Graças a convênio firmado com a Associação de Diários do Interior de Santa Catarina (ADI-SC) e com a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), o IVC Brasil passará a auditar jornais de pequeno e médio porte daquele estado. Isso porque a Secretaria de Estado de Comunicação de Santa Catarina, comandada por Nelson Santiago, incentiva a auditoria dos veículos com tiragem inferior a 5 mil exemplares.
Durante a fase piloto, que teve início em setembro, serão auditados 20 veículos, tanto de circulação paga quanto de distribuição gratuita, filiados à Adjori/SC. Depois, o projeto se estenderá aos demais 190 títulos filiados da entidade e mais 31 da ADI. A parceria inclui o treinamento de profissionais das 22 agências de propaganda da região e anunciantes.
“A mídia regional é riquíssima e pouco explorada, muitas vezes por não possuir números precisos. O IVC se propõe, por meio dessa parceria, a buscar melhor entendimento entre anunciantes, agências e jornais a partir de números auditados que atendam as necessidades do mercado”, afirma Pedro Silva, presidente executivo do Instituto. Segundo ele, a perspectiva é estender em breve o projeto para outros estados brasileiros.
Para o presidente da ADI-SC e ADI Brasil, Ámer Félix Ribeiro, a parceria com o IVC consolidará os associados como efetivos canais de comunicação em suas regiões e anunciantes privados ou públicos terão maior segurança para suas ações de publicidade. “Como agora o IVC audita a circulação não paga, isso permitirá que muitos de nossos associados possam ter certificação de distribuição e, dessa forma, disputar as verbas de publicidade dos grandes anunciantes”, ressalta Miguel Ângelo Gobbi, presidente da Adjori/SC. Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABAP) de Santa Catarina, Daniel Araújo, acredita que o convênio será um divisor de águas, pois “o custo será proporcional à tiragem e poderá levar mais anunciantes para os jornais do interior”.
Vantagens
Uma das principais vantagens da parceria do IVC com a ADI-SC e Adjori/SC será justamente a redução de custos, possível graças a uma divisão de tarefas, pois parte do trabalho será feito pelas entidades.
Desse modo, o valor médio da auditoria será em torno de R$ 100,00 por mês. “O interior de Santa Catarina é muito rico e diversificado. Portanto, os jornais poderão partir em busca de grandes anunciantes que precisam focar a publicidade em públicos específicos e segmentados. Neste caso, o meio Jornal leva vantagem sobre os demais, pois, além da credibilidade, tem uma ligação muito forte com a cidade e a população local”, acredita João Torres, gerente de Comunicação e Novos Negócios do IVC.
Segundo ele, por suas características, o estado de Santa Catarina reuniu os ingredientes necessários para que o IVC fizesse o piloto de um projeto que certamente será levado a outras regiões do país.Ele ressalta que outra vantagem dessa auditoria é a inclusão da audiência dos websites dos jornais associados (audiência online). “Queremos mostrar ao mercado publicitário o poder das marcas multiplataformas, especialmente as de caráter regional”, enfatiza.
Por sua vez, Caio Barsotti, presidente do CENP-Conselho Executivo das Normas-Padrão, afirma louvar a iniciativa da parceria IVC com entidades de Santa Catarina, pois servirá de referência a outros mercados. Desde 2012 o CENP passou a credenciar novos players para realizar a auditoria da circulação de jornais e revistas. A iniciativa contou com o apoio do IVC, que está transferindo sua metodologia para os novos auditores. Até agora já são 38 empresas credenciadas, distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal, presentes em 18 cidades do país. A perspectiva é de que esse número chegue a 100, pois não há custos envolvidos no credenciamento.
A atuação de outras auditorias era uma antiga aspiração do mercado, e Barsotti acredita que com essa medida todos ganham, especialmente os jornais de regiões mais distantes do país, que agora passam a contar com valores mais baratos e acessíveis. Além disso, um número maior de jornais com a sua circulação verificada trará ainda mais seriedade a um meio que já tem essa característica e deverá se refletir na publicidade. “O anunciante que deseja atingir o mercado regional chegará lá com mais confiança. Na verdade, os grandes beneficiários desse movimento serão os jornais menores que conseguirem demonstrar a sua força numa determinada região econômica”, afirma Barsotti.
Para ele, outro ponto importante é que mais informações poderão balizar melhor os investimentos públicos, vez que o governo tem de ter transparência em seus gastos com publicidade e deve satisfações à população.
Secom apoia a iniciativa
Roberto Bocorny Messias, Secretário Executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, concorda ao afirmar que “a secretaria apoia todas as iniciativas voltadas para o aprimoramento e transparência dos processos relacionados à contratação publicitária e que busquem tornar mais justa e técnica a definição de títulos e preços a serem praticados”.
Conforme Messias, o investimento em uma programação publicitária abrangente de veículos permite não apenas levar informações de governo ao máximo de cidadãos em todo país, mas contribui, também, para a valorização de veículos locais e regionais. “O credenciamento de outras auditorias contribui para a profissionalização das pequenas e médias empresas do setor e, ao mesmo tempo, amplia a diversidade dos veículos nos processos de comunicação do governo”, informa.
A seu ver, neste cenário, novas alternativas reconhecidas de auditoria de audiência são importantes e benéficas, ao trazerem maior facilidade nos processos de construção de cadastros e autorização de ações, estimulando a profissionalização das diferentes mídias e qualificando o ambiente de negócios publicitários.
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Milton Correia Jr., para o Jornal ANJ