‘A gente [o SBT] podia fazer coisas melhores.’ As ‘coisas’, no caso, são os produtos jornalísticos da emissora, e a frase é do diretor regional do SBT em Ribeirão Preto (SP), Mauricio Abravanel, que disse mais: ‘Acho o Noticidade [telejornal local produzido por uma equipe terceirizada de jornalistas] mediano. A EPTV [afiliada da Rede Globo em Ribeirão Preto] é melhor.’
As declarações de Abravanel, sobrinho de Silvio Santos, foram dadas na quinta-feira (28/4), numa palestra para alunos e professores de jornalismo e publicidade das Faculdades COC, em Ribeirão Preto. Sem meias palavras, ele deixou claro para a platéia que jornalismo não é a prioridade da emissora.
Conforme este Observatório divulgou no início do mês passado, a estratégia do SBT é se fazer presente na região por meio de anúncios e programas comerciais. ‘A decisão final [sobre novos programas] caberá ao telespectador e ao mercado publicitário’, disse Abravanel. Além de Ribeirão, a emissora cobre outras 88 cidades da região, incluindo São Carlos, Franca e Araraquara, cidade onde ele passou parte da infância. Sobre um telejornal com melhor qualidade, o diretor afirmou que até desejava isso, mas mandou seu recado: ‘Temos que pensar no que pode e no que não pode ser feito [em termos financeiros]’.
Sem filantropia
O tema da palestra era sobre o jornalismo e a publicidade no SBT, mas Abravanel, publicitário de formação, logo se explicou, dizendo que não daria conta dos dois temas. ‘Não sou jornalista. Não estudei jornalismo. E jornalismo, a gente sabe, não é o forte do SBT, não é nossa ferramenta de frente.’
Os planos de Abravanel passam pelo departamento comercial. ‘Não vim para cá para fazer jornalismo’, afirmou. A regionalização da programação anunciada por ele refere-se a pequenos anúncios locais e campanhas sociais. ‘Mas também não vim aqui para fazer filantropia’, completou, indicando que a emissora precisa faturar.
******
Jornalista em Ribeirão Preto (SP)