A Agence France-Presse lançou, na quinta-feira (13/9), a AFP Foundation, com o objetivo de promover um alto padrão de jornalismo em todo o mundo. A fundação, com sede em Paris, irá treinar jornalistas de países em desenvolvimento e ajudar grupos humanitários com treinamento de mídia, além de fornecer material educativo para escolas e universidades e organizar seminários sobre liberdade de imprensa e ética, entre outros temas relacionados à mídia.
‘A AFP Foundation é uma ampliação da nossa missão básica, que é reportar as notícias de maneira objetiva e imparcial’, afirmou Pierre Louette, presidente da AFP, completando que a fundação irá ‘trazer uma maior perspectiva internacional’ e um ‘aprofundamento da indústria jornalística’.
Papel de destaque
O projeto será dirigido por Robert Holloway, hoje editor da AFP. Segundo ele, ‘organizações internacionais, como a ONU e a União Européia, cada vez mais reconhecem que uma imprensa livre e independente tem um papel essencial no desenvolvimento político, social e econômico’.
A fundação irá oferecer serviços em inglês, francês, árabe e espanhol, contando com o apoio da estrutura da AFP, que possui correspondentes e fotógrafos em 165 países. O treinamento será conduzido por funcionários experientes da agência e por especialistas de fora da companhia. ‘Nossa filosofia de trabalho é que aqueles que forem beneficiados com o treinamento devem ser capazes de passar adiante o que aprenderam a seus colegas e a gerações mais novas’, completa Holloway. Informações da AFP [13/9/07].