Na semana passada, os telespectadores do canal a cabo americano MSNBC testemunharam uma cena inusitada, protagonizada pela apresentadora Mika Brzezinski. A jornalista se recusou a ler uma notícia sobre a libertação da socialite Paris Hilton no telejornal matutino Morning Joe, rasgou o roteiro e ainda tentou atear fogo nele. Por fim, ela se satisfez ao destruí-lo no triturador de papéis. ‘Eu não acho que isto deveria ser nossa principal notícia’, desabafou, enquanto era provocada por piadas de seus co-apresentadores.
Segundo a empresa de busca especializada em blogs Technorati, o assunto foi o mais citado na blogosfera nos últimos dias. A cena virou sucesso de público também no sítio de compartilhamento de vídeos YouTube, que, de terça-feira (26/6) até domingo (1/7), teve mais de um milhão de acessos.
Armação
Especula-se que o ataque de Mika, no entanto, teria sido armado, embora a jornalista negue. Durante o protesto ao vivo, seus colegas de bancada insistiam em falar de Paris Hilton, e cenas da socialite deixando a prisão, após cumprir pena de três semanas por não respeitar a liberdade condicional e dirigir sem permissão, foram exibidas.
Para muitos internautas, esta foi a primeira vez que se ouviu falar em Mika Brzezinski, Ela é bem conhecida, entretanto, entre jornalistas americanos. Em 2001, Mika trabalhava como correspondente da CBS News em Nova York e estava no ar ao vivo, em frente ao World Trade Center, quando o segundo avião atingiu a torre sul.
Paris e Mika têm características em comum: ambas são louras, bonitas e filhas de pais influentes. Enquanto Paris é filha de Rick Hilton, herdeiro da cadeia de hotéis Hilton, Mika é filha de Zbigniew Brzezinski, ex-conselheiro de segurança de Jimmy Carter. Informações de Richard Adams [The Guardian, 30/6/07].