Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornalistas de oito países vão discutir o futuro da profissão no Festival 3i

(Foto: Divulgação)

A segunda edição do Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente será realizada nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Rio de Janeiro. Além do Brasil, o evento vai receber jornalistas do México, Argentina, Colômbia, Peru, Costa Rica, Espanha e Estados Unidos.

O conselho curador do Festival 3i é composto pelos veículos nativos digitais ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Congresso em Foco, Énois, Jota, Marco Zero Conteúdo, Nexo, Nova Escola, Poder360, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. A sexta-feira será dedicada a workshops; sábado e o domingo, a mesas de discussão e exposições. No primeiro festival do continente voltado para a inovação no jornalismo digital, todas as sessões enfocam soluções criativas e inspiradoras.

Entre os convidados estrangeiros estão Glenn Greenwald, do The Intercept, Maria Teresa Ronderos, do recém-lançado Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP), Millie Tran, do New York Times, Janine Warner, da SembraMedia, Giannina Segnini, da Universidade de Columbia, Tania Montalvo, do site mexicano Animal Político, Ariel Merpet, do Chequeado (Argentina), Nelly Amancio, do Ojo Público (Peru), e Darryl Holliday, do City Bureau, de Chicago.

“O Festival 3i destaca-se de outros eventos de jornalismo por trazer diversos convidados estrangeiros, integrando o público brasileiro com o que há de mais inovador no continente”, conta Natalia Viana, secretária-executiva do Festival 3i e co-diretora da Agência Pública. O Festival 3i tem o Google News Initiative como parceiro-fundador e o Facebook como parceiro.

Serão oito painéis, quatro em cada dia. A organização do festival elegeu temas como desinformação, vazamentos, colaboração entre veículos, os riscos da profissão, modelos de negócio, dados e tecnologia. Cada conversa terá três participantes e um mediador.

Participam também Paula Cesarino Costa, editora de diversidade da Folha de S.Paulo, Chico Otávio, do jornal O Globo, a premiada repórter Elvira Lobato, Raull Santiago, do Coletivo Papo Reto, Rogério Galindo, do portal paranaense Plural.jor, e Kátia Brasil, da Agência Amazônia Real, entre outros.

Todos os ingressos para o Festival 3i dão direito a participação nas mesas do sábado e do domingo, além da palestra de abertura, na sexta-feira. Para participar dos workshops, é necessário comprar um ingresso especial que dá direito à inscrição em uma das nove oficinas. Com 25 vagas cada uma, elas terão exercícios práticos e duração de três horas. A escolha do workshop deve ser feita no ato da compra, na própria plataforma de venda de ingressos.

As oficinas serão dadas pelas organizações do conselho curador do Festival 3i e por parceiros. Os temas são fact-checking, Lei de Acesso à Informação, cobertura de protestos, elaboração de projetos, produção de podcasts, segurança digital, produção de vídeos, jornalismo investigativo e leitura crítica de mídia.

Os ingressos estão disponíveis online pela plataforma Sympla e custam R$ 270 (inteira) e R$ 135 (meia). Incluindo participação em workshop, saem por R$ 320 e R$185 (meia). Associados da Abraji, do Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Imprensa têm desconto especial.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL 3i 2019

Sexta-feira, 18/10

Workshops
10h-13h – Princípios do Fact-checking
com Natália Leal, diretora de conteúdo da Agência Lupa
Técnicas e ferramentas básicas do fact-checking.

10h-13h – Aprendendo a fazer pedidos pela Lei de Acesso à Informação
com Marina Atoji, gerente-executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
Conceitos e primeiros passos para obter informações de órgãos públicos via LAI.

10h-13h – Como cobrir protestos
com Daniel Arroyo, da Ponte Jornalismo
Cobertura de protestos de rua, incluindo dicas de segurança e proteção.

10h-13h – Como escrever um projeto
com Nina Weingrill, diretora da Énois
Passo a passo para um bom projeto jornalístico pontual conseguir financiamento.

14h-17h – Como fazer um podcast de sucesso
com José Orenstein, editor-executivo do Nexo
Fala de um dos podcasts mais influentes atualmente, o Durma Com Essa, e conta o que é necessário para fazer um podcast de sucesso.

14h-17h – Segurança digital para jornalistas
com Adriano Belisário e Lucas Teixeira, da Escola de Dados
Como guardar e transportar conteúdos sensíveis e se comunicar com segurança para jornalistas que lidam com investigações.

14h-17h – Como fazer vídeos para online
com Ana Aranha, da Repórter Brasil, roteirista e produtora do documentário Jaci, vencedor do prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo em 2016
O que faz um bom vídeo online viralizar nas redes.

14h-17h – Iniciação à reportagem investigativa
com Elvira Lobato e Natalia Viana, da Agência Pública
A premiada jornalista Elvira Lobato revisa algumas das suas reportagens mais relevantes e mostra o passo a passo da investigação.

14h-17h – Leitura crítica de mídia e conteúdos online
com Laércio Portela, da Marco Zero Conteúdo, e Pedro Borges, do Alma Preta
Numa época em que sobra desinformação, o workshop ensina os princípios para uma leitura inteligente e crítica da imprensa e de sites.

19h – Abertura do Festival 3i 2019

Sábado, 19/10

10h-11h30
1. Quem está vencendo a desinformação
Apresentado por Agência Lupa e Nova Escola
Como diferentes iniciativas de educação midiática conseguem produzir contra-informação verdadeira e combater a onda de notícias falsas. A boa nova: podemos vencer.
Mediador: Gilberto Scofield, Agência Lupa
– Tania Montalvo, Animal Político (Peru)
– Adriana Barsotti, professora de jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFE) com pós-doc em news literacy
– “Hache” Ariel Merpet, Chequeado (Argentina)

13h-14h30
2. A urgência da colaboração jornalística
Apresentado por #Colabora e Agência Pública
As dificuldades, experiências e oportunidades no trabalho jornalístico conjunto.
Mediador: Agostinho Vieira, Projeto #Colabora
– Maria Teresa Ronderos, Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP)
– Katia Brasil, Amazônia Real
– José Roberto de Toledo, revista piauí, membro do ICIJ

15h-16h30
3. Quando o repórter vira alvo
Apresentado por O Eco e Congresso em Foco
Riscos físicos, legais e online ao jornalismo investigativo.
Mediador: Marina Barbosa, Congresso em Foco
– Fabiano Maisonnave, Folha de S.Paulo
– Nelly Luna Amancio, Ojo Público (Peru)
– Chico Otávio, O Globo

17h-18h30
4. O trabalho do jornalista: vazamentos, prospecção de dados e tecnologia
Apresentado por Agência Pública e Repórter Brasil
Boas práticas do jornalismo investigativo dos novos tempos e como o jornalista pode tirar delas histórias de impacto.
Mediador: Natalia Viana, Agência Pública
– Marcel Gomes, Repórter Brasil
– Glenn Greenwald, The Intercept
– Giannina Segnini, Columbia University Data Journalism/Investigative Journalism

Domingo, 20/10

10h-11h30
5. Crescimento, engajamento e relevância: o que vale no diálogo com a audiência
Apresentado por Nexo
Crescer é um desafio para um veículo de qualquer tamanho, seja grande ou pequeno. São muitas as formas de mudar a relação com a audiência. Quais são as estratégias? O que de fato engaja os leitores? O que converte? A mesa vai discutir esta que é uma das questões mais relevantes do jornalismo atual.
Mediadora: Marina Menezes, Nexo
– Millie Tran, The New York Times
– Danisbel Gómez Morillo, Efecto Cocuyo (Venezuela)
– Ana Freitas, New Content

13h-14h30
6. A receita dos novos modelos no jornalismo
Apresentado por Poder 360
Como veículos jornalísticos com modelos de negócios inovadores estão encontrando novas fontes de receita e que portas a tecnologia pode abrir nesse processo.
Mediador: Mateus Netzel, Poder360
– Janine Warner, SembraMedia
– Tiago Barra, Cappra Institute for data Sciences
– Rogério Galindo, Plural.jor

15h-16h30
7. Quem tem voz nas redações?
Apresentado por Marco Zero Conteúdo e Ponte Jornalismo
Como as organizações digitais trabalham internamente com suas equipes e quais os desafios para ampliar a diversidade nas redações.
Mediadora: Carolina Monteiro, Marco Zero Conteúdo
– Andre Santana, Mídia Étnica, Portal Correio Nagô
– Matías Máximo, da Cosecha Roja (Argentina)
– Pedro Borges, do Alma Preta
– Paula Cesarino Costa, editora de diversidade da Folha de S.Paulo

17h-18h30
8. Como cobrir a cidade fora das redações tradicionais
Apresentado por Ponte e Énois
Os desafios de tornar o jornalismo mais democrático e acessível – e por que essa transformação deve ser uma prioridade hoje.
Mediadora: Maria Teresa Cruz, da Ponte Jornalismo
– Darryl Hollyday, City Bureau (Chicago)
– Raull Santiago, Coletivo Papo Reto
– Elvira Lobato, publicou reportagens sobre desertos de notícias dentro dos territórios de MG e Alagoas

FESTIVAL 3i
Datas: 18, 19 e 20 de outubro de 2019
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 320 e R$ 185 (inclui um workshop); R$ 270 e R$ 135

QUEM FAZ

((o))eco
Criado em 2004, ((o))eco é um site dedicado ao jornalismo ambiental, em especial a temas de conservação ambiental como áreas protegidas, biodiversidade e desmatamento. Nós nos declaramos a voz dos bichos e das plantas e das pessoas que querem protegê-los. Temos como uma das nossas missões informar e fomentar público para o debate ambiental brasileiro.
https://www.oeco.org.br/

Agência Lupa
Primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking. Desde novembro de 2015, sua equipe acompanha o noticiário diário para corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. O resultado desse trabalho é vendido a outros veículos de comunicação e também publicado no próprio site da agência. Em 2 de abril de 2017, a Lupa lançou o programa LupaEducação – uma iniciativa inovadora que tem por objetivo capacitar cidadãos em técnicas de checagem – e isso fez com que a agência se transformasse na primeira do Brasil a oferecer treinamentos em verificação. A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca o código de conduta e princípios éticos do grupo.
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa

Agência Pública
Fundada em 2011 por jornalistas mulheres, tem como missão produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população – visando o fortalecimento do direito à informação, a qualificação do debate democrático e a promoção dos direitos humanos. Em 2018, nossas reportagens foram reproduzidas por mais de 700 veículos sob a licença creative commons. A Pública também atua para promover o jornalismo investigativo independente através de programas de mentoria para jovens jornalistas, bolsas de reportagem e com a Casa Pública, o primeiro centro cultural voltado ao jornalismo no Brasil, no Rio de Janeiro. A Agência Pública ganhou mais de quarenta prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Vladimir Herzog, Prêmio República e Prêmio Gabriel García Marquez. Em 2016, foi o terceiro veículo mais premiado do país e o primeiro brasileiro indicado ao Prêmio Liberdade de Imprensa, da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
https://apublica.org/

Congresso em Foco
Veículo jornalístico online, atualizado diariamente, especializado na cobertura do Congresso Nacional e da política. No ar desde fevereiro de 2004, o Congresso em Foco também atua nas áreas de organização de eventos e produção de pesquisas e análises. Embora tenhamos nascido como meio digital e crescido prioritariamente assim, também atuamos na área do impresso. Publicamos um livro (esgotado) sobre o perfil da legislatura 2007/2011 e criamos uma revista impressa que se encontra na 31ª edição.
https://congressoemfoco.uol.com.br/

Énois
Laboratório de jornalismo cívico. Em 2009, criou a Escola de Jornalismo, que hoje forma anualmente jovens das periferias de São Paulo. Além da formação, temos uma agência que produz reportagens em parceria com veículos como UOL TAB, Intercept, BBC, The Guardian e outros. E realizamos encontros como o Redação Aberta, um programa que aproxima jornalistas e comunidades periféricas para melhorar a cobertura local.
https://enoisconteudo.com.br

JOTA
Fornece informações de qualidade, com análise e contexto, a um público profissional que precisa tomar decisões estratégicas constantemente com base nas movimentações dos três poderes.
https://www.jota.info/

Marco Zero Conteúdo
Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente. Desde junho de 2015, quando nosso site entrou no ar, a Marco Zero já publicou mais de 900 conteúdos jornalísticos comprometidos com a linha editorial focada na defesa dos direitos humanos, na democracia, nas questões de gênero e identitárias, além de temas relacionados ao direito à cidade e à ocupação econômica, social e cultural do território.
marcozero.org

Nexo
Jornal digital, lançado em novembro de 2015, com o objetivo de trazer contexto às notícias e ampliar o acesso a dados e estatísticas. Sempre de forma inovadora e a partir de conteúdos amplos e instigantes, sua produção editorial privilegia o rigor e a qualidade da informação. Desde a sua fundação, o Nexo tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado e plural, e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira.
https://www.nexojornal.com.br/

Nova Escola
A Associação Nova Escola é uma organização sem fins lucrativos. Nossa missão é transformar a educação brasileira por meio de conteúdos e serviços de alta qualidade para professores e gestores do Brasil. A Associação foi criada em 2015 com o apoio de sua mantenedora, a Fundação Lemann. Desde então, publica as revistas e sites Nova Escola e Gestão Escolar, as maiores e mais tradicionais publicações para educadores do país. Até o nascimento da Associação, Nova Escola e Gestão Escolar eram publicadas pela Fundação Victor Civita (FVC), onde se desenvolveram durante trinta anos e conquistaram milhares de leitores e leitoras.
https://novaescola.org.br

Poder360
Veículo de jornalismo profissional, nativo digital. É o principal jornal digital dedicado à cobertura do poder e da política nacional com sede em Brasília, capital da República. https://www.poder360.com.br/

Ponte Jornalismo
Veículo de comunicação independente, fundado em março de 2014 e organizado como uma associação privada sem fins lucrativos. Nossa missão é defender os direitos humanos por meio de um jornalismo independente, profissional e com credibilidade, promovendo a aproximação entre diferentes atores das áreas de segurança pública e justiça, com o objetivo de colaborar na consolidação da democracia brasileira. Nos seus primeiros cinco anos de existência, firmou-se como um dos principais veículos nativos digitais de jornalismo do Brasil e o único focado em segurança pública e direitos humanos.
https://ponte.org

Projeto #Colabora
Projeto de jornalismo independente com foco em sustentabilidade, no seu sentido amplo, tendo como base os dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Acreditamos que o planeta só será sustentável se conseguir resolver, além dos problemas ambientais, suas mazelas sociais. O projeto existe há três anos e, apesar de estar sediado no Rio de Janeiro, procura fazer uma cobertura nacional. Temos uma newsletter diária que funciona como uma espécie de curadoria de temas e coberturas ligadas à sustentabilidade. Também estamos no YouTube, no Twitter, no Facebook, no Instagram e no Linkedin.
https://projetocolabora.com.br/

Repórter Brasil
Agência de jornalismo investigativo, fundada em 2001, que denuncia violações de direitos humanos, trabalhistas e socioambientais no país. Especializada na cobertura sobre trabalho escravo e em investigação das cadeias produtivas de setores do agronegócio, a organização também investiga a indústria farmacêutica e os diversos impactos do crescente uso dos agrotóxicos nas plantações brasileiras, entre outros.
https://reporterbrasil.org.br