Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

IVC fará primeira medição sobre uso de aplicativos

O Instituto Verificador de Circulação (IVC), que mede a audiência de veículos impressos e digitais, terá a primeira pesquisa estatística sobre uso de aplicativos por usuários brasileiros. Para isso, fez uma parceria com a Digital Pages, que desenvolve aplicativos para editoras, para estabelecer os padrões tecnológicos que tornarão possível essa medição.

A medição envolverá as mesmas métricas usadas para avaliar a interação de internautas com sites de publicações jornalísticas, como número de visitas, total de usuários, tempo de permanência em cada página e número de páginas visitadas por usuário. E também terá medições próprias, incluindo geolocalização dos acessos e interação com o conteúdo, como abrir imagens, ampliá-las e assistir a vídeos.

Segundo Pedro Silva, presidente-executivo do IVC, houve um forte crescimento da navegação em sites de dispositivos móveis. Do total de páginas vistas, 6% foram acessadas de smartphones e tablets em julho, totalizando 51,8 milhões. Em janeiro de 2011, esse índice era de 0,7%. Não há pesquisas que indiquem o volume de acessos às notícias por aplicativos. “A hipótese é que a audiência nos aplicativos tenha crescido mais que os acessos à internet de dispositivos móveis, pelo fato de o conteúdo estar mais adaptado às telas desses aparelhos”, disse Silva.

Para 2013

As consultorias usam dois tipos de metodologia para avaliar a audiência na internet. Uma consiste em instalar uma instrução em HTML (linguagem para construção de páginas da web) que permite verificar o que todos os usuários fazem em um determinado site. A outra baseia-se na criação de um painel. A empresa seleciona uma amostra de internautas e acompanha o seu comportamento em todos os sites que acessam.

A medição da audiência em aplicativos será feita com a instalação de miniprogramas (linhas de código) nos aplicativos das publicações, para acompanhar as interações dos usuários. “O interessante é que será auferido todo tipo de interação, como abertura de imagens, acesso a arquivos de áudio e vídeo e o volume de downloads dos aplicativos pagos e gratuitos”, disse Youssef Mourad, executivo-chefe da Digital Pages.

A Digital Pages é a primeira empresa homologada pelo IVC para instalar essas novas funções em aplicativos das empresas de mídia. Silva estima homologar outras companhias que desenvolvem aplicativos ainda neste ano e iniciar a medição da audiência em aplicativos no início de 2013.

***

[Cibelle Bouças, do Valor Econômico]