O Grupo RBS nomeou Andiara Petterle para o cargo de vice-presidente de jornais e mídias digitais. A executiva, que substitui Eduardo Smith, vai supervisionar um total de oito publicações – incluindo o “Zero Hora”, que completou seu cinquentenário neste ano – além das propriedades digitais do grupo. Andiara vai assumir as novas funções em março de 2015, informou a companhia em comunicado.
Com a decisão, os jornais da RBS – uma das partes mais tradicionais do grupo – ficarão sob o controle de uma executiva que fez toda sua carreira na internet. “Fiz o caminho oposto [ao da maioria] e estou vindo do on-line para o off-line”, disse Andiara ao Valor.
Em 2005, ela foi uma das cofundadoras do Bolsa de Mulher, um site voltado ao público feminino. O negócio mais tarde foi adquirido pela Ideiasnet, holding de projetos digitais que já era investidor da companhia. Posteriormente, o Bolsa de Mulher passou ao controle da Batanga Media, que tem sede em Miami e atua em 14 países.
Boas oportunidades
Desde 2011, Andiara está na RBS, onde ocupa os postos de executiva-chefe da Predicta, uma empresa de tecnologia para publicidade, e lidera os negócios de mídia digital da e.Bricks – braço de investimento do grupo na área digital. Com a nomeação, vai deixar São Paulo, sede da e.Bricks, e voltar ao Rio Grande do Sul, onde nasceu.
“Estamos diante de uma oportunidade única de fazer a integração de mídias”, afirmou. A ideia é respeitar as características de cada meio, mas criar um caminho único para o leitor. “As publicações impressas podem trazer análises, opinião e uma profundidade que um texto curto na web não consegue”, disse. Ao mesmo tempo, há grandes oportunidades em segmentos recentes, como as notícias via smartphones e tablets, nos quais prevalece o interesse em conteúdo multimídia, como os vídeos.
******
João Luiz Rosa, do Valor Econômico