A emissora ABC fará a primeira entrevista de TV com a candidata republicana à vice-presidência americana, Sarah Palin. A governadora do Alasca, até então desconhecida do grande público, gerou polêmica há pouco mais de uma semana ao ser indicada para a chapa de John McCain. Logo surgiram boatos de que Sarah seria, na verdade, avó do seu filho mais novo – o pequeno Trig, de quatro meses de idade. Para calar os rumores, foi anunciada a gravidez da filha da governadora, Bristol, de apenas 17 anos. A partir daí, Sarah tornou-se destaque absoluto na mídia, mas ainda não havia falado com jornalistas – segundo o partido Republicano, isso só ocorreria após o discurso da candidata na convenção em St. Paul, Minnesota, na quarta-feira (3/9).
Sarah será entrevistada pelo apresentador Charles Gibson, ainda esta semana, mas a ABC não divulgou detalhes sobre onde ou quando seria a entrevista. Rick Davis, coordenador da campanha de McCain, reclamou que a mídia tem exagerado na atenção à vida pessoal de Sarah, que tem 44 anos e cinco filhos. ‘Ela não tem medo das perguntas’, afirmou Davis em entrevista no canal conservador Fox News. ‘Mas você quer saber? Nós coordenamos a campanha, e não as notícias. E fazemos as coisas no nosso próprio tempo’. Davis criticou ainda a postura da imprensa, sedenta por informações sobre a vida pessoal e familiar da candidata – e comparou o assédio a um ‘tanque de piranhas’.
O democrata Joe Biden, candidato a vice pelo partido Democrata, aproveitou uma entrevista à NBC para criticar a falta de entrevistas da governadora. ‘Em algum momento, ela vai ter que sentar aqui, como estou fazendo e já fiz muito’, afirmou ele ao âncora Tom Brokaw no programa Meet the Press. ‘Ela vai ter que responder às perguntas e não se esquivar’, alfinetou. Informações de David Bauder [AP, 7/9/08].