Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

A mídia e seu efeito reflexivo na sociedade

Nos dias de hoje, a mídia elabora questões que causam polêmicas, mas também causam reflexão. Tudo isso se deve aos efeitos e fenômenos que geram os impactos em nossa sociedade e desse contexto nascem os estudos da comunicação. Esse processo comunicacional é muito discutido: onde estão os meios e suas mediações e onde está essa sociedade dos meios e onde está a sociedade midiatizada. A sociedade dos meios pode se definir como uma exigência de tecnologias dos meios de comunicação, onde por si transformam-se em meios que a sociedade midiatizada possa analisar, como uma referência ao modo de exigência dos meios.

Uma sociedade busca estar atualizada quanto aos processos que vão sendo construídos durante um determinado momento. Por mais que não queira, existe no sujeito uma mudança que, talvez inicialmente, seja pouco perceptiva aos seus próprios olhos, mas na sociedade em geral vai se refletindo durante um determinado tempo. Tudo que a mídia projeta, atrai uma determinada massa, que unifica valores e cultura.

O escritor e pesquisador de comunicação e cultura Jesús Martín-Barbero aponta que a TV e o rádio podem ser unificados, com uma diferença: onde a TV unifica todas as regiões do país, por seu maior poder de transmissão, o rádio preserva alguns ritmos e sotaques por estar envolvido naquele contexto cultural, preservado numa determinada rua em um determinado bairro. Apesar disso o reflexo midiático atinge tanto um meio quanto o outro, pois existe uma unificação que os fenômenos da comunicação visam compreender, uma produção coletiva em nossa sociedade atual.

Um olhar diferente

A comunicação não deixa de ser um mediador para essa produção, onde um dos maiores reflexos pode estar no contexto social. Os meios de comunicação foram projetados, para a vida cotidiana, como fontes de comunicação e entretenimento, mas também com certa influência em nosso imaginário coletivo. Buscar um consenso de uma sociedade midiatizada visa também a buscar o campo do consumo, que necessita ser instigado pelos meios para sua própria sobrevivência.

O mercado está presente no poder dos meios e suas tecnologias comunicacionais que deslumbram os receptores. Partimos da ideia que os meios refletem nos pontos fracos de uma sociedade, que se determina por necessidades básicas e insatisfatórias como os problemas na educação, saúde, no crescimento populacional e na desigualdade social. A sociedade sofre uma manipulação que obedece ao discurso midiático, tornando-se cada vez mais familiar ao seu destinatário para ter legitimidade e interatividade. O que temos que levar em conta é que nem sempre só a informação e o entretenimento são as buscas dos receptores nos meios, mas também a associação midiática com as mercadorias.

Eliseo Verón, pesquisador em comunicação, aborda em uma de suas obras que o setor dos meios de comunicação pode ser definido como um mercado e caracteriza-se pelo conjunto como oferta discursiva. Essa mercadoria vai refletir para o receptor em um mercado de discurso viabilizado, pelos fenômenos midiáticos. Cada discurso procura um gênero, um público, um discurso produzido em uma determinada sociedade. Somos marcados por processos sociais específicos de interação midiática. Os processos sociais incluem um processo que abrange os demais públicos, que não desaparecem, mas se ajustam, podendo até serem redirecionados para outro ângulo. Esse olhar diferente busca esse efeito reflexivo, que depende de um processo de interação dos diversos grupos em uma sociedade. Apesar do ponto de vista diferente do receptor, existe uma interação entre os grupos para discussão e reflexão dos processos midiáticos.

O efeito midiático

Sabemos que o avanço da tecnologia foi determinante para o avanço da mídia que, em resposta imediata, mostra seu impacto na sociedade. A causa desse impacto provém de uma resposta social, correspondente a um processo de construção e de manutenção continuada através de suas interações. Nada se constrói sem coletividade, tudo é influenciado por esses processos da midiatização com as interações sociais. Essa interação é construída pelos meios, com as demais dinâmicas, resultando os sentidos da realidade social.

Sendo assim, a mídia como um efeito reflexivo na sociedade influencia uma determinada massa que desenvolve esses movimentos sociais, onde busca uma bandeira, um valor simbólico pra deslumbrar no meio midiático. De certa forma, continuamos a buscar o entendimento do efeito midiático, analisando se realmente existe uma reflexão concreta em meio a essa sociedade emergente, que a cada dia contempla novos dispositivos comunicacionais.