Publicado originalmente no site objETHOS.
Acaba de ser publicado o número 9 da revista Mediapolis, editada pelo Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Ceis20), da Universidade de Coimbra, Portugal. A publicação traz um dossiê com o tema “Reinventando novos pactos globais para a ética da comunicação e do jornalismo” e vem recheada de artigos de pesquisadores portugueses, espanhóis e brasileiros.
Essa é a segunda publicação seriada na parceria que o PPGJOR/UFSC tem com os colegas portugueses. Em dezembro passado, a Estudos em Jornalismo e Mídia, revista do PPGJOR, publicou o especial “Qualidade no jornalismo, democracia e ética”, que terá um segundo volume em junho próximo. “No seu conjunto, cremos que estas iniciativas darão um contributo importante para a atualização do tema junto da comunidade lusófona”, comentam os editores Carlos Camponez e Rogério Christofoletti (objETHOS) na apresentação do número.
A edição das três revistas está no âmbito da Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI), fundada em dezembro de 2018, que reúne pesquisadores e jornalistas de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor e Macau. Um livro sobre regulação do jornalismo nos países de língua portuguesa também está sendo produzido e tem previsão de lançamento ainda neste ano.