O grupo Abril anunciou a venda da operação da Abril Radiodifusão para o Grupo Spring, pertencente ao ex-VP executivo da Band e do SBT, José Roberto Maluf. A operação incluía antiga outorga da MTV, hoje operada pela Abril com marca própria. Trata-se de uma operação importante de TV. Primeiro pela outorga de TV aberta em São Paulo e algumas retransmissoras, e depois porque a rede dá à operação a retransmissão obrigatória nas operações de TV paga por assinatura via satélite, como Sky e Claro TV, que têm cobertura nacional. Não se sabe ainda o valor da operação, mas quando a Abril começou a negociar, buscava no mercado algo na casa dos R$ 550 milhões. O mais perto que conseguiu disso foi uma sinalização de um negócio na ordem de R$ 350 milhões, do grupo do pastor RR Soares, mas a proposta não foi adiante, até por desinteresse da Abril de negociar com igrejas. Análise do JP Morgan teria concluído que o grupo dificilmente conseguiria compradores “laicos” dispostos a pagar mais de R$ 220 milhões. Segundo apurou este noticiário, a Abril baixou um pouco o preço “laico”, mas não muito. A operação depende de aprovação do Ministério das Comunicações, por conta da transferência de titularidade da outorga, e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O Grupo Spring é uma pequena editora de revistas que tem entre seus principais títulos a revista Rolling Stones brasileira e publicações customizadas.
***
Grupo da Rolling Stone compra canal da antiga MTV
[Reproduzido da Folha de S.Paulo, 19/12/2013]
O grupo Spring de Comunicação, que desde 2003 atua no segmento de revistas, é o novo proprietário do canal de TV do Grupo Abril em que antes operava a MTV Brasil. Segundo fontes do mercado, a venda foi realizada pelo banco americano JPMorgan, e a negociação está avaliada em R$ 350 milhões.
As negociações com o Spring começaram em novembro. O grupo, que edita revistas como a versão nacional da Rolling Stone, pretende produzir conteúdo para o novo canal. O Grupo Abril iniciou em julho de 2012 as negociações para dar um novo rumo ao canal musical, que saiu do ar em 30 de setembro deste ano, com a devolução da marca “MTV Brasil” para a sua dona original, a americana Viacom.
A rede nacional da MTV tem mais de 30 afiliadas, nas frequências VHF e UHF.
******
Samuel Possebon, do Tela Viva