PREVISÃO
Conheça o jornalista do futuro
‘O consultor de mídia Steve Rubel escreveu um texto sobre o perfil do ‘jornalista do futuro’. Do futuro não, do presente, na minha opinião. Sei que o assunto é um pouco batido, mas gostei do post por que ele não cai no tecnicismo.
Utilizando o exemplo de um repórter de Nova York, segundo Rubel, o ‘jornalista do futuro’ é aquele que consegue construir uma forte conexão com a sua audiência. É aquele profissional que sabe usar todas essas ferramentas – Flickr, Twitter, blogs, Orkut – para criar um relacionamento com o público.
É interessante essa visão por que muito se fala que um site ou jornalista tem que ter perfil no Twitter, no Flickr, ter blog, mas nunca se sabe muito bem o motivo. A maioria vai na inércia ou pelo modismo e monta um perfil nesses sites apenas para marcar território, como um fim e não um meio para alguma coisa.
Outra coisa é que esse conceito não cai no tecnicismo, no sentido de que você tem que saber mexer em sites de edição de imagens e vídeos, caso contrário, está fadado ao fracasso profissional. Para mim, mais importante do que aprender a mexer no Photoshop ou no iMovie é dominar conceitos. Técnicas e softwares de edição de imagens e vídeos vão e voltam. Conceitos ficam.
Eu mesmo, quando comecei, uma das premissas do ‘jornalista do futuro’, dentre outras, era saber HTML, mexer no FrontPage. Hoje, o FrontPage saiu de linha, saber HTML já se mostra não tão importante com tantos CMS de fácil configuração e customização – WordPress, Drupal – sem contar os publicadores internos de conteúdo utilizados nos jornais.
Enfim, o ‘jornalista do futuro’ é aquele que sabe utilizar essas ferramentas mais recentes para construir um laço mais forte com a sua audiência. Visão que engloba tudo.
O conceito de que tem que ser multimídia, saber trabalhar com images, wikis, plataformas de redes sociais, usar videochats, podcasts, torna-se apenas consequência dessa premissa maior. Ou seja, ser multimídia torna-se um dos meios para alcançar esse relacionamento e não um fim em si mesmo.’
ONLINE ONLY
FlipGloss
‘Em meio à cansativa discussão sobre o fim dos jornais, o mesmo grupo responsável pela revista Forbes lançou uma nova publicação, a FlipGloss, uma revista sobre fotografia e comportamento que conta somente com uma versão online.
A revista tem um grupo no site de compartilhamento de fotos Flickr, onde os leitores podem enviar e fazer comentários nas imagens, que estão sob licença da Creative Commons, o que permite o seu uso por terceiros sem tanta preocupação com direitos autorais.’
PRESIDENTE INTERNÉTICO
Drupal no governo de Obama
‘Saiu mais um novo site da administração de Obama. É o Recovery, que mostra como os US$ 787 bilhões de seu plano para reativação da economia norte-americana estão sendo gastos. O plano é como um PAC de Obama, com a diferença que esse busca mostrar transparência nos gastos.
Segundo o blog Bits, do NYTimes, o site peca por não ter ferramentas de comunicação direta com o público. Já o site Ars Technica lembra que, a partir de março, os dados estarão em um formato que permitirá a criação de mahups e aplicativos por terceiros.
O Recovery utiliza o gerenciador de conteúdo Drupal, o que gerou um certo burburinho na comunidade de usuários do sistema em código aberto.’
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