ALTA DEFINIÇÃO
Vídeos em HD no maior jornal do mundo, 27/10
‘O NYTimes começou a publicar vídeos em High Definition. O jornal, que produz, em média, 100 vídeos por mês, utiliza a infra-estrutura do BrigthCove na sua seção de vídeos, que foi reformulada.
A qualidade da imagem dos vídeos em HD é bem inferior em relação à do Vimeo e à do Videolog.
Mesmo assim, com a melhoria na qualidade da imagem, o jornal aproveitou para reforçar a sua parceira com a emissora de TV ABC, que exibe alguns dos vídeos do NYTimes.’
TV NA WEB
Adivinha qual é o 6º site de vídeo mais acessado?, 23/10
‘Parceria entre a NBC e a Fox, o site de vídeos Hulu, que oferece, de forma gratuita [sustentado por anúncios], capítulos de seriados e programas completos para assistir via streaming, já é o 6º mais acessado no mundo. Perde para o YouTube, mas já passou os sites da CNN e da MTV. Os dados são da Nielsen Online.
O Hulu é bem emblemático. Marca o momento em que a NBC, a Fox e parte da indústria de entretenimento pararam de dar murro em ponta de faca e resolveram disponibilizar de graça os seus programas completos na rede.
E aqui, no Brasil, quais emissoras disponibilizam seus programas completos e com alguma forma de receita [publicidade]? O Globo Vídeos, da Rede Globo, que disponibiliza uma boa parte de sua programação na web, já é o 2º site de vídeos mais acessado do Brasil.’
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Videolog lança ‘TV web personalizada’ em português, 22/10
‘No próximo sábado, dia 25, o site de vídeos Videolog lança oficialmente a sua T!V! (leia-se tivi), ferramenta que permite montar uma ‘TV personalizada’, com vídeos do próprio Videolog e do YouTube.
Em agosto do ano passado, eu testei, em primeira mão e ainda na fase inicial de desenvolvimento, a T!V!. Veja como foi. De lá para cá, diversas mudanças foram feitas, mas dá para ter uma noção de como funciona.’
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‘Making of ao vivo e participativo’, 22/10
‘O programa Vitrine completou 18 anos nesta terça-feira. E a TV Cultura fez mais um experimento interessante envolvendo web e TV.
Durante a gravação do Vitrine especial de 18 anos, quem entrasse neste endereço, tinha acesso a 3 transmissões de vídeo ao vivo – uma câmera com a gravação do programa, outra com os bastidores do programa e uma terceira com a festa de aniversário.
No final das contas, as pessoas acompanharam pela web a gravação de um programa que somente vai ao ar na TV no dia 01 de novembro. Como se fosse um making of ao vivo e participativo do programa. A transmissão começou às 17h e foi até às 22h, mais ou menos.
Além dos vídeos, houve uma integração com o Twitter e o Flickr, possibilitando que fotógrafos convidados publicassem fotos da festa e dos bastidores. E que, de casa, as pessoas pudessem fazer comentários e enviar perguntas aos convidados, inclusive para os que se encontravam na festa.
Para mim, foi a transmissão participativa da TV Cultura que ficou mais fechada. Não teve os debates e os comentários rápidos e quentes do Roda Viva, mas foi a que funcionou melhor. Não houve aquele excesso de informação.
Acredito que a emissora já está construindo um modelo de ‘transmissão web e TV’ que pode ser utilizado em outras áreas da emissora.
De um ano para cá, não somente a TV Cultura, mas a CBS e a CNN estão mostrando caminhos bem legais. Como não temos modelos e estamos lidando com uma tecnologia inacabada, é experimentando que se chega lá.
Ontem, a emissora CBS lançou a Social Room, que funciona parecida ao modelo de transmissão participativa da TV Cultura.’
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