Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Abril Educação é vendida por R$ 1,3 bilhão

A Abrilpar, holding da família Civita que controla o Grupo Abril, anunciou nesta segunda-feira [9/2] a venda de 20,73% do capital votante total da Abril Educação à Thunnus Participações, sociedade controlada por fundos sob gestão da Tarpon Gestora de Recursos. Com a operação, o Grupo Abril informa que deixou de ter participação em seu antigo braço educacional – em agosto do ano passado, os Fundos Tarpon já haviam adquirido ações equivalentes a 24,21% do capital votante e 19,91% do capital total da Abril Educação que lhe pertenciam.

Considerando as duas etapas da transferência de ações da Abril Educação à Thunnus, a transferência de controle envolveu cerca de R$ 1,308 bilhão, de acordo com fato relevante divulgado pelo Grupo Abril. Com o controle da Abril Educação, a Thunnus deverá realizar uma oferta pública de aquisição das ações em poder de investidores minoritários no mercado, pagando o mesmo valor pago à Abril.

Caso haja a adesão de todos os minoritários, o valor total da transação alcançará R$ 3,22 bilhões.

“A saída da Abril Educação do Grupo Abril não encerra, no entanto, a atuação da Abril na área de educação. Além de todo o conteúdo que a Abril Comunicações publica, maior editora do Brasil, por meio da Fundação Victor Civita, continua investindo na qualificação e valorização do professor brasileiro. Com seu conteúdo, sites e projetos de estudo e pesquisa, a Fundação, que completa 30 anos em 2015, atinge dois milhões de pessoas todos os meses”, informou o grupo em comunicado ao mercado.

Mídia e distribuição

Com a negociação, o Grupo Abril informou também que “pretende se dedicar ainda mais aos negócios de mídia e distribuição. Como a Abril Mídia, holding formada Abril Gráfica e Abril Comunicações, “que publica sete das dez revistas mais lidas do país”; e a DGB, formada pela Dinap, Treelog e Total Express, empresas especializadas em logística e distribuição de revistas e carga de e.commerce.

“A Abril pretende agora investir no que faz de melhor: produção de conteúdo e logística e distribuição de produtos. Com a estrutura mais enxuta, vamos investir mais na Abril Mídia e na DGB para fazer com que nosso conteúdo e nossas entregas sejam cada vez melhores para nossos clientes. A educação está no DNA da Abril e continuaremos atuando nela por meio desse conteúdo e também da Fundação Victor Civita”, disse Giancarlo Civita, presidente da Abrilpar.

******

Ronaldo D’Ercole, do Globo