Mídia Social foi a grande estrela de um dos maiores eventos de comunicação empresarial do mundo. Seu crescimento, seu poder de formação e destruição de imagem, sua velocidade, sua linguagem e capacidade de mobilização, entre outras preocupações, foram a tônica das discussões apresentadas na Conferência Mundial de 2013 da IABC – International Association of Business Communicators, realizada em Nova York, de 23 a 26 de junho. Das 62 palestras programadas, mais de 20 tinham mídia social como tema principal. Nas demais, sobre assuntos relacionados com comunicação interna, carreira e marketing, os questionamentos relacionados às redes sociais foram recorrentes e dominaram a cena.
A programação foi dividida em sete segmentos da comunicação: tendências globais; marketing e negócios; comunicação interna; liderança estratégica; construção de carreira; reputação e marca; e mídia e relações públicas. As apresentações, focadas basicamente na realidade dos mercados americano e canadense, variavam de orientações técnicas para a produção de material editorial (vídeos, sites e impressos), passavam pelo relato de experiências de gestão de crise de imagem (furacão Sandy) ou de reposicionamento de marca (Starbucks), até o planejamento estratégico de comunicação e branding.
Poucos latinos
As estrelas do evento (CEOs e VPs de Comunicação e de Mídia Social de grandes corporações, agências e entidades) apresentaram-se nas sessões gerais. Temas como “O assassinato digital, uma reflexão sobre gestão de crise de imagem empresarial desencadeada pelas redes sociais”, “Os profissionais do novo milênio” e “Como fazer a mídia social trabalhar a favor de sua organização” suscitaram as discussões mais intensas. As manifestações políticas que estão ocorrendo no Brasil entraram na pauta como o grande exemplo da força de mobilização das redes sociais, destacado pelo diretor da Anistia Internacional, o inglês Owen Pringle. “Em poucos dias, o povo brasileiro tomou as ruas de diversas cidades em todo território desse enorme país e tem provado o poder catalisador, de engajamento e de mobilização das redes sociais”, enfatizou, apresentando fotos do dia 25/6, véspera de sua apresentação, e dados estatísticos do perfil dos manifestantes.
A Conferência foi acompanhada por mais de 1,4 mil profissionais de todas as áreas da comunicação corporativa. Alguns representantes de Índia, China, Austrália e África destacavam-se entre a grande maioria de americanos e canadenses. Os latinos e brasileiros podiam ser contados nos dedos de uma única mão. E, como aqui, as mulheres parecem dominar a comunicação na região. Ocuparam mais de 70% das cadeiras do Grand Ballroom do Hotel Hilton. A próxima edição acontecerá entre 8 e 11/6/2014, em Toronto, Canadá.
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Sérgio Bourroul é executivo de Comunicação da Odebrecht