No final, com base em suas respostas e nas dos candidatos, o jogo informa quais deles [candidatos a prefeito] mais se identificam com a sua visão sobre a cidade.
O newsgame é semelhante ao Candidate Match Game, do USA Today, e ao que foi lançado pelo portal brasileiro UAI em agosto deste ano, o 1º newsgame deste tipo no Brasil. A intenção é ajudar você a escolher o seu candidato à prefeitura, o que gera sempre um pouco de polêmica.
Saiba mais sobre newsgames no post que escrevi em março deste ano.’
QUIZ
Tiago Dória
HubDub fecha parceria com a Reuters, 22/9
‘Dentro de seu reposicionamento, a Reuters é a primeira empresa de mídia a fechar uma parceria com o HubDub, uma espécie de site de enquetes mais desenvolvidas, nas quais os usuários podem votar em diversas possibilidades sobre um acontecimento.
Funciona como uma espécie de quiz: uma pergunta em formato de previsão é feita, diversas opções são mostradas e a pessoa vota naquela que acredita que acontecerá. A diferença é que se você acertar, ganha dinheiro, virtual, mas ganha, como um jogo baseado em notícias.
Uma das perguntas da Reuters, por exemplo, é – ‘Qual desses bancos será a próxima vítima da crise de créditos nos EUA?’. Várias opções são mostradas: UBS, Citibank, Goldman Sachs etc. Você vota, comenta e, se acertar, ganha.
Segundo representante do site, as pessoas são 5 vezes mais propensas a votar na enquete do que deixar um comentário em uma matéria.
Cá entre nós, o HubDub não deixa de ser comentário em matéria. É bem comum após assistir ou ler um jornal, se ver fazendo algumas perguntas e especulações sobre o que acabou de ler ou ver.
O HubDub, na verdade, traz esses comentários e especulações de forma mais estuturada para um site.’
ESTRATÉGIA
Frase da semana, 20/9
‘‘Hoje, há um novo tipo de internauta que não vai atrás das notícias e acha que, se os acontecimentos forem importantes, chegarão até ele de qualquer jeito na internet, principalmente por indicação dos amigos.
É esse público que queremos alcançar’
Em entrevista ao caderno Link desta semana, Giles Wilson, editor de blogs da BBC, explica a estratégia da emissora, de ‘ir onde o usuário está’, mesmo posicionamento adotado pela CBS desde 2007.’
EXTENSÃO
Globo.com cria comando para o Ubiquity, 19/9
‘A Globo.com criou um comando para o Ubiquity em seu sistema de busca de vídeos do portal. Para utilizá-lo, precisa ter a extensão Ubiquity instalada em seu navegador Firefox.
Depois, é só ir a Globo Vídeos e autorizar a instalação do comando.
Em qualquer página para fazer uma busca, basta ativar o Ubiquity, aperte alt+space, e digite globovideos + a palavra-chave que está procurando e clique em enter. Uma nova aba mostrará os resultados.
Se você estiver meio por fora do assunto, recomendo ler o post que escrevi sobre o Ubiquity. Na prática, é uma extensão para o Firefox, que, por meio de simples comandos de textos, permite a uma pessoa acessar e mesclar diversos serviços web.
Nos meios especializados, é apontada como um grande avanço na relação do usuário com diversos serviços na rede.
Outros comandos do Ubiquity feitos por pessoas do mundo inteiro estão reunidos aqui.’
THE BOX
A volta ao mundo em um container, 19/9
‘Depois de tentar registrar em imagens todo tráfego de informações em Londres direto do espaço, a BBC lançou o projeto The Box.
É simples e direto. Um GPS foi colocado em um container e toda a sua movimentação pelo mundo é registrada.
A intenção é mostrar a globalização da economia de outra forma e trabalhar com a tecnologia de geoinformação. No mês passado, comentei o quanto geotagging e mashups são duas tecnologias/abordagens que estão puxando a criação de novos produtos/projetos no jornalismo.
Por meio de um mapa online, os leitores podem acompanhar a trajetória do container. No momento em que digito esse post, ele está em Southampton, no Reino Unido, carregado de uísque. Deve chegar à Ásia na quinta-feira que vem.
O projeto é inspirado no livro The Box, do jornalista Marc Levinson. E existe até um container de papel para quem quiser recortar, colar e usar como decoração.’
BAIXINHOS
Crianças blogueiras do Brasil, 18/9
‘Nesta semana, o site do jornal Zero Hora lançou a seção ZH Criança, onde as crianças podem enviar textos, fotos e vídeos. A intenção é formar ‘jornalistas mirins’.
A idéia não é nova no Brasil. A Folhinha, da Folha de S. Paulo, já faz algo nessa linha. O exemplo mais bem sucedido vem do carioca O Globo, com o Bloguinho.
Volta e meia, o jornal realiza um concurso que elege dez novos blogueiros para o Bloguinho, o blog infanto-juvenil do portal de notícias. Crianças de 7 a 13 anos são convidadas a enviar textos.
O projeto tem um caráter educativo, que, muitas vezes, as empresas de comunicação brasileiras deixam de lado, e ainda ajuda a criar uma cultura de colaboração na produção de conteúdo. Por que não? As crianças utilizam um blog coletivo para publicar as informações.
Se você tem filhos, vale a pena ficar de olho no Bloguinho. De vez em quando, abrem inscrições para novos blogueiros.
No ano passado, um dos vencedores foi o filho do Bruno Rodrigues. Filho de blogueiro, blogueiro mirim é.’
NOVO SITE
‘WSJ 2.0? quer reinventar a roda. De novo!, 16/9
‘Em meio a uma das maiores crises dos EUA, o The Wall Street Journal, um dos jornais mais influentes no mercado de informação e opinião, resolveu colocar no ar o seu novo site.
Em essência, não existem muitas mudanças – menos anúncios, mais conteúdo aberto e a retirada de alguns elementos de navegação.
O diferencial é que os usuários cadastrados no jornal poderão comentar em todas as matérias, montar os seus próprios perfis com foto, dados pessoais, criar comunidades e adicionar amigos. Enfim, poderão utilizar uma plataforma de rede social, um orkut criado pelo jornal. Mais um.
Segundo o anúncio oficial, a intenção é criar uma comunidade de leitores que reúna comentários e discussões em torno do conteúdo do jornal.
Com essa afirmação, o WSJ mostra que veio para reinventar a roda. Ele não precisa criar uma ‘comunidade de leitores’ em torno do jornal.
Ela já existe. Está na Facebook, no LinkedIn, no Twitter, nas várias listas de discussões sobre o jornal, nos milhares de blogs que linkam para o site do WSJ.
O Journal não tem necessidade de criar ‘discussões e comunidade’, mas agregar ‘discussões e comunidade’. O caminho mais natural seria trazer para o site do jornal essas discussões em torno de seu conteúdo que já acontecem na rede, mas estão longe de seu chapéu.
Como fazer isso? Por meio de integração com redes sociais – a maioria desses sites já está com API com acesso público.
Para que começar uma comunidade do zero e tirar os seus leitores do ambiente ao qual já estão acostumados?
Por que não permitir que eu possa comentar nas matérias do WSJ com o login da Facebook ou do LinkedIn? Ler e discutir matérias do jornal na Facebook e essas discussões serem integradas às páginas online do WSJ? Ou ainda indicar para mim quais blogs estão discutindo os artigos do WSJ?
O NYTimes e a NBC já estão fazendo isso em algumas seções de seus sites.
Ainda no anúncio oficial Alan Murray, editor no WSJ, completa:
‘Nós acreditamos que, no futuro, as redes sociais serão um importante meio de distribuição de conteúdo e de propagação de notícias. E nós queremos fazer parte dessas redes’
Concordo com Murray. Mas, a meu ver, fazer parte dessas redes não significa necessariamente construir mais uma plataforma de rede social.
Nessas horas, chama a atenção como todo site de notícias quer ser Orkut, Facebook e LinkedIn. Às vezes, passa a impressão que eles têm complexo de serem eles mesmos.
Site de jornal é site de jornal. Rede social é rede social. O que deve haver é integração entre esses dois tipos de sites e negócios. As APIs estão aí para facilitar o trabalho.
Quando um inventa de fazer o que outro faz melhor, sempre dá em coisa errada. Vide o USAToday com a sua fracassada ‘MyUSAToday’ e a MySpace com o seu MySpaceNews.
É a mesma coisa o novo site da FastCompany. Sou leitor da revista há bastante tempo, gostei do novo site.
Porém, montar mais um perfil, fazer o upload de uma foto, procurar os contatos, entrar em discussões que já existem em outros ambientes, criar mais um login e tentar se lembrar de mais uma senha… sinceramente, não tenho tempo nem mais paciência para isso.
Por que não agregar em vez de reinventar a roda?’
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