Para aqueles que sempre quiseram saber mais sobre as reviravoltas nos roteiros e os bastidores das contratações de elenco no cinema, alguns diretores estão dando aos espectadores a chance de perguntar. Recentemente, Gabriel Sunday, astro do filme independente Archie’s Final Project, e o roteirista e diretor David Lee Miller, exibiram o filme ao vivo no Facebook. Eles se revezaram, respondendo a perguntas de internautas. Deram explicações sobre uma cena que faz paródia do drama Os Bons Companheiros e sobre como recusaram pedidos da produção para alterar o vocabulário potencialmente ofensivo.
Entre os participantes estavam novos espectadores e fãs, como Alyse Young, moradora de Seattle, de 18 anos, que disse ter ficado feliz porque suas perguntas sobre o filme foram respondidas diretamente pelos que o fizeram enquanto ela o assistia. “Quando eu assisto a um filme, de fato, não importa se eu estou numa sala de cinema ou no meu laptop em casa”, disse Young.
As exibições online representam a mais recente iniciativa da indústria do cinema para tentar acompanhar os espectadores pela internet, em um momento em que o negócio cinematográfico tradicional enfrenta dificuldades. As vendas de DVDs e discos blu-ray devem cair 8% este ano em relação a 2010, dando continuidade a anos consecutivos de declínio, de acordo com dados da Nielsen VideoScan analisados pela empresa de pesquisas IHS Screen Digest.
Comentários das celebridades
Para promover seu próximo filme, Damsels in Distress, o diretor Whit Stillman vai ser o anfritião de uma exibição do seu filme Metropolitan, de 1990, no próximo mês, no site da Constellation.tv, que se define como uma sala de cinema online. Ele pretende responder a perguntas de fãs, além de apresentar cenas de Damsels. “Nem todo mundo mora em lugares onde é possível participar de uma exibição com uma sessão real de perguntas e respostas”, diz Stillman.
A exibição interativa também acaba sendo usada como material extra que há muito tempo é oferecido em DVDs e discos blu-ray, incluindo comentários adicionais e cenas. Recentemente, a Twentieth Century Fox, da News Corp., lançou uma versão digital do campeão de bilheteria Avatar, disponível apenas no iTunes, da Apple Inc., com material extra interativo que dá ao espectador acesso aos bastidores. (a News Corp. é dona do Wall Street Journal.)
Executivos de estúdios de cinema cada vez mais falam sobre a produção de material e atividades para a “segunda tela” – laptops, smartphones e tablets que os espectadores checam enquanto veem um filme ou programa de TV. Os espectadores checam a rede social Twitter para acompanhar comentários das celebridades sobre as produções em que atuam.
Compras enquanto assistem a filmes
Até o momento, em grande parte são os produtores de filmes independentes que estão fazendo experiências com bate-papos online. A firma de aplicativos para o Facebook Milyoni Inc. trabalhou em conjunto com a produtora e distribuidora Big Air Studios para viabilizar a exibição de Archie’s Final Project, uma das várias organizadas pela Milyoni, da Califórnia. O Constellation.tv também apresenta filmes e realiza eventos interativos com os espectadores.
“O Facebook vai se tornar um canal importante para a distribuição de filmes”, diz John Corpus, diretor-presidente da Milyoni. A empresa já ajudou estúdios como o Time Bros, da Time Warner Inc., e Universal Pictures, da Comcast Corp., a lançar o aluguel online de filmes como A Origem e O Grande Lebowski, e tem uma aplicativo que permite que as pessoas façam compras enquanto estão assistindo a filmes no Facebook.
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[Michelle Kung é do Wall Street Journal]