Jeff Bezos quer transformar o jornal “The Washington Post” numa publicação nacional e usará sua outra empresa, a Amazon.com, para atingir esse objetivo. Nos últimos meses, um grupo dentro do “Post” vem trabalhando em um novo aplicativo que oferecerá uma seleção organizada de notícias e fotografias do diário em um formato de estilo revista e amigável ao tablet. O aplicativo virá pré-instalado no tablet Kindle Fire, da Amazon, recém-atualizado, que deverá ser lançado ainda este ano com uma tela maior, de 8,9 polegadas, segundo fontes.
O aplicativo será gratuito para quem tiver o Kindle maior, pelo menos no início. Ele eventualmente estará disponível para download em outros modelos do Kindle, assim como para iPad, da Apple, e vários aparelhos Android. Além disso, terá tarifa de assinatura mensal.
Laços com a gigante do comércio
No “Post”, o esforço vem sendo chamado de Project Rainbow (Projeto Arco-íris, em tradução livre) e é comandado por Kerry Lauerman, ex-editor-chefe do Salon.com. Lauerman ingressou no jornal como editor sênior em julho para trabalhar em “uma iniciativa focada no público de rápido crescimento de leitores móveis”, segundo nota do “Post” sobre a contratação.
Uma fonte com conhecimento do projeto, ao qual se refere como experimento, disse que é parte de um esforço maior para encontrar formas de expandir o alcance do “Post”. É o primeiro sinal de que Bezos criará laços entre o jornal e a gigante do comércio eletrônico que ele criou 20 anos atrás. O “Post” preferiu não comentar.
Desde que Bezos comprou o jornal, em 2013, observadores da mídia têm se perguntado como ele ressuscitará a franquia, que enfrenta desafios como o de queda da base de anunciantes da versão impressa e leitores que cada vez mais leem notícias na internet e a partir de aparelhos móveis.
“O jornal outrora em apuros”, escreveu David Carr, colunista de mídia do “New York Times”, “está no meio de uma grande corrida, produzindo o tipo de reportagem para a qual jornalistas – e leitores – vivem”.