Eram 12h47 de quinta-feira (20/10) quando foi registrado o acesso do 75.000º visitante-leitor do meu blog, Chico Sant’Anna e a Info Com, que busca transmitir um conteúdo especializado em questões de mídia, jornalismo e jornalistas, publicidade e propaganda, internet – enfim, questões de Comunicação Social.
O visitante número 75.000 não se apresentou, posso apenas informar que seu interesse foi por uma nota, originalmente postada no Jornalistas & Cia, do jornalista Eduardo Ribeiro, sobre a indefinição na sucessão do comando da Empresa Brasileira de Comunicação. No sábado (22/10), a nota registrava a leitura de outras 35 pessoas. Pena que quase todas tímidas, pois muitos lêem o blog, mas nem todos deixam seus comentários.
De longe
Desde que foi criado, em maio de 2009, já postamos 2.559 notas (média mensal de 89 posts). A campeã de leitura, embora há muito superada em seu conteúdo e já atualizada por meio de outras notas, informava – em 27/6/2010 – que o “Brasil tem 183.710.844 celulares em operação”; 2.385 pessoas já leram esta nota, os dados estatísticos já foram superados e atualizados pelo blog, mas o público leitor parece ter uma preferência especial por ela.
As nove outras notas mais lidas ao longo destes dois anos e cinco meses são, pela ordem:
** MTb vai diferenciar registro de jornalista diplomado, publicada em 03/02/2011
** Nova rede social promete unir vizinhos, publicada em 21/01/2011
** PUC-RS seleciona professor de Comunicação, publicada em 04/07/2010
** Salvem o acervo fotográfico da Bloch Editores!!, publicada em 22/05/2010
** Os 30 maiores anunciantes do Brasil em 2009, publicada em 31/01/2010
** 31 Livros em PDF sobre Design, Publicidade e Comunicação, publicada em 23/09/2011
** João do Rio é tema de curso na Uerj, publicada em 28/09/2009
** Sindicatos lançam manifesto em defesa da Voz do Brasil, publicada em 10/07/2011
** Emprego: ONU seleciona jovem profissional de Comunicação, publicada em 12/07/2011
Os vizinhos da América Latina, em especial Argentina, Paraguai e Costa Rica estão sempre muito presentes. Contamos ainda com leitores bem distantes, como da Coréia do Sul e da Ucrânia, com uma participação média de 0,04% dos leitores para cada país.
Áreas temáticas
O que me chama a atenção, enquanto editor do blog, é que ele rompeu as fronteiras nacionais. Talvez pelo fato de veicular textos em outros idiomas, em especial espanhol, inglês e francês. Pelas estatísticas, dos 75 mil leitores, 69,57% são residentes no Brasil. O segundo país que mais acede ao blog são os Estados Unidos, com 13,85%, seguido do Reino Unido com um percentual de leitura da ordem de 2,57%. Portugal é, dos demais sete países de língua portuguesa, o que mais apresenta leitores: 1,96%.
Pela ordem, os demais países com mais acessos são:
Alemanha – 1,20%
Rússia – 0,72%
França – 0,67%
Espanha – 0,38%
Holanda – 0,27%
Canadá – 0,24%
Irlanda – 0,17%
O blog procura trazer uma visão internacional sobre o que está sendo tratado em outros países e continentes. Por isso mesmo, divulga notas em outros idiomas. Nesta busca por uma visão mais mundial, dos temas estrangeiros vinculados concretamente a ação de um país, a Argentina, de longe, com 81 notas, foi o país mais abordado, seguida pelos Estados Unidos (73 notas), França (34), América Latina (32), Venezuela (31) e Europa ( 28).
As demais nações ou continentes aqui tratados foram, pela ordem:
Portugal, 25
Inglaterra, 24
México, 23
Honduras e Espanha, 20
Chile, 18
Cuba, 13
África e Uruguai, 12
Paraguai, 11
Bolívia, 10
Haiti, 8
Equador, 7
Egito, Itália e Mercosul, 6
Angola, China, Finlândia, Israel e Palestina, 5
Moçambique, 4
África do Sul, Índia e Panamá, 3
América Central, El Salvador e Unasul, 2
Dinamarca, Filipinas e Guiné Bissau, Jamaica, Hungria, Islândia, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Nicarágua, Rússia, São Tomé e Príncipe, Síria, Somália, Tanzânia, 1
Dentre as áreas temáticas, o destaque não poderia deixar de ser as notas relacionadas a internet, 267 ao todo, ou seja, 10,4% do total, seguida dos informes sobre oferta de empregos (152 notas), sobre pesquisa em Comunicação e sobre livros e weblivros (114 notas cada), capacitação e análise das mídias (112 cada), diploma de Jornalismo e concursos públicos (97 e 94 notas, respectivamente).
As demais temáticas com maior destaque foram:
TV Paga – 92
Jornalistas – 85
TV Brasil + EBC – 84
TV Pública – 81
Lei das Comunicações – 80
Ensino de Jornalismo – 79
TV Digital – 79
Regulamentação profissional– 71
Comunicação Legislativa – 50
Assessorias de Imprensa – 50
Integração Regional – 47
Audiência + Ibope – 47
Ensino de Comunicação – 44
Legislação – 44
SBTVD – 42
Senado Federal – 40
Publicidade e Propaganda – 35
TV Senado – 32
Conf. Nac. de Comunicação – 30
Comunicação Corporativa – 30
Pós-graduação em Jornalismo – 29
Cobertura Jornalística – 29
Twitter – 28
Comportamento Editorial – 24
Cons. Nac. de Comunicação – 24
Comunicação Institucional – 23
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[Chico Sant’Anna é jornalista e PhD em Ciência da Informação e Comunicação pela Universidade de Rennes 1 (França)]