Curso Comprova de verificação será gratuito e pretende capacitar jornalistas para investigar conteúdos suspeitos compartilhados em redes sociais sobre as eleições municipais
São Paulo, 29 de setembro de 2020 – O Projeto Comprova abre nesta terça-feira as inscrições para o Curso Comprova de verificação, um programa destinado à capacitação de jornalistas para investigar conteúdos suspeitos, compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagens, relacionados às eleições municipais de novembro.
O curso será realizado entre os dias 7 e 17 de outubro, terá uma carga horária de 10 horas e será gratuito. O conteúdo será oferecido pela plataforma de cursos da Abraji.
O programa está baseado na metodologia criada pela First Draft e utilizada desde as eleições de 2018 pelo Projeto Comprova no Brasil. Os instrutores são profissionais experientes no tratamento da desinformação. Eis os temas que serão abordados no curso:
- Desinformação e eleições | Sérgio Lüdtke – Projeto Comprova
- Preparo do ambiente de trabalho e caixas de ferramentas | Cido Coelho – SBT
- Monitoramento de redes sociais | José Antonio Lima – Projeto Comprova
- Técnicas para verificação de dados | Jamile Santana – Painel Jornalismo de Dados
- Trabalhando com buscadores | Helio Miguel Filho – Projeto Comprova
- Verificando fotos | Luisa Alcantara e Silva – Folha de S.Paulo
- Verificando vídeos | Alessandra Monnerat – Estadão Verifica
- Verificando mapas (e outros) | Cido Coelho – SBT
- Narrativas de checagem | Luisa Alcantara e Silva – Folha de S.Paulo
As inscrições podem ser feitas por este formulário e estarão abertas até as 14 horas da segunda-feira, 5 de outubro.
O Projeto Comprova é uma iniciativa da First Draft, liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Google News Initiative e Facebook Journalism Project ajudaram a financiar o projeto, e ambas as empresas estão fornecendo suporte técnico e treinamento para as equipes envolvidas.
O Comprova tem como parceiros institucionais a Associação Nacional de Jornais no Brasil (ANJ), o Projor, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a agência Aos Fatos e a RBMDF Advogados.
Os parceiros de tecnologia são CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.
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Site: projetocomprova.com.br
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