Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Dilma Bolada elabora ‘Big Brother Brasília’ nas redes sociais

Um reality show com cinco ministros da República, dois possíveis candidatos à Presidência, o prefeito da maior capital brasileira, a presidente da Petrobras, deputados e senadores, além da própria presidente Dilma Rousseff. Essa é a brincadeira proposta pelo personagem Dilma Bolada, criada pelo carioca Jefferson Monteiro, que mantém nas redes sociais o alter ego da presidente. A lista dos participantes do fictício “Big Brother Brasília” foi divulgada na terça-feira [7/1], quando foram anunciados os participantes 14ª edição do “Big Brother Brasil”, exibido pela Rede Globo.

– Não sei ainda se vou dar sequência à série. Não sei se será bem recebido. É muita gente participando. Teria de demandar um certo tempo e um texto muito roteirizado. As histórias geralmente não têm tantos personagens. Não sei o formato, mas ideias não faltam – disse.

A ideia do Big Brother do Palácio do Planalto já repercutiu. Jefferson conta que ouviu a piada de que o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que deve se candidatar à Presidência, foi o primeiro eliminado do programa, já que a lista de participantes divulgada por Dilma Bolada tem 19 pessoas – uma a menos do que o BBB original.

A escalação dos personagens não foi feita sem cuidados. Jefferson conta que pensou no cenário político atual para definir quem entraria na história. Além de Dilma, claro, os outros principais candidatos à Presidência da República foram escolhidos, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PMDB), apelidado por Bolada de “Aécio Never”. A ex-deputada Manoela D’Ávila e Marcela Temer, a mulher do vice-presidente Michel Temer, foram escaladas para serem as bonitonas da casa, presença fundamental em qualquer reality show, explicou o autor. Já a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) entrou na lista porque está nos noticiários – ela deixa o governo federal no começo deste ano para se lançar candidata ao governo do Paraná – além de ser, segundo Jefferson, a “Barbie” do Big Brother Brasília.

– É um jogo. Botei ali conforme a situação política de hoje. Você vê que todos são estrategicamente escolhidos – explica o criador de Dilma Bolada.

O deputado Tiririca e o ex-ministro José Serra podem servir para serem os coringas do reality show, na visão de seu criador. Jefferson ainda aposta que pode render boas histórias a rivalidade entre os deputados Jean Willys (PSOL-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP): um que defende as causas da comunidade homossexual e o outro da bancada evangélica.

– Pode gerar confusão ali! – imagina Jefferson.

O Big Brother Brasília fez sucesso no Facebook. Em apenas um dia, a publicação teve mais de 450 mil visualizações, volume que o dono da página afirma ser acima da média.

– Atingi metade das pessoas que curtem a página. É bastante – disse Jefferson.

Entre as ideias que Jefferson já tem para a série do Big Brother Brasília, algumas delas deixadas por leitores da Dilma Bolada no Facebook, está a de que os participantes teriam de ir para a Granja do Torto, casa de veraneio do Presidente da República, como parte das tarefas do reality.

Mas a falta de tempo pode impedir o Big Brother Brasília de virar uma série. Segundo o escritor, as histórias mais elaboradas e longas postadas no Facebook de Dilma Bolada – como a que a presidente acorda de um sonho e vê Marina Silva transformada em uma árvore do Palácio da Alvorada, ou a que conta a viagem de Dilma e três ex-presidentes ao funeral de Nelson Mandela – demoram mais ou menos 40 minutos para serem escritas, apesar de geralmente não serem revisadas, segundo o autor. Jefferson se preocupa que possa gastar muito tempo para elaborar as narrativas do Big Brother Brasília, com tantos personagens, cada um tendo que fazer jus, no mundo da imaginação, ao que vive no mundo real da política.

– A Dilma Bolada é mais que um fã clube, é como se fosse a própria Dilma. Acabo pensando como ela. Ela atinge milhares de pessoas. O fim de 2013 e começo de 2014 está com recordes de compartilhamentos e likes no Facebook. A cada mês que passa, acho que já deu. Mas aí vem outra coisa. A Dilma Bolada tem uma mistura de medo, ansiedade, tudo junto. Não sei o que me espera. São mais 1,4 milhão de pessoas que a curtem nas redes sociais.

Dilma Bolada está acima de todos os candidatos à Presidência, até de Dilma

Todo esse potencial e alcance obtido pelo alter ego presidencial nas redes sociais deve fazer brilhar os olhos de marqueteiros e também preocupar estrategistas de campanhas da oposição. Na primeira semana útil de 2014, um episódio político já mostra que os partidos estão testando as redes sociais para campanhas: a página do Facebook do PT Nacional publicou um texto apócrifo com fortes críticas a Eduardo Campos. A publicação foi parar nos principais jornais e sites de notícia do país e repercutiu entre os políticos, que usaram as redes sociais para responder aos ataques.

Questionado sobre os rumos da Dilma Bolada em um ano eleitoral, no qual a personagem e os coadjuvantes dessas narrativas renderão muitas notícias, Jefferson diz que não está planejando um rumo específico para a publicação, mas deixa claro que sabe o poder que a personagem atingiu:

– Acho que a Dilma Bolada está muito acima de todos os candidatos, até mesmo da Dilma. Ela já é amiga e conhecida dos internautas. Quem a acompanha ali já sabe o jeito dela. Ela está muito mais bem preparada do que todos os candidatos juntos. Eles não têm essa intimidade com o internauta. É uma sorte para Dilma ter a Dilma Bolada – diz.

Se todo esse arsenal que a versão Bolada de Dilma tem nas redes sociais será usado com fins eleitorais, a resposta ainda é incerta. Mas Jefferson sabe que o que começou como uma brincadeira servirá de portfólio para a carreira dele como publicitário.

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Flávia Pierry, do Globo