O New York Times adiou para “pelo menos 2014” o lançamento de seu site em português, voltado ao Brasil, informou ontem a NYT Co. Com o endereço br.nytimes.com, ele estava sendo preparado para entrar no ar no final deste ano. Era o segundo projeto de site em língua estrangeira do jornal, depois do chinês – cn.nytimes.com, lançado em 2012.
O adiamento foi precedido por comunicado da NYT Co. às agências publicitárias que atuam em parceria com o jornal, para o lançamento. A decisão “se deve aos nossos esforços para renomear nossa publicação global”, justificou o comunicado, referindo-se ao International Herald Tribune, que o grupo imprime na Europa, na Ásia e também no Brasil. O IHT, até o final deste ano, ganhará o nome International New York Times. Foi uma das primeiras decisões tomadas pelo novo presidente-executivo da NYT Co., Mark Thompson. Mas “continuamos muito interessados no mercado brasileiro”, diz o comunicado.
Paolo Mongeri, executivo da Cesanamedia, representante comercial do NYT no Brasil, diz que o jornal americano está concentrado na nova operação, que “não é só a troca de nome”. As mudanças, com outras, como a venda do Boston Globe, visam a concentrar as estratégias digital e global na marca New York Times.
Mais profissionais
Como o jornal se tornou “um dos provedores de informação mais conhecidos no mundo”, segundo Mark Thompson, o objetivo agora é aumentar o número de assinantes digitais situados fora dos Estados Unidos.
A operação inclui contratar mais profissionais na Europa, na Ásia e “em outros locais”, visando a “elevar o apelo internacional do jornal”.
******
Nelson de Sá, da Folha de S.Paulo