Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Al-Jazira anuncia lançamento de canal em inglês

A al-Jazira marcou o lançamento de seu tão anunciado canal em língua inglesa para 15 de novembro. O al-Jazira International, com sede, como a emissora mãe, em Doha, no Catar, promete transmitir uma combinação de 12 horas de notícias ao vivo com programas de entrevistas, comportamento e análises.


O canal, que já teve seu lançamento adiado por duas vezes, terá escritórios, além de Doha, em Londres, Washington e Kuala Lumpur. A data do lançamento coincide com o décimo aniversário da primeira transmissão da al-Jazira, que transmite em língua árabe.


‘O lançamento em inglês possibilita o encontro com um novo público que costumava ouvir o nome ‘al-Jazira’ sem poder entender sua linguagem’, afirma Wadah Khanfar, diretor-geral da emissora.


Imagem


‘O novo canal irá fornecer o mesmo tipo de notícias quentes e jornalismo imparcial e equilibrado ao mundo de língua inglesa’, promete Nigel Parsons, que dirige a al-Jazira International. ‘Tem sido um desafio fantástico construir esta emissora de TV nos últimos dois anos com o apoio da al-Jazira. Todos os envolvidos no projeto merecem crédito’.


A imagem da al-Jazira no Ocidente não é exatamente das melhores, e grande parte do público americano não vê como imparcial o jornalismo feito por ela. Uma coisa pode-se afirmar: a emissora sabe criar polêmica. Lançada em 1996 no Catar, a al-Jazira tornou-se conhecida mundialmente durante os ataques americanos ao Afeganistão, em 2001, e costumava ser duramente criticada por transmitir mensagens do líder do grupo terrorista al-Qaeda, Osama bin Laden, assim como vídeos de reféns ocidentais. Na guerra do Iraque, a sucursal da TV em Bagdá foi bombardeada por forças dos EUA, que afirmaram posteriormente que o ataque havia sido apenas um acidente. Informações de Stephen Brook [The Guardian, 31/10/06].