Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

As diferentes mídias e seus impactos

Mídia é o meio e a forma pela qual a notícia é transmitida. Pode ser rádio, TV, internet, jornais, revistas, mídias sociais (Facebook, Orkut, Twitter, Badoo etc.). O processo de comunicação envolve três etapas subdividas que são:

Emissor – é a pessoa a qual irá transmitir a mensagem.

Mensagem – é a ideia que a pessoa quer passar.

Receptor – é quem recebe a mensagem.

Toda forma de divulgar, todo marketing é válido, desde que os anunciantes compreendam que todo retorno demora a ocorrer, não dá para divulgar algo durante uma semana e em seguida já ter bons resultados. Todo e qualquer tipo de retorno passa por algumas etapas: Divulgar o produto, escolher o público-alvo, fixar a marca ou o nome da empresa, só depois o reconhecimento.

O imediatismo não funciona quando se trata de marketing, um bom marketing, uma boa comunicação, fortalecimento da marca, mudança e melhora da imagem nos meios empresarias demoram a acontecer. Nessas horas, recomenda-se que pesquisem antes de divulgar, pois para cada mídia, existe um público alvo diferenciado.

Algumas questões oportunas

As mídias atuais têm que se reinventarem todos os dias para acompanhar a demanda e a evolução das mídias sociais, que aumentam na velocidade de um clique. Existe também a mídia alternativa, o conceito foi criado na metade do século 20 para se nomear os canais ou veículos de comunicação não tradicionais, ou seja, canais de divulgação sem conteúdo editorial, apenas com viés comercial.

Mas com as mudanças acerca da comunicação integrada e do marketing, resgatamos valores antigos e criamos novos em prol dos meios de comunicação. Mas o que prevalece diante dos meios de comunicação é e sempre será uma boa comunicação, não importa o meio utilizado para se comunicar. Objetividade e clareza são fatores importantes na hora de se expressar.

As empresas têm que divulgar seu produto sempre, podendo assim mudar sempre o meio o qual utiliza, porém quem não é visto, não será lembrado. O marketing precisa ser fortalecido, as idéias reinventadas, às vezes o que não vemos quem está de fora vê melhor.

Toda empresa de sucesso e todo empresário que visa a crescer investe em propaganda, uma boa comunicação interna e assessorias. Alguns questionamentos ajudam na hora de investir em propaganda:

– Que tipo de público quer atingir?

– Quanto tempo levará para atingir seu público?

– Que tipo de divulgação devo fazer?

– Se fizer uma propaganda de dois meses, minha marca será bem fixada?

– Porque devemos fazer uma pesquisa antes de investir?

– Porque é importante mudar sempre as formas de comunicação?

– O que os clientes esperam da empresa?

– O que você prioriza na sua propaganda?

A melhor estratégia

As diferentes mídias existem para atender as necessidades dos meios empresariais e pessoais, tudo hoje em dia é marketing. Quando saímos nas ruas, o ato de cumprimentar as pessoas, sorrir, já se autodenomina como um marketing pessoal. Já nas mídias sociais os blogs, Orkut, também são meios de se fazer marketing.

Vale lembrar que temos de estar atentos a tudo que é novo, não podemos deixar de investir em algo pelo simples fato de não conhecermos ou até mesmo quando se tratam de uma empresa nova, de uma mídia nova, um olhar novo etc.

Temos de ser receptivos a tudo que nos chega analisarmos cada situação e sempre olharmos adiante, rumo ao futuro, pois toda empresa hoje sobrevive do seu marketing, seja ele pessoal, empresarial, social.

A melhor estratégia é aquela que você acredita, é a visão que temos do mundo e a forma como podemos melhorar as coisas ao nosso redor. Então por que não divulgar mais? Investir mais? Propagar mais a ideia e direcionar seu ponto de vista? Analisado tudo isso: boa sorte e bons negócios!

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Jornalista, pós- graduada em Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa