Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

“O gigante não está mais adormecido”

A empresa escocesa Johnnie Walker, conhecida mundialmente pelo seu uísque, elaborou uma série de propagandas intitulada “Os Gigantes” e divulgou-a na mídia brasileira. Inicialmente, apresentou duas propagandas que mostravam dois atletas – um africano e outro belga – que buscaram os seus sonhos e conseguiam forças para vencer. Por último, a empresa lançou uma propaganda que mostra um gigante de pedra acordando depois de um longo período de descanso nas terras cariocas.

Lançada no início deste ano, a propaganda que fala de um corredor que cresceu na África (Haile Gebrselassie), conta sua história de luta pela sobrevivência e pela busca do estudo, para o qual necessitava correr 20 Km para ir à escola e 20km para voltar. Mas essa corrida o preparou para o mundo e para a sua vida como atleta: chegou ao auge quando correu nas Olimpíadas e via que estava recebendo forças de todos os africanos que estavam torcendo por ele. Ali, ele estava representando todos os africanos que lutam pelas suas vidas.

Na segunda propaganda vinculada pela empresa no Brasil, foi apresentado o triatleta Marc Herremans, que em 2003 sofreu um acidente durante os treinos e ficou paraplégico. No entanto, ele tinha o sonho de ser campeão mundial de triathlon e tentaria alcançar esse sonho mesmo com essa deficiência física. Em 2006, conseguiu realizar o sonho, sendo campeão mundial do Ironman.

Com estas duas propagandas que foram vinculadas na mídia brasileira, a empresa tentou se aproximar da realidade da população brasileira que está sempre lutando pelos seus sonhos. Porém estas duas propagandas não seriam o suficiente para popularizar o seu produto em um país tão nacionalista como o Brasil. Foi então que, no mês de outubro, a empresa começou a vincular na mídia televisiva e digital brasileira uma nova propaganda, intitulada “O gigante não está mais adormecido”, que traz um gigante de pedra despertando em um dos pontos turísticos mais conhecidos no mundo: o Pão de Açúcar.

O passo a ser dado

Esta propaganda, quando vinculada ao canal da empresa no YouTube, é apresentada juntamente com um texto introdutório que traz uma lenda de um gigante que pode caminhar sobre a terra e pode ver o horizonte melhor – “[…]o que o faz um gigante não é seu tamanho, mas o tamanho dos passos que dá”.

O Brasil teve um crescimento político e econômico nos últimos anos, obtendo reconhecimento mundial, a ponto ser aceito pelos países do primeiro mundo como um país responsável e com credencial para realizar dois megaeventos mundialmente reconhecidos e disputados pelas potências econômicas. Pois estes megaeventos possibilitam ao país-sede mostrar ao mundo a consolidação da sua economia.

Então ao pensar esta série de propagandas da empresa, pode-se trazer o contexto do Brasil como o país do momento para os investimentos, de todas as formas. E esta pode estar sendo a maneira que a empresa Johnnie Walker está vendo para se inserir no contexto econômico brasileiro e aumentar o seu potencial nestes próximos anos.

A relação entre Brasil e o gigante pode-se travar ao ponto em que imaginamos o Brasil como um país continental, não importante pelo tamanho, mas sim, pelo tamanho do passo que se propôs a dar para cumprir com a adoção destes dois eventos esportivos.

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[Ângelo Luiz Brüggemann é estudante, Santo Amaro da Imperatriz/SC]