Gostaria de propor uma sugestão para debate: a responsabilidade social da mídia na criação do mito “Brasil hexa campeão” vs. a responsabilidade social da mídia na (re)construção da autoestima do brasileiro comum – no âmbito educativo: educar caráter, educar predisposição, educar para a realidade e para a superação (Eveline Mattos Tápias Oliveira, professora, Taubaté, SP)
Globo mostra notícia sem checar os fatos
Uma notícia publicada no Globo Esporte no dia 12/07 trata de um vídeo que é uma brincadeira com seriedade. Em nenhum momento o jornalista que publicou a matéria explicita que o vídeo é uma brincadeira. Segue o link da matéria. Eles mudaram a manchete, que era “Imprensa da Coreia do Norte informa que eles são invictos na Copa da Mundo” para “Vídeo de suposto jornal diz que Coreia do Norte foi às oitavas e fez 7 a 0 no Japão”. Ainda assim, não resolveu o problema, e eles não deram o braço a torcer, contrariando completamente os preceitos de idoneidade e devoção ao interesse público do jornalismo. Tirei screenshots das matérias para entrar com outras denúncias em outros órgãos de observância da imprensa (Samuel Velasco, sociólogo, Campinas, SP)