Os jornais The Times e Sunday Times, de Rupert Murdoch, registraram lucro operacional pela primeira vez desde 2001, revelou nesta terça-feira o Financial Times, citando a AFP. Segundo a editora Times Newspapers, que edita os dois jornais, o resultado do ano fiscal encerrado em junho de 2014 foi um lucro de quase 400 milhões de libras (cerca de US$ 625 milhões), encerrando um período de 13 anos de perdas. Esse resultado se compara a um prejuízo de 5,9 milhões de libras (US$ 9,23 milhões) no ano passado.
Chris Duncan, diretor-chefe de Marketing da News UK, que controla a editora, disse que os números premiam a estratégia do grupo de cobrar por conteúdo online. Mas ele acrescentou que o desempenho financeiro ainda não é suficiente para tornar os jornais sustentáveis.
Em toda a Europa, os jornais lutam para manter o lucro, à proporção que competem pela atenção dos leitores e o orçamento de anunciantes. Entre os grandes jornais britânicos, Times, Guardian e Independent tiveram prejuízos nos últimos anos, ao passo que o Daily Telegraph vem obtendo lucro consistentemente. As vendas do Times subiram 3%, para 545 mil em outubro, inclusive as assinaturas digitais, que avançaram 8%, para 152 mil. Já o Sunday Times viu suas vendas caírem 2% no mesmo mês, para 958 mil, com o número de assinantes digitais avançando 12%, para 154 mil.