A Twitter Inc. anunciou ontem que vai permitir que anunciantes ajustem suas mensagens em seu site de microblog com base no interesse das pessoas almejadas, uma mudança que alguns anunciantes vinham cobrando do serviço. Num post em seu blog ontem, a Twitter afirmou que vai permitir aos anunciantes expor suas mensagens aos usuários com base em indícios de como eles são. Uma empresa que vende uma bebida esportiva, por exemplo, poderia escolher exibir anúncios pagos no site Twitter a usuários que gostam de futebol.
A Twitter afirmou que vai identificar interesses analisando as contas que os usuários “seguem” e o conteúdo das mensagens do Twitter que elas “retuítam” ou redistribuem para outras pessoas. A Twitter afirmou que não personaliza anúncios com base nos textos que o próprio usuário publica no seu site, conhecidos como tweets, que lembra o termo em inglês para “trinados”. Até o momento, a personalização de anúncios no Twitter envolve uma boa dose de adivinhação. Uma empresa pode optar por exibir seus anúncios a usuários que “seguem” sua marca – ou que optam por ver todas as mensagens da empresa no microblog – ou para usuários que modelos computadorizados acreditam serem similares aos seguidores da empresa no Twitter.
Alguns anunciantes já disseram que vai ser difícil saber se suas mensagens publicitárias no Twitter estão atingindo o público certo. E diretores da Twitter já disseram que estão focados em ajustar os sinais que anunciantes podem usar para ter certeza de que suas mensagens estão atingindo o público que eles querem atingir. As mudanças que a Twitter está fazendo em seu sistema de anúncios personalizados estão entre várias alterações que a companhia já fez este ano para suas vendas de anúncios.
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[Shira Ovide, do Wall Street Journal]