A InterActiveCorp (IAC) fechou um acordo para a venda da “Newsweek” para o grupo IBT Media, dona do portal jornalístico International Business Times. O negócio foi anunciado na noite de sábado (3/8) e envolve a marca e as operações. Os valores não foram divulgados.
Será o terceiro grupo a controlar a revista em apenas três anos. Em 2010, o “Washington Post” vendeu a marca pelo valor simbólico de US$ 1, fora as dívidas de US$ 47 milhões, para o investidor Sidney Harman. No mesmo ano, foi criada a Newsweek Daily Beast, resultado da fusão da revista com um site do grupo IAC, que assumiu o controle total da marca em 2012.
Fundada em 1933, a semanal “Newsweek” já foi a segunda maior revista americana, atrás apenas da “Time”. Em 2003, a circulação era superior a 4 milhões, mas após quedas sucessivas, chegou a 2010 com apenas 1,5 milhão de exemplares vendidos. Já sob o comando da IAC, a versão impressa foi encerrada em dezembro do ano passado.
“Nós acreditamos na marca Newsweek e esperamos o seu crescimento, totalmente transformada para a era digital”, afirmou Etienne Uzac, diretor executivo da IBT Media.
Segundo o comunicado, a venda será selada nos próximos dias. Contudo, a IAC continuará responsável pela publicação por um período de transição de 60 dias. Segundo um porta-voz da empresa, o Daily Beast continua sob controle do grupo.